ÁREA DE MULHER Como fazer uva passa – Dicas para desidratar sua própria fruta em casa

Como fazer uva passa – Dicas para desidratar sua própria fruta em casa

Muitas pessoas se perguntam como fazer uva passa, sem saber que é um procedimento simples, de uma uva que sofre um processo de desidratação. Essa matéria Como fazer uva passa – Dicas para desidratar sua própria fruta em casa foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

A origem da uva passa dar-se ao começo da história humana. No princípio, esse tipo de uva era consumida pelos homens das cavernas após caírem naturalmente dos videiras e secarem ao sol. Com o passar do anos, as pessoas foram desenvolvendo técnicas de como fazer uva passa, seja para consumo solo ou para adicionar em receitas.

Atualmente, esse alimento é muito lembrando no Brasil durante as festas de final de ano, principalmente na ceia de natal. É nessa época também, que a uva passa causa discórdia, pois quem gosta, adora os pratos natalinos, cuja receita leva esse tipo de uva. Já o que não curtem muito, imploram para que não adicionei o fruto na comida ou às preparam sem.

Devido ao processo de desidratação, a composição nutricional da uva se altera, incluindo os níveis de açúcar e a quantidade de calorias. Um porção de 100 gramas de uva passa possui muito mais que o dobro de calorias que a mesma em sua forma natural, são cerca de 299 kcal por porção. Todavia, o processo não torna a fruta de um todo mal, as quantidade de fibras e proteínas também aumentam, saindo de 0,9 gramas para 3,7 e de 0,72 g para 3,07 gramas, respectivamente.

Como a uva passa é feita?

Como fazer uva passa - Dicas para desidratar sua própria fruta em casa

Como fazer uva passa - Dicas para desidratar sua própria fruta em casa

Area de Mulher
Foto: Jasmine

Com o passar dos anos, o ser humano desenvolveu técnicas de como fazer uva passa. Todavia, o princípio continua sendo o mesmo, desde a pré-história.

Primeiramente, para selecionar quais uvas serão desidratadas para se tornarem uvas passas, a indústria seleciona aquelas que não passam pelo processo de qualidade e que não poderão ser vendidas in natura.

Depois disso, as uvas menores e menos volumosas são separadas e levadas para grandes esteiras, onde são expostas ao sol. O tempo de exposição aos raios ultra violetas varia, afinal, isso depende da coloração da uva. Porém, o padrão é de no mínimo duas semanas.

Pronto, dessa forma bem simples são criadas as famosas uva passas. Ame ou odeie, é fato que elas são umas das grandes protagonistas de pratos típicos, como os natalinos!

Receitas caseiras de como fazer uva passa

Agora que você já sabe como funciona o método industrial e viu como é relativamente simples, que tal fazer suas próprias uvas passas? Você pode escolher entre os três métodos a seguir!

1 – Usando o sol

Nesse método, você irá seguir a mesma técnica usada pelas indústrias, porém, em escala menor. O primeiro passo é separar as uvas e lavá-las. Após a higienização, despeje-as em uma assadeira ou travessa e em seguida cubra com um pano limpo. Transporte a assadeira até um local quente, onde haja uma boa incidência de raios solares.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Foto: The Daily Meal

Deixe as uvas secarem naturalmente. Esse processo pode levar até 10 dias, então tenha paciência. É necessário mexer nas uvas de vez em quando para que elas possam secar por igual. O ideal é que você faça isso pelo menos duas vezes ao dia. Por fim, quando as uvas secarem, remova-as da assadeira e guarde-as em um recipiente com tampa. Depois de todo esse processo você vai saber como fazer uva passa e também poderá saboreá-las de um jeito personalizado.

2 – Uvas Passas ao forno

Assim como no método anterior, antes de mais nada, você deve selecionar as uvas e lavá-las. Em seguida, corte-as em pedaços e reserve. Pegue uma assadeira e cubra seu fundo com papel toalha, em seguida despeje os pedacinhos de fruta. Cuidado para eles não ficarem muito próximos. Ligue o forno em temperatura baixa, certifique-se de que ele esteja bem limpo antes de realizar essa receita.

Como fazer uva passa- Dicas para desidratar sua própria fruta em casa

Como fazer uva passa- Dicas para desidratar sua própria fruta em casa

Area de Mulher
Foto: HGTV

Após ligar o forno, em temperatura por volta dos 50° graus, adicione a assadeira e deixe as uvas secarem. Esse método consiste em usar o calor do forno para acelerar o processo de desidratação da fruta, uma das técnicas de como fazer uva passa mais comuns. Por sua vez, essa receita exige muito gás e disciplina , pois você não poderá aumentar a temperatura afim de diminuir o tempo. Essa atitude resultará em uvas assadas e não secas.

3 – Usando uma boa misturinha

Primeiramente, selecione, higienize e reserve as uvas. Em uma xícara de água, dilua uma colher de sopa de limão e em seguida mergulhe as uvas, uma a uma na mistura. Nesse ínterim, você preserva a suculência da fruta e acelera o processo de secagem dela. Após mergulhá-las na solução, você irá levá-las em um assadeira para o forno micro-ondas. Certifique-se que o aparelho esteja devidamente para limpo para não contaminar o alimento.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Foto: Go Outside

Assim como o método anterior, separe as uvas de forma que elas não fiquem tão próximas e acione a botão de descongelamento. No mais comuns dos micro-ondas esse modo dura aproximadamente 30 minutos, você deve fazer pausas no processo de vez em quando para virar as uvas. A medida que os pedaços de uva forem secando, retire e armazene-os em um recipiente limpo e com tampa.

É importante saber que…

As frutas desidratadas, de um modo geral, possuem uma concentração maior de açúcar devido ao processo de desidratação. Por isso, tenha moderação ao adicionar esse alimento a sua dieta diária, principalmente quando se tratar de versões industriais.

A forma mais correta de saber a quantidade de uva passa que você deve consumir é com a orientação de um nutricionista. Além disso, o profissional pode lhe recomendar outros alimentos que fazem bem para sua saúde.

Gostou dessa dica caseira ? Então saiba também como fazer seu próprio shampoo e doce de leite na panela de pressão.

Fonte: Semagro, Wikihow, Assim Que Faz e Mundo boa forma.

Imagens: Jasmine, HGTV, The Daily Meal, Mom e Go Outside.

Essa matéria Como fazer uva passa – Dicas para desidratar sua própria fruta em casa foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas