Como limpar ouro – Dicas caseiras para manter suas joias brilhantes

Joias eventualmente ficam sujas e perdem o brilho, por isso é importante saber como limpar ouro e essas dicas vão resolver esse problema. Essa matéria Como limpar ouro – Dicas caseiras para manter suas joias brilhantes foi criada pelo site Área de Mulher.

As joias são sinônimos de riqueza e elegância a milhares de anos. Mas apesar de serem feitas de diversos materiais, o ouro é sempre o que chama mais atenção, sendo o desejo de consumo de homens e mulheres. No entanto, apesar de o ouro ser um material eterno, com o tempo ele perde o brilho e sua coloração dourada tão almejada. E então fica a dúvida, como limpar ouro de forma que não estrague a minha joia?

Felizmente existem várias formas simples e baratas de ser fazer isso. Sendo assim, se suas joias de ouro estão foscas e sem brilho, a boa notícia é que é muito fácil resolver isso. Desse modo, suas joias de ouro ficarão lindas e brilhantes novamente, como quando você as adquiriu.

Portanto hoje, você irá aprender como limpar ouro, com diversas receitas caseiras e o melhor, como fazer isso em cada tipo de joia. Afinal, dependendo da joia, ela demanda mais cuidados na hora de fazer a higienização.

Tipos de ouro

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Waufen

Antes de aprender como limpar ouro, é importante conhecer melhor esse material, até mesmo para ajudar na hora de limpar suas joias.

Embora o ouro amarelo seja o mais clássico e conhecido, existem também outras colorações para esse material. Joias feitas em ouro branco e rosé conquistaram o público que busca por joias luxuosas, mas também modernas e diferenciadas.

No caso do ouro amarelo, durante o processo de fabricação, a joia recebe em sua composição um pouco de cobre e também de prata. Já para o ouro rosé, o cobre é o material que determina o seu tom mais para o rosa. E o ouro branco, que muitas vezes pode ser ainda mais caro do que o amarelo, tem em sua composição além da prata, do níquel e do paládio, um acréscimo de ródio. Tudo isso para deixar a peça o mais claro e brilhante possível.

Portanto, é importante saber a composição das joias antes de comprá-las. Isso é importante para saber o que usar na hora de limpar a sua joia. Afinal, dependendo do tipo de produto usado na hora de limpar a peça, pode acabar afetando a coloração da sua joia.

Joias de unha, o que são, tipos mais usados e como aplicar

×

Perda de brilho das joias

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Damselfly

Diferentemente da prata, o ouro não oxida com o passar do tempo. Ou seja, ele não enferruja. E é justamente por esse motivo que joias em ouro não causam irritação na pele.

A proposta do ouro é realmente reluzir e chamar a atenção. Contudo, apesar de ser um material durável, o ouro também muda de cor. E o seu escurecimento pode ocorrer por vários motivos. Tais como o contato com substâncias químicas que podem escurecer a peça, como por exemplo, suor, luz solar, e até mesmo o atrito com a pele.

Tudo isso pode fazer com que as peças de ouro fiquem sujas, percam o brilho e escureçam. Portanto, para evitar que isso aconteça com as suas joias e elas permaneçam sempre brilhantes, é importante tomar certos cuidados com as peças. A começar pela limpeza. Então é imprescindível saber como limpar ouro e o que pode ou não ser usado nesse processo.

Como limpar ouro

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Catraca Livre

Da mesma forma que a prata pode ser recuperada facilmente, o outro também. Existem diversos produtos que todo mundo tem em casa, que podem devolver o brilho de volta às suas joias. Entre os principais, podemos citar o bicarbonato de sódio e o detergente de coco. Mas além deles, outros produtos simples e baratos podem limpar joias de ouro sem danificá-las.

Como limpar ouro branco

Começando pelo ouro branco. Portanto se suas joias estão sujas e sem brilho, essa receita simples pode resolver rapidamente o seu problema. Você irá precisa somente de detergente e bicarbonato de sódio.

Primeiramente, deixe as joias de molho em um recipiente com 1 litro de água morna e detergente por 15 minutos; Em seguida, faça uma pasta espécie de pasta, usando duas colheres de água morna e uma colher de bicarbonato de sódio; Depois de retirar as joias da água, use um pano para esfregar suavemente as joias usando a pasta de bicarbonato; Tenha cuidado para não danificar as peças. Por fim, limpe as joias removendo qualquer vestígio da pasta. E pronto, as peças estão brilhantes novamente. Como limpar ouro rosé

O ouro rosé também é muito fácil de limpar, e pode ser feito usando apenas um detergente neutro e uma escova de dentes.

Para isso, basta colocar uma quantidade de água morna em um recipiente que dê para deixar as peças de molho. Adicione algumas gosta de detergente neutro e misture bem. Em seguida, coloque as joias de ouro rosé na solução e deixe de molho por 10 minutos. Após esse período, retire as peças, e com a ajuda de uma escova de dentes de cerdas macias, limpe cuidadosamente as joias. Por fim, enxágue as peças e seque bem com uma flanela. Prontinho, joias limpas e reluzentes como novas. Como limpar brincos de ouro

Os brincos são as peças que sujam com mais facilidade. Até porque eles ficam mais expostos a luz solar, suor e sujeira do cabelo. Mas para limpar os brincos, que geralmente ficam pretos com o tempo, o detergente de coco é a solução.

Comece fazendo uma mistura de água morna com detergente de coco, que é o mais neutro. Em seguida, umedeça um pano limpo nessa mistura e esfregue os brincos delicadamente para remover qualquer sujeira. Depois, com um outro pano umedecido somente em água, limpe os brincos para remover  qualquer resquício de detergente.  Por fim, deixe os brincos secarem de cabeça para baixo, para não ficar nenhuma umidade que pode danificar a peça. Como limpar corrente de ouro

No caso da corrente de ouro, o processo de limpeza é um pouco diferente do de outras peças de ouro. Aqui, a melhor opção é usar a pasta de dente. Isso porque o flúor ativo do creme dental ajuda a limpar e devolver o brilho a peça. No entanto, o ideal é usar a pasta de dente tradicional branca, pastas com coloração podem danificar as joias.

Comece umedecendo a corrente na água; Em seguida, passe uma pequena quantidade de pasta de dente na corrente e esfregue suavemente. Se preferir utilize uma escova de dentes ou um pano mesmo. Por fim, enxágue a corrente para remover toda pasta de dente, seque bem e está pronta para usar novamente. Como limpar aliança de ouro

A aliança é uma joia que está sempre em uso, por isso é comum que com o tempo ela perca o brilho e escureça. Então, de vez em quando é bom dar uma geral na peça. Um produto muito bom para essa finalidade é o vinagre branco.

Comece molhando um algodão no vinagre; Em seguida, esfregue a aliança com o algodão suavemente por completo; Depois, é só enxaguar a aliança, secar e usar novamente.Porém agora brilhando como nova.

Essa opção é quando a joia está só sem brilho. No caso de uma aliança muito suja, o processo de limpeza deve ser outro e usar água fervente. Para esse método, o ideal é que a peça não tenha pedras ou outros detalhes.

Primeiramente, ferva uma quantidade razoável de água para deixar a joia de molho; Em seguida, coloque a joia em uma vasilha e despeje a água fervente. Deixe as joias até a água esfriar. E então, retire a aliança e limpe bem com uma flanela para remover toda sujeira; Por fim, deixe secar naturalmente e está pronta para usar novamente. Como limpar ouro com amônia

A amônia é uma substância muito eficiente para limpar qualquer tipo de joia que esteja muito suja. Contudo, essa substância pode ser perigosa, por isso é importante tomar certos cuidados ao manuseá-la, como usar luvas, por exemplo. Além disso, essa receita não é recomendada para peças com pérolas e platina. Mas em peças sem esse tipo de adereço, essa receita é muito eficaz.

Comece preparando uma solução com amônia. Use uma colher da substância para seis de água; Em seguida, coloque as joias de molho na mistura por 3 minutos; Após esse tempo, remova as joias e enxágue bem; Por fim, seque as joias com uma flanela. Como limpar joias folheadas a ouro

No caso de joias folheadas a ouro é normal que elas escureçam com mais facilidade que as joias de ouro. Sendo assim, é importante tomar ainda mais cuidados com elas, já que são mais sensíveis do que as de ouro. Para fazer a limpeza de peças folheadas o processo é bastante similar as de ouro.

Em um recipiente com água, adicione algumas gotas de detergente de coco e misture; Em seguida, coloque as joias folheadas de molho por cerca de 15 minutos; Após esse período, retire as joias e esfregue suavemente com um pano; Depois é só enxaguar e deixar secar.

Dicas para conservar joias de ouro

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Delas

Joias são itens de luxo, as de ouro mais ainda. Então, além de serem acessórios exuberantes, eles são caros, portanto, ninguém quer que suas peças fiquem danificadas. Por isso é importante cuidar bem das suas joias, e isso vai além de mantê-las limpas. Confira algumas dicas e cuidados indispensáveis para ter joias sempre bonitas e cuidadas.

Evite contato com produtos abrasivos: isso é essencial para manter qualquer tipo de acessório. Substâncias como gordura, cera, tintas entre outros, acabam tirando o brilho das peças. Sendo assim, quando for ter contato com esses produtos, o ideal é remover as joias ou utilizar uma luva. Guardar joias corretamente: isso também é essencial para conservar as joias em perfeito estado. Portanto, o ideal é guardar as joias em local adequado e protegido por uma flanela ou tecido macio. Isso evita arranhões e que as peças se percam. Além disso, ter uma caixa de joias, e guardar cada peça em saquinhos individuais. No caso de correntes, isso é ainda mais importante para evitar que as peças enrosquem umas nas outras. Polimento: eventualmente, todas as joias precisam passar por um polimento para recuperar o seu brilho. Então, de vez em quando é importante levar as peças para polir. Verificar as garras: esse é um cuidado importante, até mesmo para evitar que as pedras se soltem ou que os fechos dos colares se rompam.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também como limpar prata.

Fontes: Waufen Viva Decora Dr. Lava Tudo

Imagem destacada: Medalhão Persa

Imagens: Waufen Damselfly Catraca Livre Delas

Essa matéria Como limpar ouro – Dicas caseiras para manter suas joias brilhantes foi criada pelo site Área de Mulher.