ÁREA DE MULHER Couro cabeludo sensível – Principais agravantes e como tratar o problema

Couro cabeludo sensível – Principais agravantes e como tratar o problema

Os sintomas do couro cabeludo sensível podem ser bastante incômodos, porém a sensibilidade no couro cabeludo é simples e fácil de tratar. Essa matéria Couro cabeludo sensível – Principais agravantes e como tratar o problema foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Irritação, coceira, vermelhidão e incômodo na região próximo à raiz do cabelo são os principais sintomas de couro cabelo sensível. Esses sinais, junto a ardência e ressecamento mostram como essa região do couro cabeludo está sensibilizada. Não se trata de um problema grave, mas que pode sim ser agravado por diversos fatores cotidianos, como mudança de temperatura, estresse, uso de produtos agressivos entre outros.

Mesmo não sendo uma condição grave, não deixa de ser um incomodo e uma situação muito inconveniente. Felizmente, é possível acabar com essa sensibilidade e os sintomas que a acompanham. Normalmente, o tratamento é simples e depende diretamente da origem do problema. Sendo assim, se você apresentar um quadro de couro cabeludo sensível é muito importante saber a causa do problema, para então procurar formas de aliviar a sensibilidade da área.

Portanto, hoje iremos conhecer melhor as principais causas do couro cabeludo sensível, e o que pode ser feito para resolver o problema e restaurar a saúde do couro cabeludo.

Couro cabeludo sensível

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
iBahia

Ter o couro cabeludo sensível não é muito raro hoje em dia, especialmente em casos que a pessoa já tem uma tendência à sensibilidade na pele. Sendo assim, pessoas que tem a pele totalmente reativa, muito ressecada, vermelha e com ardor, é até esperado que o couro cabeludo sofra com os mesmo problemas.

Afinal, o couro cabeludo nada mais é do que uma extensão da pele. Nesses casos, a sensibilidade nessa região não tem uma causa específica, sendo resultado de uma predisposição genética.

Não é difícil identificar um quadro de couro cabeludo sensível, já que as principais características incluem o ressecamento, vermelhidão, coceira e até mesmo ardência. Contudo, essa condição também pode ser provocada e agravada por fatores externos que o tornam sensível, tais como infecções e problemas de pele, como por exemplo, a dermatite atópica.

Dependendo da causa do problema, o tratamento pode ser bem simples, incluindo apenas uma mudança de hábitos. Mas em todo caso é importante procurar um dermatologista para obter uma avaliação mais precisa do problema e o melhor tratamento dependo da situação.

Principais agravantes do couro cabeludo sensível

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Vix

Há uma série de fatores que podem causar e agravar a sensibilidade no couro cabeludo. Entre os mais comuns podemos citar a má alimentação, exposição em excesso aos raios solares, poluição, ar seco, mudança de temperatura e produção excessiva de sebo. Mas além disso, os principais agravantes do couro cabeludo sensível são:

Estresse

O estresse está relacionado a uma série de problemas de saúde, que incluem alterações na pele e na sua extensão, no caso o couro cabeludo. Sendo assim, o estresse pode acabar deixando a região irritada de várias formas, sendo a principal delas a oleosidade, essa que pode refletir no aparecimento da dermatite seborreica, a famosa caspa. Nesse caso, o couro cabeludo fica mais irritado e com descamações, causando ainda coceira, vermelhidão e até a queda dos fios.

Uso de produtos agressivos

A higienização do cabelo é uma das formas de controlar a sensibilidade do couro cabeludo. Contudo, dependendo dos produtos usados na lavagem, pode piorar ainda mais a situação. O uso de shampoos e condicionadores com substâncias agressivas, como parabenos, silicone, álcool, fragrância e sulfatos é uma das principais causas da sensibilidade na região.

Excesso de lavagem do cabelo

Lavar o cabelo muitas vezes ao dia pode deixar o couro cabeludo sensível. Isso porque o couro cabeludo irá reagir a esse excesso de lavagem, que terá um efeito contrário. Ao invés de diminuir a oleosidade dos fios, irá aumentar ainda mais. Além disso, lavar o cabelo demais irá acabar ressecando a região, ainda mais se for utilizado um shampoo à base de sulfato. Sendo assim irá aumentar os sintomas da sensibilidade, como a coceira, a irritação a vermelhidão e a descamação.

Água quente

Enxaguar o cabelo com água quente é outro agravante da sensibilidade do couro cabeludo. E assim como a própria pele, essa região pode ficar muito irritada e descamando.

Procedimentos químicos

Todo procedimento químico, como progressiva, relaxamento e tintura pode acabar piorando o estado do couro cabeludo sensível. Sendo assim, depois de um procedimento do tipo o couro cabeludo fica mais irritado, descamando e com coceira.

Como tratar o couro cabeludo sensível

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Blog Haskell Cosméticos

E então, sabendo das principais causas e agravantes do couro cabeludo sensível, é possível tratar e aliviar a sensibilidade e os sintomas. Hábitos simples e uso de produtos específicos podem ajudar a resolver o problema.

Para começar, o ideal é controlar o estresse a ansiedade, fazendo coisas prazerosas e tirando um tempo para cuidar de si. Cuidar do estado emocional irá ajudar a lidar com vários outros problemas de saúde, além da sensibilidade do couro cabeludo. Procure usar shampoos, condicionadores e cremes para o cabelo livre de substâncias agressivas, como sulfato. Hoje em dia existem vários produtos que contam com substâncias suavizantes, como a alantoína que ajuda a amenizar a sensibilidade do couro cabeludo. Prefira banhos frios e mornos, que fazem bem tanto para a pele, quanto para o couro cabeludo e os fios. Isso faz todo a diferença para quem tem o couro cabeludo sensível, já que a água fria ou morna preveni a irritação da região, ao contrário da água quente. É imprescindível diminuir a frequência das lavagens. O ideal é observar a reação do couro cabeludo ao lavar o cabelo dia sim dia não ou a cada dois dias. Evitar procedimentos químicos com formol na fórmula, já que essa substância muito comum em alisamentos, pode deixar o couro cabeludo muito irritado. Invista em produtos específicos para couro cabeludo sensível, como shampoos com pH ácido, que ajudam a controlar a sensibilidade da região. Utilize produtos com proteção UV para proteger os fios da exposição solar. E por fim, tenha uma dieta saudável e balanceada e beba muita água.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Como acabar com a caspa? 9 receitas caseiras infalíveis.

Fontes: Derma Club Derma Club Salon Line

Imagens: Panorama Farmacêutico iBahia Vix Blog Haskell Cosméticos

Essa matéria Couro cabeludo sensível – Principais agravantes e como tratar o problema foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas