ÁREA DE MULHER Como usar papel alumínio? A maneira certa de usa-lo nas receitas

Como usar papel alumínio? A maneira certa de usa-lo nas receitas

Muitas receitas pedem a utilização do papel alumínio, principalmente para assados, mas para sair tudo bem, você deve saber como usar. Essa matéria Como usar papel alumínio? A maneira certa de usa-lo nas receitas foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

O papel alumínio é  bastante comum nas cozinhas brasileiras. Segundo fontes históricas, esse item domésticos foi inventado em 1910, na Suíça, e logo foi comercializado. Há anos, pesquisadores da fábrica “Dr. Lauber, Neher & Cie.” buscavam uma maneira de deixar a folha metálica, com uma espessura que pudesse ser comercializada com embrulho. No ano seguinte a sua invenção, algumas fábricas de chocolates começaram a utilizar o material para embrulhar suas barras. Mas a pergunta que não quer calar, como usar o papel alumínio ?

Como usar papel alumínio? A maneira certa de utiliza-lo nas receitas

Como usar papel alumínio? A maneira certa de utiliza-lo nas receitas

Area de Mulher
Foto: Stock Food

Desde o princípio, essa lâmina metálica já possuía as mesmas características de hoje, um lado do papel é brilhoso e outro fosco. Atualmente, o papel alumínio é utilizado nas rotinas domésticas dos dia a dia, principalmente, no preparo de alimentos. Um exemplo da utilidade dessa material, são os carnes assadas, batatas e bolos, que precisam ser levados ao forno.

Quais são as utilidades do papel alumínio?

Como usar papel alumínio? A maneira certa de utiliza-lo nas receitas

Como usar papel alumínio? A maneira certa de utiliza-lo nas receitas

Area de Mulher
Foto: Claudia

As vezes, com objetos tão comuns, não sabemos suas funcionalidades, apenas repercutimos o que aprendemos ou o que manda a receita. Todavia, o papel alumínio é utilizado nos preparos pois possui ótimas características, como: preservação da umidade e otimização do tempo de cozimento. Por sua vez, é preciso saber como usar papel alumínio, ou seja, caso você utilize o lado errado para fazer alguma receita, o prato pode não sair como o esperado.

Tá, mas qual é o lado certo, afinal ?

Como usar papel alumínio? A maneira certa de utiliza-lo nas receitas

Como usar papel alumínio? A maneira certa de utiliza-lo nas receitas

Area de Mulher
Foto: Distribuidora Talimpo

Mesmo que seja muito comum utilizar o lado fosco para envolver a comida, o correto é o brilhante ( agora você já sabe como usar papel alumínio!). Isso mesmo, por ser antiaderente, esse lado do papel, impede que os alimentos grudem e queimem. Mas não pense que ele é brilhante atoa, negativo. Os reflexos nessa parte ajudam a conduzir as ondas de calor, o que por sua vez, diminui o tempo de cozimento dos alimentos.

Quando não usar o lado brilhante

Como diria o ditado popular, toda regra tem exceções, e essa, neste caso, são os alimentos congelados. Se seu intuito é preservar algum alimento na geladeira junto ao papel alumínio, certifique-se de manter a parte fosca para dentro. A princípio é o mesmo, a parte brilhosa refletirá o calor e ajudará a manter a temperatura da comida ideal.

É perigoso usar papel alumínio ?

Alguns estudiosos e pesquisadores afirmam que caso esse material seja exposto a altas temperaturas, um pouco do metal pode ser transferido para o alimento. Assim como caso esse prato tenho certos tipos de ácido e condimentos. Em termos de saúde, a ingestão de alumínio não faz bem ao organismos, principalmente ao estômago e intestinos.

Atualmente, existem algumas empresa que oferecem coberturas, tipo tampa, para utilizar no lugar da folha metálica. Caso não queira arriscar, vale a pena pesquisar e investir em uma dessas.

Agora que você já sabe como usar papel alumínio da forma correta, saiba também, por fim, como limpar a geladeira e cooktop.

Fontes: Tudo Gostoso, Gazeta do Povo e Blog Angeloni.

Imagens: Claudia, Distribuidora Talimpo, Daraz e Stock Food.

Essa matéria Como usar papel alumínio? A maneira certa de usa-lo nas receitas foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas