ÁREA DE MULHER Como regular a menstruação? Dicas fáceis e chás para ajudar no problema

Como regular a menstruação? Dicas fáceis e chás para ajudar no problema

O período menstrual irregular é um problema comum que muitas vezes pode ser remediado com mudança de hábitos e receitas fáceis e caseiras. Essa matéria Como regular a menstruação? Dicas fáceis e chás para ajudar no problema foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Você já lidou com um período menstrual irregular? Se a resposta para essa pergunta for sim, saiba que ela não chega a ser, de forma alguma, incomum. Muitas mulheres não sabem como regular a menstruação.

O ciclo menstrual e suas características e reações são motivo de dúvida e receio sempre que os problemas acerca de como regular a menstruação surgem. Os motivos para o acontecimento podem variar entre simples hábitos de vida, medicação ou razões mais graves. Apesar disso, entender as possíveis causas de um ciclo desregulado torna-se primordial antes de remediar a situação.

Existem várias explicações possíveis para a ocorrência da menstruação irregular. Quando descartada a gravidez, até mesmo o estresse pode ser motivo para o seu atraso, os picos de tensão alarmando a região do cérebro responsável pelos hormônios menstruais e atrapalhando o calendário. Bem como as dietas restritivas, que alteram os hábitos alimentares e resultam numa possível escassez de nutrientes, afetando a produção hormonal.

Anticoncepcionais e pílulas do dia seguinte também podem ser fortes fatores para indicar a irregularidade, por resultarem na alteração da quantidade de hormônios. Do mesmo modo, a escassez ou excesso de exercício físico resultam na situação.

Entre mudança de hábitos, remédios e até mesmo receitas caseiras, há uma grande variedade ao seu auxílio quando o assunto é como regular a menstruação. Antes de tudo, porém, é extremamente importante contar com auxílio médico para entender suas próprias características e o funcionamento de seu corpo. Dessa forma, é possível prevenir qualquer ameaça de efeitos colaterais da remediação escolhida.

Confira algumas dicas fáceis para controlar o seu período menstrual!

Confira 3 dicas para controlar o seu período menstrual

como regular a menstruação

como regular a menstruação

Area de Mulher
Fonte: Unimed

1 – Conheça seu ciclo menstrual

Primordialmente, ao tratar da irregularidade, é preciso conhecer e entender o próprio ciclo menstrual. Muitas vezes, a possibilidade de uma menstruação irregular não é nada além da duração diferenciada de sua menstruação, que pode variar entre menos ou regularmente 28 dias, ou até mesmo 35. Nesse sentido, é importante estudar o comportamento do período durante alguns meses antes de chegar em uma conclusão.

2 – Tenha hábitos saudáveis

como regular a menstruação

como regular a menstruação

Area de Mulher
Fonte: ETCCOM

É altamente indicado integrar a prática de exercícios físicos na sua rotina, principalmente quando busca como regular a menstruação. A atividade é responsável por liberar endorfina, que é relacionada com os hormônios encarregados de sua menstruação, como hormônios sexuais, além da ovulação. O estímulo físico, além disso, pode ajudar a reduzir as terríveis cólicas do período menstrual.

Juntamente com os exercícios, uma boa noite de sono também pode fazer maravilhas em relação aos problemas da irregularidade. Dormir por oito horas diariamente não apenas auxilia no ciclo, mas também na qualidade de vida em geral.

Bem como se exercitar regularmente e dormir bem, uma alimentação saudável e balanceada é mais do que necessária para remediar a situação. É preciso diminuir os carboidratos, o sal, a gordura e o açúcar, dando ênfase aos produtos mais naturais e energéticos, como legumes, frutas e grãos. O excesso de carboidratos é capaz de promover a alteração do pH vaginal, resultando até mesmo na candidíase, uma infecção ocasionada pelo crescimento excessivo de fungos.

3 – Procure um médico

Acima de tudo, as instruções médicas podem ser as mais efetivas quando o assunto é como regular a menstruação. O ginecologista, que se especializa no estudo da saúde do aparelho reprodutor feminino, pode receitar medicamentos próprios para o regulamento do ciclo, como pílulas anticoncepcionais adequadas para o seu nível hormonal. Da mesma forma, a pílula também pode diminuir efetivamente as cólicas menstruais.

Como regular a menstruação com chás

como regular a menstruação

como regular a menstruação

Area de Mulher
Fonte: Pinterest

Nesse sentido, há ainda a possibilidade de auxiliar na resolução do problema com chás populares, conhecidos por tratarem o problema ao equilibrarem seus níveis hormonais. Apesar disso, os chás não devem ser utilizados em caso de gravidez, ao passo que podem ocasionar em riscos abortivos.

Por fim, confira abaixo cinco receitas de chá que podem auxiliar na regulagem da menstruação:

1 – Inhame-selvagem

como regular a menstruação

como regular a menstruação

Area de Mulher
Fonte: Nutrativa

O inhame-selvagem possui uma substância com efeito semelhante ao do hormônio do estrogênio. Quando há desequilíbrio dos níveis de estrogênio no corpo, este chá é especialmente indicado. Ele não deve, porém, ser ingerido durante a gravidez, por estimular contrações uterinas.

Ingredientes:

 1 colher (chá) de raiz de inhame-selvagem 2 xícaras de água

Modo de preparo:

Em uma panela, despeje a água, as raízes e deixe ferver por 20 minutos. Em seguida, é preciso filtrar o chá e bebê-lo de 2 a 3 xícaras por dia.

2 – Erva-de-São-Cristóvão

como regular a menstruação

como regular a menstruação

Area de Mulher
Fonte: Plantas e Raízes

A planta medicinal da Erva-de-São-Cristóvão, ou cimifuga, promove o ciclo menstrual e o relaxamento do útero, mas não deve ser ingerido por mulheres grávidas ou que possuam histórico de câncer de mama.

Ingredientes:

1 colher (chá) de Erva-de-São-Cristóvão seca 1 xícara de água quente

Modo de preparo:

Juntamente com a água fervente na xícara, coloque a erva seca e mantenha a mistura em repouso por 10 minutos. Em seguida, para beber, coe o chá e deixe-o atingir temperatura morna. Ele deve ser ingerido de 2 a 3 vezes por dia e entre 2 a 3 meses até que o ciclo se regule.

3 – Folhas de arruda

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Desafio Transforma

O chá de folhas de arruda estimula a circulação do sangue. Por outro lado, ele é contraindicado em suspeita de gravidez e lactação.

Ingredientes:

1 colher (sobremesa) das folhas de arruda 1 xícara (de chá) de água quente

Modo de preparo:

Coloque as folhas de arruda já na xícara com água quente e mantenha a mistura tampada entre 5 a 10 minutos, de forma que o chá possa amornar. Primordialmente, é recomendado ingerir a mistura 3 vezes por dia, 2 dias antes da data estipulada de início da menstruação.

4 – Infusão de salsa

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Mundo Boa Forma

Um remédio caseiro extremamente popular, da mesma forma que o chá de arruda, a salsa em infusão estimula a menstruação, contendo propriedades poderosas.

Ingredientes:

10 gramas de folhas de salsa 1 litro de água quente

Modo de preparo:

Primeiramente, adicione as folhas na água quente e deixe-a descansar por 10 minutos. O chá, que de preferência deve ser ingerido antes das refeições, deve ser coado e bebido 3 vezes por dia.

5 – Canela

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: O Petróleo

Do mesmo modo, a canela é um dos remédios caseiros mais populares quando se trata de regular a menstruação. Seu chá é capaz de promover a contração do útero, o que favorece o ciclo menstrual. Apesar disso, não deve ser ingerido por mulheres grávidas.

Ingredientes:

1 pau de canela 1 litro de vinho tinto 1 xícara de água quente

Modo de preparo:

Em primeiro lugar, em uma panela com água fervente, coloque o pau de canela, deixando a mistura ferver por 5 minutos. Logo depois, coe o chá e adicione o vinho tinto. Em seguida, em fogo baixo, ferva a mistura e a mantenha fervendo por outros 5 minutos. O chá deve ser guardado em garrafas de vidro escuro, em local fresco e arejado. A princípio, é preciso beber 200 ml todos os dias, interrompendo a ingestão assim que o período menstrual começar. Após o ciclo, deve-se voltar a ingerir o chá no mês seguinte, 5 dias antes do primeiro dia de menstruação da última data.

Essa matéria sobre como regular a menstruação te interessou? Assim como ela, você também talvez goste de Menstruação chegando – Como interpretar os sinais corretamente

Fontes: Tua SaúdePortogente

Imagens: Unimed, ETCCOM, Freepik, Pinterest, Nutrativa, Plantas e Raízes, O Petróleo, Mundo Boa Forma, Desafio Transforma

Essa matéria Como regular a menstruação? Dicas fáceis e chás para ajudar no problema foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas