ÁREA DE MULHER Como fazer panetone e chocotone? Receita deliciosa para o natal

Como fazer panetone e chocotone? Receita deliciosa para o natal

Todo mundo já se perguntou como fazer panetone, não é mesmo? O Natal está chegando e nada como aprender essa receita para a ceia. Essa matéria Como fazer panetone e chocotone? Receita deliciosa para o natal foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

O natal chegou e com ele a época dos panetones e chocotones. Para quem não sabe, a origem dos panetones vem da Itália e foi criado por Toni, um ajudante de cozinheiro do duque de Milão Ludovico Sforza, na véspera natalina, em 1495. Desde então, a iguaria faz sucesso na casa de todas famílias do mundo. Mas, você já pensou em como fazer panetone?

No entanto, essa pergunta pode soar difícil na cabeça de muitos, mas na verdade, é muito fácil! A receita leva apenas 3 etapas, sendo elas o preparo da: esponja, massa e recheio. Por fim, é só misturar todos, deixar a massa descansar e levar ao forno.



via GIPHY

Mas, é claro que separamos um passo a passo para te explicar detalhadamente como fazer esses processos. Tanto para quem quer saber como fazer panetone, quanto para quem quer fazer chocotones caseiros. Continue lendo e confira!

Como fazer panetone e chocotone

Como fazer panetone e chocotone - receita

Como fazer panetone e chocotone - receita

Area de Mulher
Mdemulher

Ingredientes para a Esponja

1/2 xícara de farinha de trigo; 2 colheres (sopa) de fermento biológico; 1 colher (sopa) de açúcar; Meia xícara de água morna (120ml).

Ingredientes para a Massa

Farinha de trigo (a quantidade depende do número de panetones que deseja fazer. No entanto, para 2, acrescente 500g); 7 colheres (sopa) de manteiga; ½ xícara de açúcar; 1 ovo e 2 gemas; 1 pitada de sal; 1/2 xícara de água morna; Raspas de uma laranja; 10 gotas de essência de panetone.

Recheio para o panetone 

Frutas cristalizadas e uvas passas.

Recheio do chocotone

200g de gotas de chocolate.

Modo de preparo



via GIPHY

Esponja

Primeiramente, em um recipiente, misture todos os ingredientes da esponja: a farinha de trigo, o fermento, o açúcar e a água. Após mexer bastante, deixe descansar por 15 minutos. Enquanto isso, faça a massa.

Massa

Para a massa, em primeiro lugar, coloque em uma batedeira a farinha de trigo, a manteiga, o açúcar, os ovos e as gemas, a pitada de sal e a água. Misture bem até obter uma massa lisa.

Logo depois, adicione a esponja, o aromatizante e as raspas de laranja. Bata por cerca de 10 minutos e deixe descansar por aproximadamente 40 minutos, tempo necessário para a massa crescer.

Por fim, após a massa crescer, adicione o recheio. Caso você queira fazer o panetone, será as frutas cristalizadas e as uvas passas, mas, se sua escolha for o chocotone, adicione as gotas de chocolate. Em seguida, distribua a massa com o recheio nas formas de papel próprias para panetone e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, por cerca de 35 minutos.

Como fazer panetone – dicas extras:



via GIPHY

Primeiramente, para o panetone dourar melhor, antes de colocá-lo no forno, acrescente uma colher de manteiga e açúcar refinado por cima. Uma dica usada pelos profissionais, é deixar o panetone esfriando de cabeça para baixo. Para isso, use um palito de churrasco, espete a parte de baixo do panetone e coloque de cabeça pra baixo em uma vasilha funda; Por fim, a última dica é guardar os panetones em um saco plástico. Assim, ele se mantém macio por mais tempo.

Então, o que achou da nossa receita caseira de como fazer panetone e chocotone? Aproveite para conferir também: Receitas de caneca – 10 ideias simples para você arrasar na cozinha.

Fontes: Tudo gostoso, Panelinha, Gshow, Receitas que amo.
Fontes das imagens: Tudo gostoso, Mdemulher.

Essa matéria Como fazer panetone e chocotone? Receita deliciosa para o natal foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas