ÁREA DE MULHER Como limpar inox – Dicas caseiras e fáceis para limpeza

Como limpar inox – Dicas caseiras e fáceis para limpeza

Se você não sabe como limpar inox, saiba que produtos baratos e simples que temos em casa ajudam, como detergente, vinagre e outros mais. Essa matéria Como limpar inox – Dicas caseiras e fáceis para limpeza foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Panelas, eletrodomésticos, objetos e utensílios… certamente o inox está presente em muitas partes da cozinha e do banheiro atualmente, já que é uma tendência de decoração. Contudo, há quem acredite que é difícil manter esse tipo de material limpo e conservado, mas não é difícil limpar inox.

O revestimento do inox é cromado, o que dá um toque de sofisticação onde é colocado, além de proteger o inox da oxidação e, consequentemente, da ferrugem. Ainda, esse material é bem resistente, tendo uma vida útil longa e, por isso, não precisa de produtos químicos específicos para ser limpo.

Contudo, o inox tem maior durabilidade se higienizado e mantido da forma correta. Porém, não é difícil nem trabalhoso fazer isso, pois não é preciso produtos específicos nem força bruta ao extremo para deixar o metal polido e sem riscos.

Como limpar inox: o que se deve evitar

Como limpar inox – Dicas caseiras e fáceis para limpeza

Como limpar inox – Dicas caseiras e fáceis para limpeza

Area de Mulher
Fonte: Promobit

Ao limpar inox, é importante se atentar a algumas recomendações básicas. Em suma, esponjas de limpeza, escovas de cerdas macias, detergente, vinagre, bicarbonato de sódio e outros componentes simples e que sempre temos em casa.

Então, uma das primeiras recomendações é evitar o lado verde e mais áspero da esponja quando for limpar inox, pois ele risca o aço, fazendo com ele perca o brilho. Ainda, não use produtos abrasivos como amônia, álcool, saponáceo (sapólio) e solvente, já que também estragam a parte cromada do inox.

Por fim, use panos macios, esponjas de nylon, detergente neutro e, se preferir, produtos específicos para inox. Desse modo, seu utensílio, eletrodoméstico ou objeto desse metal terá brilho e durabilidade. Abaixo, veja as dicas de como limpar inox.

Como limpar inox

Para limpar inox existem diversas formas e praticidades para o dia a dia ou para uma limpeza mais pesada. Então, vejas as melhores técnicas de como limpar inox abaixo.

Panelas de inox

Como limpar inox – Dicas caseiras e fáceis para limpeza

Como limpar inox – Dicas caseiras e fáceis para limpeza

Area de Mulher
Fonte: Pixabay

Panelas de inox tendem a ficarem manchadas pela comida e queimados. Sendo assim, se a panela estiver com comida grudada, deixe-a de molho na água e limpe normalmente o excesso de comida grudada. Em seguida, experimente isso:

Coloque água na panela novamente e coloque-a para ferver; Misture uma colher de bicarbonato de sódio e uma colher de detergente neutro nessa água quente; Assim que ferver, desligue o fogo e deixe a mistura agir durante 15 minutos dentro da panela; Depois, descarte a água e lave a panela com esponja, do lado macio, e detergente neutro.

Assim que lavar a panela, prefira secá-la com um pano seco e macio, evitando guardá-la seca para não manchar. Enfim, sua panela de inox está limpa.

Pia de inox

Como limpar inox – Dicas caseiras e fáceis para limpeza

Como limpar inox – Dicas caseiras e fáceis para limpeza

Area de Mulher
Fonte: Cristiano Casa e Construção

A pia de inox é algo que sempre tem nas cozinhas. Em suma, ela não é diferente muito diferente de ser limpa dos eletrodomésticos de inox. Então, basta limpá-la com água quente, detergente e, se quiser, vinagre branco, enxaguando no final e, se possível, seque.

Como limpar geladeira de inox

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Tudo Gostoso

Para manter sua geladeira sempre limpa externamente, o ideal é limpar o inox semanalmente com um pano macio junto com um produto específico para esse material, sempre no mesmo sentido do inox.

Se a geladeira de inox estiver com muitas manchas e suja, basta colocar detergente neutro em um pano seco, esfregar a mancha, remover a espuma formada com um pano úmido e, por fim, secar a área com um papel toalha.

Coifa, fogões e eletrodomésticos de inox

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Extra Online

Eletrodomésticos de inox que costumam ficar muito engordurados, como coifas e fogões, e precisam ser limpos com constância. Então, os produtos específicos para esse aço são válidos, mas os alvejantes devem ser evitados, assim como panos encharcados.

Sendo assim, se a sujeira for em excesso, faça uma mistura de detergente neutro e água morna e passe pelo eletrodoméstico. Por fim, basta limpar o sabão formado com um pano seco. Desse modo, o modo de como limpar inox fica simples.

Como limpar talheres de inox

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Amsterdam Produtos

Com o tempo, talheres de inox também podem se desgastar com a gordura e sujeira. Então, a melhor maneira de limpar talheres de inox é mergulhar eles em água quente com vinagre e deixar de molho. Por fim, é só lavar cada um deles e secar bem.

Mesmo assim, caso note que os talheres estão muito sujos, pode deixá-los de molho na água morna com bicarbonato de sódio,

Como dar brilho ao inox

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Tramontina

Se você já está com sua peça de inox limpa mas quer dar mais brilho ainda para ela, como torneiras, pias e utensílios, existem soluções simples. A primeira delas é polir o aço com um pano macio e detergente, sempre neutro. Em seguida, retire o produto com um pano umedecido.

A segunda dica para dar polimento ao aço inox é misturar água e bicarbonato de sódio, formando uma pasta. Com isso, aplique a mistura sobre a superfície com um pano macio ou o lado macio da esponja, retirando em seguida com um pano úmido e secando com um pano seco.

Além disso, essa mistura de bicarbonato de sódio também é eficiente ao limpar assadeiras de inox, bastando deixá-las de molho na mistura durante duas horas.

Em terceiro lugar, após fazer a limpeza comum do utensílio de aço inox, você pode polir com óleo vegetal ou azeite, esfregando com um pano macio, para dar mais brilho à peça.

Fontes: Tua Casa, Viva Decora, Dicas de Mulher

Imagens: Pixabay, Promobit, Viva Decora, Cristiano Casa e Construção, Tudo Gostoso, Extra Online, Amsterdam Produtos, Tramontina

Essa matéria Como limpar inox – Dicas caseiras e fáceis para limpeza foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas