Como fazer pão francês – O que é, origem e nome

Todo mundo já comeu o famoso pão francês, sendo um dos alimentos mais clássicos na mesa dos brasileiros. Apesar disso, tem vários nomes.

Quem nunca comeu pão francês? Sem dúvida, este alimento disputa com o arroz e o feijão para ver qual está mais presente na vida dos brasileiros. Entretanto, mesmo sendo tão popular, poucas pessoas conhecem sua origem, relevância e de onde vem seu nome.

Dessa maneira, essa matéria vai esclarecer tudo sobre este famoso alimento. E de quebra, ainda separamos algumas receitas para você testar em casa e se deliciar com um pãozinho quentinho e caseiro.

Por fim, saiba agora toda sua história e como fazer pão francês.

Pão francês ou brasileiro?

Cristo redentor francês

Cristo redentor francês

Area de Mulher

Guia do Estudante

Muita gente pensa que, devido ao nome, este pão vem da França. Apesar disso, ele foi criado aqui no Brasil. Bom, é verdade que existe o pão francês da França, porém, o que nós comemos é daqui mesmo.

Para entender melhor essa história, precisamos voltar ao início do século XX, na famosa Belle Époque. Esta foi, aliás, uma marcante época na Europa e teve seu auge na França. Neste período, que se estendeu de 1871 até 1914, a arquitetura, as artes e a gastronomia foram muito valorizadas.

Então, na França, na Belle Époque, surgiu um tipo de pão diferente dos usuais da época. Este pão, diferente dos baguetes franceses, possuía um miolo mole e ainda assim era crocante por fora. E é nesse momentos que os brasileiros entram nessa história.

Pão francês - qual sua origem, de onde vem esse nome e como fazer?

Pão francês - qual sua origem, de onde vem esse nome e como fazer?

Area de Mulher

Com o fim do Império Brasileiro, o Brasil tentava deixar para trás os costumes antigos do Brasil Colônia. Dessa forma, favorecendo a difusão dos costumes europeus e principalmente franceses. Isso muito por conta da Belle Époque.

O pão francês não poderia ser mais brasileiro. Ele surgiu em 1910, quando os brasileiros, ao tentar copiar a receita do pão francês da França, adicionaram açúcar e leite. E foram esses novos ingredientes que criaram esse pãozinho fofo e branquinho que existe no Brasil.

Hoje, seu nome não é mais somente pão francês. Tendo muitos nomes neste grande país. É chamado de pão careca, pãozinho, carioquinha, cacetinho, pão de sal e diversos outros nomes por aí, variando de região para região.

Aliás, atualmente este pão é conhecido no mundo a fora como Pão Brasileiro. Além disso, muitos estrangeiros adoram esse pão, sendo considerado um dos mais gostosos do mundo.

Como fazer pão – Receitas e dicas para fazer na sua casa

×

Como fazer pão francês em casa

Massa de pão

Massa de pão

Area de Mulher

Sonhos

Nós, do Área de Mulher, separamos para você duas receitinhas muito simples de como fazer pão francês aí na sua casa. Dessa forma, você pode evitar de ir na padaria neste período de quarentena. Então fica de olho.

Receita 1

Ingredientes:

1/2 kg de farinha de trigo 10 g de fermento para pão 15 g de sal 20 g de açúcar 1 colher (sopa) se margarina

Modo de preparo:

Primeiramente, coloque fermento em um copo com a água morna e o açúcar. Mexa, tudo estar diluído. Misture todos os ingredientes em um recipiente. Sove a massa até ela parar de grudar nas mãos. Se necessário acrescente mais água ou farinha. A massa então deve ficar com um aspecto esponjoso. Então, deixe-a descansando por 2 horas. Posteriormente, sove novamente a massa e prepare o pão. Molde-o no formato desejado e coloque na tabuleiro untado. Caso a massa esteja grudando, jogue um pouco de farinha por cima. Assim, deixe descansando por mais 1 hora. Pré-aqueça o forno em 180° C. Pincele a massa com água antes de por pra assar. Por fim, deixe assando por 40 min ou até que estejam bem dourados.

Pão francês - qual sua origem, de onde vem esse nome e como fazer?

Pão francês - qual sua origem, de onde vem esse nome e como fazer?

Area de Mulher

Receita #2

Ingredientes:

480g de farinha de trigo (3 xícaras e 1/2) 2 colheres de chá de sal 1 colher de sopa de açúcar (15 g) 10 g de fermento biológico seco (1 colher de sopa) ou 30 g de fermento biológico fresco 2 colheres de sopa de óleo (30 ml) 320 ml de água morna (1 xícara e 1/2) Gergelim e parmesão (opcional)

Modo de preparo:

Primeiramente, em um recipiente misture a farinha, o sal, o açúcar e o fermento. Adicione o óleo aos poucos e depois junte a água. Misture até que a massa ganhe consistência. Cuidado para não deixá-la ficar muito mole Transfira a massa para uma bancada limpa, jogue farinha na superfície e então sove-a até desgrudar das mãos. Feito isso, molde a massa em uma bola. Então, deixe-a descansando em um lugar fechado por 1 hora ou até que dobre de tamanho. Posteriormente, sove-a mais um pouco para retirar o ar da massa. Agora, divida-a em 10 ou 8 partes iguais. Dessa maneira, modele as partes enrolando e afinando as pontas. Transfira tudo para uma forma untada e deixe descansar por 30 min. Faça cortes com uma faca no sentido do comprimento do pão e pincele água por cima. Pré aqueça, então, o forno a 180° C. Assim, leve a massa para assar por cerca de 30 min ou até que estejam bem dourados.

Gostou dessa matéria? Então confira esta também:

Fontes: Catraca Livre, Dejú, Tudo Gostoso, Portal Vila Mariana.

Fontes Imagens Destaque: Ideal, Sonhos, Guia do Estudante, Mercado Livre, Gazeta FM.

Essa matéria Como fazer pão francês – O que é, origem e nome foi criada pelo site Área de Mulher.