ÁREA DE MULHER Como limpar geladeira – Dicas para deixar sua geladeira limpinha

Como limpar geladeira – Dicas para deixar sua geladeira limpinha

Como outros eletrodomésticos, a geladeira precisa de cuidados especiais. Por isso, saiba como limpar geladeira, através desse artigo! Essa matéria Como limpar geladeira – Dicas para deixar sua geladeira limpinha foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Os cuidados com a rotina de limpeza da casa são muito necessários, principalmente quando se trata da cozinha. Além do fogão, o processo de limpar a geladeira também é bastante importante para manter a integridade dos alimentos e consequentemente nossa saúde. Devido a sua tarefa tão importante, a geladeira requer um cuidado maior na hora de fazer a sua higienização.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como limpar a geladeira da forma mais correta, para você dar um show nesse item no seu dia a dia.

Passo a passo de como limpar a geladeira

Como limpar geladeira- Dicas para deixar sua geladeira limpinha

Como limpar geladeira- Dicas para deixar sua geladeira limpinha

Area de Mulher
Foto: Web Continental

Devido a sua estrutura, a geladeira possui vários compartimentos e isso influência em como vamos proceder com as etapas de como limpar a geladeira.

Limpando peças e prateleiras

Em primeiro lugar, antes de limpar qualquer eletrodoméstico, retire o mesmo da tomada. Assim, você tem mais amabilidade para realizar todo o processo de como limpar geladeira, sem correr nenhum risco de choque elétrico.  Após desligá-la, retire todos os itens que estão dentro da geladeira. Aproveite a oportunidade para conferir todos os compartimentos e validade dos alimentos.

Como limpar geladeira- Dicas para deixar sua geladeira limpinha

Como limpar geladeira- Dicas para deixar sua geladeira limpinha

Area de Mulher
Foto: Pinterest

Se a sua geladeira não for frost free, existe mais um passo no processo de como limpar a geladeira.  O próximo passo deve ser feito após todo de degelo. Essa etapa, por sua vez, pode levar de 1 a 3 horas, dependendo da quantidade de gelo acumulada. Todavia, vale ressaltar a que é de sua importância para integridade da geladeira, que você aguarde o descongelamento. Bem como a integridade do objeto, o processo de limpeza é mais fácil e rápido se não houver a presença do gelo.

Em seguida, com cuidado, remova as prateleiras e as peças desmontáveis e leve-as à pia. Utilize a parte macia da esponja e detergente neutro para realizar a limpeza das peças. Lembre-se de nunca lavar as prateleiras, principalmente se forem de vidro, com água morna e aguardá-las estarem em temperatura ambiente antes de enxaguá-las. Afinal, o contato com as prateleiras geladas, pode acarretar um choque térmico e prejudicar o material do objeto. Essa dica é essencial na hora de como limpar seu refrigerador !

Como limpar geladeira: parte interna

Após a retirada dos alimentos e a limpeza das prateleira e parte removíveis, faça uma mistura de detergente neutro e água morna e borrife sobre todo o interior da geladeira. Com um pano úmido esfregue toda a espuma e em seguida, retire o excesso com um pano limpo. Se desejar remover odores mais forte ou desinfeta-la mais profundamente, aplique com o auxílio de um mano limpo, um pouco de vinagre diluído em água.

Por último, garanta que a parte interna esteja seca e limpa. Após isso, recoloque as prateleira e as partes móveis de volta a geladeira. Agora você já pode religá-la.

Como limpar a parte externa da geladeira ?

Se sua geladeira for a do tipo branca:
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Foto: Tudo Especial

Primeiramente, evite deixa-la exposta ao sol, isso causa amarelamento do objeto. Em seguida, com ajuda de uma esponja macia e detergente neutro, limpe a parte externa. Depois, bem como a parte interna, com um pano úmido, remova o excesso de sabão. Por último, seque com um pano microfibras limpo.

Dicas caseiras:

Caso sua geladeira branca já esteja com manchas amarelas, você pode utilizar bicarbonato de sódio ou um tira manchas comum. Com o bicarbonato, basta mistura com um pouco de água, aplicar sobre a mancha (s) e aguardar 15 minutos. Por fim, remova o excesso de produto com um pano limpo. Já com o tira manchas, o processo é o mesmo com a água, porém, você deve aguardar 30 minutos e então, finalizar.

Se sua geladeira for tipo inox:
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Foto: Fabiana Scaranzi

Assim como as geladeiras brancas, a de inox precisam ser limpas regularmente. Todavia, exigem um cuidado maior, devido a sua propensão a arranhões. Para evitar esse tipo de coisa, é importante não utilizar palha de aço, nem produtos abrasivos durante sua limpeza. O processo é semelhante ao das outras geladeiras, porém, caso queira dar um brilho a mais, borrife limpa vidros sobre a superfície externa e lustre com um pano limpo e macio.

O que utilizar na limpeza

Como visto anteriormente, alguns produtos e materiais podem prejudicar a vidar útil do seu refrigerador. Por isso, esses sãos os produtos que você pode usar para limpa-lo de forma adequada: vinagre, bicarbonato de sódio e detergente neutro. Lembre-se de não utilizar materiais que arranhem sua geladeira, por isso evite, palha de aço, a parte áspera das esponjas e panos muito grossos.

Receita caseira para remover odor

Bem como em outras matérias do Área de Mulher, sempre deixamos um receitinha caseira para você não precisar se preocupar em sair para comprar produtos, ainda mais se for uma emergência. Por isso, confira esse truque para remover aquele cheiro forte da geladeira.

Você irá precisar de… 2 xícaras de água 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio Passo a passo: Em primeiro lugar, desligue a geladeira e retire todos os itens. Em seguida, faça a misturinha de água + bicarbonato e aplique sobre toda a superfície interna da geladeira e aguarde por cerca de 5 minutos.  Por último, retire o excesso de produto e finalize como uma limpeza comum.

+ Algumas dicas importantes de como limpar geladeira

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Foto : Amway Connections

Você deve atentar-se também a periodicidade das limpezas. O indicado para respingos é a limpeza imediata, por isso, se possível, observe a geladeira diariamente e remova os respingos de comida e sujeira superficial. A limpeza mais completa, a qual nos referenciamos anteriormente, pode ser feita uma vez por mês, de preferência quando a geladeira estiver mais vazia, afinal, isso facilita todo o processo.

Por último, atente-se as recomendações do fabricante quanto ao manuseio da sua geladeira e faça a distribuição dos alimentos e produtos da forma com elas estão indicadas. Consequentemente, você fará com que eles durem mais, pois cada compartimento e seu local na parte interna da geladeira, foi pensado para conservar os alimentos de acordo com as temperaturas que necessitam.

Além dessa dica, confira em nosso site também: Como guardar alimentos na geladeira e como retirar mancha de água sanitária das roupas.

Fontes: Consul, Brastemp e Tua Casa.

Imagens: Web Continental, Amway Connections, Pinterest, Tudo Especial, Fabiana Scaranzi e Business Insider.

Essa matéria Como limpar geladeira – Dicas para deixar sua geladeira limpinha foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas