ÁREA DE MULHER Como limpar fogão inox – Passo a passo e dicas para evitar manchas

Como limpar fogão inox – Passo a passo e dicas para evitar manchas

Como limpar fogão inox pode ser mais fácil do que se imagina usando essas dicas. O resultado é um fogão limpo, brilhante e sem manchas. Essa matéria Como limpar fogão inox – Passo a passo e dicas para evitar manchas foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

O fogão é um dos eletrodomésticos mais importantes e usados da casa. E por ser usado no preparo das refeições, ele suja muito, e assim como lavar louça, limpar fogão de inox está longe de ser uma tarefa prazerosa. É claro que é preciso tomar alguns cuidados na hora de limpar o seu fogão. Então, para evitar danificá-lo, vamos aprender como limpar fogão inox.

Não se preocupe, não tem nada de outro mundo, na verdade é mais simples do que parece. O inox, é um material muito resistente a umidade e calor, mas pode ser facilmente danificado quando em contato com produtos muito abrasivos. Sendo assim, o ideal mesmo é evitar esses produtos que possam manchar o seu fogão de inox, bem como alguns materiais que podem arranhar a superfície do eletrodoméstico.

Por isso, hoje iremos aprender como limpar fogão de inox, quais os melhores produtos e o jeito certo de se fazer. Tudo isso para tornar a limpeza muito mais fácil e prática.

Limpeza do fogão inox

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Homepedia

Limpar fogão de inox é uma das tarefas mais complicadas do dia a dia. Não pela limpeza em si, mas pela preocupação de danificar o eletrodoméstico. Afinal, dependendo da forma como é feita a higienização, você pode arranhar ou manchar o material do fogão.

Sendo assim, é muito importante saber como limpar fogão inox da forma correta. E isso inclui evitar produtos abrasivos e ásperos, e movimentos muito bruscos. Além disso, é importante esperar que a superfície do fogão esfrie antes de começar a limpeza. Se não for assim, pode acabar danificando permanentemente a pintura e o esmalte do seu fogão inox.

Para manter o seu fogão inox limpo e conservado por mais tempo, é importante fazer uma limpeza simples sempre que usar o eletrodoméstico, como uma forma de manutenção. Já a limpeza mais profunda por ser feita uma vez por semana ou quando notar que o fogão está muito sujo, especialmente depois de alguma fritura, por exemplo.

A limpeza simples pode ser feita apenas com um pano umedecido para remover os resíduos que restarem. Já no caso de muita sujeira grudada, demanda uma limpeza mais potente, com produtos e instrumentos próprios para isso.

Como limpar fogão inox

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Viva Decora

Quando se fala em limpeza de cozinha, existe uma enorme variedade de produtos específicos para todo tipo de sujeira e produto. Você pode comprar um produtos para limpar fogão ou se preferir pode fazer sua própria mistura caseira para fazer a limpeza. Um ponto positivo dessas misturas caseiras, é a eficácia e também os ingredientes, que são bem comuns e geralmente todo mundo tem em casa. A seguir vamos aprender várias formas de como limpar fogão inox:

Fogão inox com manchas de queimado

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
YouTube

É muito comum, com o tempo o fogão de inox apresente manchas de queimado. Felizmente tem um jeito simples e prático para limpar o fogão nesse estado. Para isso você irá precisar de bicarbonato de sódio, água oxigenada cremosa e limão. Também uma esponja, um pano úmido e papel toalha. Confira o passo a passo de como limpar fogão inox:

Primeiramente, com o fogão já frio retire as grades e chamas do fogão. Em seguida, adicione o bicarbonato sobre as manchas de queimado na superfície do fogão inox. Depois, jogue um pouco da água oxigenado sobre o bicarbonato e com a esponja misture os dois sobre as manchas de queimado. E então, pingue algumas gotas de limão sobre a mistura e repare que começará uma efervescência na mistura. Com a esponja, espalhe a mistura sobre todo o fogão e aguarde de 15 a 20 minutos para a solução agir. Após esse período, esfregue a toda a área queimada do fogão com a parte amarela da esponja. Por fim, com um pano úmido remova o excesso de sujeira do fogão e finalize com um pano seco ou papel toalha para secar e lustrar o fogão inox.

Fogão inox engordurado

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Homepedia

Mesmo usando protetores de fogão, é impossível manter o fogão de inox sem gordura nenhuma. Por mais que você tente, sempre irá cair restos de comida, respingar gordura ou molhos e etc. Esse tipo de sujeira é um pouco mais difícil de remover, e pode acabar manchando permanentemente a superfície do fogão. Nesse caso, a melhor forma de limpar o fogão inox, removendo a gordura e deixando o seu eletrodoméstico brilhando é usando vinagre.

Para isso você irá fazer uma mistura caseira usando duas colheres de sal, uma colher de bicarbonato de sódio, 10 colheres de vinagre e um copo de água. Para a limpeza, uma esponja, um pano limpo e papel toalha. O passo a passo também é muito simples:

Antes de mais nada, remova as grades e chamas do fogão. Em seguida, molhe a esponja na mistura com vinagre e passe sobre o fogão engordurado. Esfregue suavemente com o lado amarelo sobre toda a superfície, dando enfoque nas regiões com mais gordura grudada. Depois, com um pano úmido com água remova a mistura que ficou no fogão. Desse modo, finalize com um papel toalha, secando completamente a superfície do fogão inox.

Dica extra: Limpeza com pasta de dente

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
YouTube

Essa última dica pode parecer um tanto quanto inusitada, mas funciona muito bem, especialmente quando você não tiver em mãos os ingredientes listados acima. Isso mesmo, a pasta de dente poder ser uma ótima aliada na hora de limpar o seu fogão inox. O resultado serão um fogão brilhando e limpinho. E o melhor de tudo, apenas com água e pasta de dente, e claro os materiais de limpeza, no caso a esponja, o pano e papel toalha.

Comece removendo as grades e chamas do fogão frio. Em seguida, passe um pouco de pasta de dente na esponja e espalhe pelo fogão inox, esfregando suavemente. Desse modo, espere 5 minutos até que a pasta de dente seque sobre o fogão. Após esse período, molhe o pano na água e comece a remover a pasta de dente seca e toda a sujeira da superfície do eletrodoméstico. Por último, seque toda a estrutura do fogão com um papel toalha, ao mesmo tempo que lustra o inox.

Dicas para evitar manchas no seu fogão

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Tua Casa

E para finalizar, algumas dicas simples que vão te ajudar na hora de limpar o seu fogão inox e mantê-lo sem manchas e conservado por muito mais tempo.

Deixar as peças do fogão de molho por alguns minutos ajuda e muito a remover sujeiras mais persistentes. Você pode fazer isso com água morna e um pouco de detergente. Evite o uso de produtos e substâncias abrasivas durante a limpeza do fogão inox. Preferencialmente, não cubra o fogão com protetores de papel alumínio, eles podem grudar e danificar a superfície do eletrodoméstico. Procure não deixar acumular muita sujeira no fogão. Afinal, quanto mais tempo, mais difícil será a limpeza. Ingredientes alternativos, como vinagre e bicarbonato muitas vezes são mais eficientes do que produtos específicos para essa finalidade. Jamais utilize lixas ou materiais ásperos para limpar fogão inox, já que esse tipo de instrumento pode arranhar permanentemente o seu eletrodoméstico. Dê preferência para esponjas macias. Para evitar que a sujeira grude do fogão, sempre que algum alimento cair ou respingar sobre ele, procure remover a sujeira na mesma hora. Após a limpeza, seque o fogão imediatamente, para evitar que ele seque manchado.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Como limpar a geladeira por dentro com 5 passos simples.

Fontes: Receitas de Minuto Atlas Viva Decora

Imagens: Um Help Homepedia Viva Decora YouTube Homepedia YouTube Tua Casa

Essa matéria Como limpar fogão inox – Passo a passo e dicas para evitar manchas foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas