ÁREA DE MULHER Como limpar fogão – Dicas essenciais para deixar ele limpinho

Como limpar fogão – Dicas essenciais para deixar ele limpinho

Peça diariamente utilizada, o fogão precisa de um atenção extra na hora da limpeza, por isso, separamos sugestões de como limpar o seu fogão. Essa matéria Como limpar fogão – Dicas essenciais para deixar ele limpinho foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

A cozinha é um dos cômodos da casa mais utilizados, consequentemente o fogão também. Assim como outros eletrodomésticos esse objeto precisa de um cuidado especial, não somente por conta da manutenção, mas por questões de higiene. Se você é daquelas que não gosta de cozinhar com fogão sujo, aqui vão algumas dicas de como limpar o fogão e deixa-lo brilhando.

Como limpar fogão- Dicas rápidas e úteis para o seu dia a dia na cozinha

Como limpar fogão- Dicas rápidas e úteis para o seu dia a dia na cozinha

Area de Mulher
Homepedia

Preparativos antes de limpar o fogão

Em primeiro lugar, aguarde as bocas do fogão esfriarem antes de manuseá-las, assim você evita queimaduras e outros acidentes. É bem importante desligar o objeto da tomada e fechar o registro de gás, porque assim, os botões (quando limpos) não vazaram gás acidentalmente.

Passo a passo para limpar o fogão

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Beast Após seguir os itens descritos nos preparativos, o seu segundo passo será remover as grades e as bocas do fogão. Reserve essa peças, elas serão limpas em seguida. Depois, com ajuda de um pano multiuso, retire toda a sujeira superficial da mesa do fogão. Em seguida, com a ajuda de uma espoja e detergente, lave as grades e as bocas do fogão. Lembre-se de utilizar uma esponja macia ! Reserve as peças limpas e concentre-se na limpeza da mesa do fogão. Com o auxílio de uma esponja úmida com um pouco de detergente, comece a esfregar o tampo em movimentos circulares. Caso haja uma concentração maior de gordura, você pode fazer uso do vinagra branco ou um desengordurante. Após a esfregação, com um pano multiuso limpo e úmido, retire o excesso de produto da mesa do fogão. Por fim, utilize um lustra inox, com um pano seco para dar brilho ao seu fogão.

Como limpar o forno do fogão

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Tudo Gostoso

Primeiramente verifique o modelo do seu forno, pois o processo de limpeza varia se o mesmo for convencional ou autolimpante.

 Forno Convencional

Em primeiro lugar, após frias, retire as grades de dentro do forno e separe-as para lavagem. Em seguida, com ajuda de um pano seco, retire todo o excesso de sujeira de dentro do forno. Com a ajuda de um esponja úmida e um pouco de detergente, esfregue o interior o fogão até a sujeira mais densa sair. Caso haja muito acumulo de gordura, utilize o desengordurante nesse processo. Após esfregar, deixe o sabão agir por alguns minutos, aproveite esse movendo para lavar as grades com água e a parte macia da esponja. Por fim, com um pano úmido, retire o excesso de produto de dentro do forno e retorne as grades a sua posição original.

 Forno Autolimpante

Antes de mais nada, verifique no manual de utilização o processo para ligar esse está função, cada fogão, requer uma certa quantidade de tempo. Após o tempo necessário para o seu modelo de fogão, aguarde-o esfriar e com uma escova ou pano seco, remova as cinzas provenientes do processo de autolimpeza. Por fim, com um pano úmido, faça a limpeza interna e utilize o desengordurante para limpar a porta do forno.

Como limpar bocas queimadas do fogão

Como limpar fogão- Dicas rápidas e úteis para o seu dia a dia na cozinha

Como limpar fogão- Dicas rápidas e úteis para o seu dia a dia na cozinha

Area de Mulher
HomeDepot

O uso diário do fogão pode acarretar alguns acidentes durante a preparação dos alimentos. Consequentemente, algumas bocas podem acabar criando aquele aspecto de queimado que tiram o ar de limpo dos fogões, pensando nisso, separamos essas dicas para te ajudar a remover essas manchas persistentes.

Primeiramente, retire as bocas e as grade do fogão. Lembre-se de sempre verificar se elas estão frias! Em seguida, com ajuda de um pano limpo, retire o excesso de sujeira. Após a retirada da sujeira, adicione um pouco de bicarbonato de sódio por toda a região queimada, depois, despeje por cima um água oxigenada (vol 10 ou 20) e por último, o sumo de 1/2 limão. Repita esse processo em todas as bocas do fogão que estiverem queimadas. Aguarde de 15 a vinte minutos. Com ajuda de uma esponja, esfregue toda a sujeira a ter removê-la por completo. Por último, com um pano úmido, remova o excesso de produto e finalize com um lustra inox.

+ Algumas dicas de como limpar o fogão e mantê-lo nos trinques!

Antes de mais nada, retire o excesso de sujeira e faça a limpeza todas as vezes que utilizar o fogão. Assim, o risco de acumulo de gordura diminui e a propensão para a queimada das bocas também. Se seu fogão conter peças de vidro, nunca utilize esponjas de aço e opte por um finalizar com um lustra vidros. Não utilize objetos cortantes para remover sujeiras. Facas e espátulas, irão arranhar a superfície do seu fogão, dando-lhe o aspecto de velho e desgastado, afinal. Utilize produtos específicos para limpeza de fogões e analogamente, evite ligar as chamas imediatamente após aplicar os produtos químicos. Para cooktop existem outra especificações de como limpar o fogão. Sempre utilize esponjas macias e água morna na hora da limpeza.

Agora que você já sabe como limpar seu fogão, aproveite para saber também : Como limpar fogão inox e Como limpar mesa de vidro.

Fontes: Tua Casa, Viva Decora e Decorfácil.

Imagens: Home Depot,CleandClean,Beast,Tudo Gostoso e Homepedia.

Essa matéria Como limpar fogão – Dicas essenciais para deixar ele limpinho foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas