ÁREA DE MULHER Como fazer granola – 5 receitas caseiras para uma vida mais saudável

Como fazer granola – 5 receitas caseiras para uma vida mais saudável

Aprenda como fazer granola em casa de um jeito prático, delicioso e crocante. Isto porque, essa mistura de cereais é altamente energética. Essa matéria Como fazer granola – 5 receitas caseiras para uma vida mais saudável foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Quem não ama granola? De fato, é um alimento saudável que combina com quase tudo, seja no café da manhã ou lanche da tarde. Por isso, separamos cinco receitas para você aprender como fazer granola. É simples, rápido e prático! Além disso, fazendo em casa é possível montar uma combinação com os ingredientes favoritos.

Dessa forma, se alimentar de forma saudável é um desafio diário, mas podemos adquirir esse hábito. Até porque, o nosso corpo necessita de energia para exercer as atividades rotineiras, visto que estamos em movimento o tempo todo.

A partir disso, a granola é feita de cereais crocantes altamente energéticos e ricos em fibras. Ao passo que, cada ingrediente pode se escolhido conforme sua preferência ou nutrientes que o seu corpo precisa. Ademais, vamos entender quais são as bases para montagem, as possibilidades de combinações e o modo de preparo.

5 receitas caseiras de como fazer granola

1- Granola com frutas

Como fazer granola

Como fazer granola

Area de Mulher
Assaí Atacadista Ingredientes 2 xícaras de aveia em flocos ou quinoa em flocos; 1/4 a 1/3 xícara de melado; 2 colheres de sopa de semente de abóbora sem casca; 1/4 xícara de óleo de coco; 3 pitadas de cardamomo em pó; 1/3 xícara de castanha-do-Pará laminada ou picada. Modo de preparo

Primeiro, misture a aveia, o melado, óleo de coco e o cardamomo na tigela. Em seguida, transfira para a assadeira, levando ao forno por 30 minutos em fogo baixo. Nesse meio tempo, adicione a semente de abóbora e a castanha-do-Pará ao completar 20 minutos de forno.

Dessa forma, mexa bem e retorne mais 10 minutos no forno. Feito isto, desligue o fogo e deixe esfriar. A saber, ao sair do forno a granola fica mole, mas quando esfria, fica crocante. No entanto, esse é apenas um dos inúmeros jeitos de como fazer granola.

2- Receita Low Carb

Receita low carb

Receita low carb

Area de Mulher
Comida Boa Ingredientes 1/2 xícara (chá) de castanha-do-Pará; Castanha de caju (1/2 xícara de chá); 1 xícara (chá) de aveia em flocos; Amaranto em flocos (1/2 xícara de chá); 2 colheres (sopa) de semente de abóbora e de girassol; 1 colher (sopa) de gergelim; 1 colher (sopa) de óleo de coco; 2 colheres (sopa) de melaço de cana-de-açúcar (ou mel); 1 colher (sobremesa) de canela em pó; Cranberry (1 colher de sopa); 1 colher (sopa) de uva-passa; Damasco picado (1 colher de sopa de damasco picado; Coco em fitas (opcional). Modo de preparo

Antes de tudo, coloque as castanhas picadas numa tigela junto com a aveia e o amaranto. Em seguida, misture o óleo de coco, o melado e a canela. Logo após, leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 10 minutos. Assim, não deixe queimar.

Por último, retire do forno e adicione as frutas secas, se desejar. Ademais, é melhor mudar de tigela para não murchar a granola com o calor.

3- Granola de canela, coco e chia

Como fazer granola

Como fazer granola

Area de Mulher
Chef Funcional Ingredientes 2 xícaras de flocos de aveia; 4 colheres de sopa de agave ou de mel; Nozes ou castanhas trituradas (1/2 xícara); 1 ou 2 colheres de sopa de azeite extravirgem; Coco ralado (1/4 de xícara); farinha de chia (1 colher rasa); 1/2 colher rasa de canela em pó. Modo de preparo

Antes de tudo, quebre as nozes em pequenos pedaços dentro de uma vasilha. Em seguida, adicione os flocos de aveia, o agave, o azeite, o coco ralado, a farinha de chia e a canela. Logo após, misture tudo com a colher e depois com as mãos. Atente-se para que os ingredientes fiquem bem misturados, e ao mesmo tempo, separados.

Isto porque, deve evitar grandes pedaços. Antes de levar ao forno, coloque papel manteiga no tabuleiro e espalhe a granola. Assim, coloque para assar em forno pré-aquecido de 15 a 20 minutos, até a granola ficar corada.

4- Receita de amêndoas e noz moscada

Noz moscada

Noz moscada

Area de Mulher
Granolietta Ingredientes 500 g de aveia em flocos (6 xícaras aproximadamente); 200 g de flocos de quinoa (2 xícaras aproximadamente); 1/2 xícara de passas sem sementes; Sementes de (1/2 xícara); 1/2 xícara de castanha de caju picado; Amêndoas sem pele (1/2 xícara); 1/2 colher de café de noz moscada; 2/3 de xícara de açúcar mascavo; glucose de milho ou mel (1 xícara); 1/4 de xícara de azeite. Modo de preparo

Primeiramente, misture todos os ingredientes secos. Em seguida, adicione a glucose e o azeite, misturando bem. Caso houver necessidade, use as mãos para mexer tudo. Logo após, coloque a granola na assadeira em forno médio por aproximadamente 50 minutos. Assim, mexa a cada 10 minutos até que fique dourada e crocante.

5- Granola de damasco e uva passa

Uva passa e damasco

Uva passa e damasco

Area de Mulher
Cozinhaterapia Ingredientes

1 xícara (chá) de flocos de milho
Aveia em flocos finos (1 xícara de chá)
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
3 colheres (sopa) de castanhas picadas
2 colheres (sopa) de uvas passas
3 colheres (sopa) de damasco

Modo de preparo

Primeiramente, misture os flocos de milho, aveia, açúcar mascavo e o damasco no tabuleiro. Em seguida, leve ao forno pré-aquecido a 180 °C até ficar dourado. Ao passo que, retire do forno e acrescente as uvas passas e as castanhas. Por fim, deixe esfriar e sirva com iogurte ou frutas. Ademais, essa é uma das receitas incríveis de como fazer granola.

Fórmula de como fazer granola

Fórmula dos cereais

Fórmula dos cereais

Area de Mulher
Crokan

Em contrapartida, você pode criar sua própria granola, adicionando os sabores e ingredientes que desejar. Sobretudo, temos uma fórmula para ninguém se perder nos padrões da receita. Isto porque, existem itens que não podem faltar. Confira a seguir:

Aveia em flocos Castanhas e sementes (vale semente de girassol, castanha-de-caju, linhaça, castanha-do-pará ou uma misturinha de vários ingredientes); Frutas secas (uva-passa, banana passa em pedaços, damasco em cubos); Adicionar mel ; Óleo (pode ser de coco); Especiarias à gosto; 1 pitada de sal;

Por fim, o que achou dessa matéria sobre como fazer granola? Então, aproveite para conferir essa aqui também:  Como fazer farinha de coco – Ingredientes, extração do leite e preparo

Fontes: Panelinha, Ana Maria Braga e Guia da Semana

Imagens: Proteste, Assaí Atacadista, Comida Boa, Chef Funcional, Granolietta, Cozinhaterapia, e Crokan

Essa matéria Como fazer granola – 5 receitas caseiras para uma vida mais saudável foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas