Como fazer caixa de papel – Passo a passo e alternativas práticas

Aprenda a como fazer caixa de papel para fazer lembrancinhas, ou simplesmente para guardar objetos leves como moedas e brincos.

Caso você queira fazer uma caixa de papel para guardar alguma coisa leve ou dar de presente. Acompanhe três modos diferentes de como fazer caixa de papel e selecione o modo que preferir. É um estilo sustentável e divertido para inovar e fazer diferente.

Como fazer caixa de papel retangular

Primeiramente, use uma folha de papel retangular. Caso seja um presente ou lembrancinha, escolha uma cor forte ou estampada.

Dobre verticalmente o papel e depois desdobre novamente. Dobre os lados com mais força, seja com os dedos ou objetos pequenos e duros. Caso use papel cartão ou algum material do mesmo tipo, dobre com uma faca cega ou alguma outra ferramenta.

Alinhe as pontas à dobra do meio, deixando o lado decorado para fora (caso o papel seja do tipo decorado). Em seguida, desdobre o material para que ele se divida em quatro partes horizontais.

Como fazer caixa de papel: Modos e alternativas práticos

Como fazer caixa de papel: Modos e alternativas práticos

Area de Mulher
Imagem: Elo 7

Desdobre o papel novamente para que ele se divida em oito seções iguais. Dobre cada lado curto em direção ao meio. Repita o processo mais uma vez, totalizando 16 seções na folha. Dessa vez, porém, não desdobre o papel na longitudinal.

Dobre, então, todos os cantos do papel, alinhando as extremidades com as dobras longitudinais. Elas vão formar triângulos retângulos e suas bases estarão alinhas a estas dobras para a folhar ficar num formato octógono, porém de forma irregular. Deve haver uma faixa fina no papel entre as bordas e extremidade, gerando uma nova aba.

Depois, dobre as abas do meio por cima dos triângulos, feitos anteriormente. Assim, a dobra do local no interior da caixa será aberta e ficará visível de fora da caixa. Puxe as duas abas segurando-as pelas dobras para terminar a caixa. Você talvez tenha que dobrar algumas partes do papel mais de uma vez para dar um melhor acabamento.

Tônico capilar – O que é, para que serve, benefícios e como usar

×

Como fazer caixa de papel quadrada

Como fazer caixa de papel: Modos e alternativas práticos

Como fazer caixa de papel: Modos e alternativas práticos

Area de Mulher
Imagem: Castorino Santana

Use uma folha de papel de origami para fazer este tipo de caixa, ou seja, ele tem que ser simétrico. Dobre o papel ao meio e na diagonal, desdobrando em seguida. Caso use um papel estampado, deixe o lado decorado do lado de dentro. Vire o material em 90 graus e repita o processo até que fique dividido em quatro seções.

Dobre os cantos em direção ao centro, começando com o lado estampado do papel para baixo, dobrando em seguida, para assim, mostrar a decoração. Neste momento, o lado normal vai sumir e seu material vai ficar igual a um quadrado feito de quatro triângulos iguais.

Em seguida, dobre cantos paralelos direcionando eles para o centro. Elas tem que ficar em cima das dobras feitas anteriormente, para que o papel fique retangular. Restando apenas, duas abas visíveis. Fazendo dobras por cima da que fez anteriormente, os dois cantos dobrados ficarão mais curtos em direção ao centro.

Depois, desdobre parte do papel, para que assim, volte a forma quadrada. Faça novamente duas dobras de forma paralela para que fique por cima das anteriores. Elas tem que ser, inevitavelmente idênticas e não podem fazerem novas marcas. Faça elas verticalmente.

Finalizando

Abra dois triângulos do meio do papel, faça isso abrindo um lado da parte mais curta do retângulo, mas sem fazer força para que o material não rasgue. Caso precise, refaça as dobras que possam estar fracas para ficar com três triângulos virados para fora, sendo dois com dobras do meio. Suas bases deve fazer os três lados do quadrado que representem o próximo lado final da caixa.

Dobre os triângulos novamente, invertendo eles. Eles devem ser alinhados do lado novo da caixa contra as dobras. Dobre, então, o último triângulo para dentro da caixa. A base dele vai representar a dobra do canto inferior interno do lado. Após dobrar, ele estará no fundo da caixa, fazendo assim, um quadrado com três outros triângulos iguais.

Repita o processo do outro lado, fazendo com que os quatro triângulos se encaixem perfeitamente no fundo da caixa. Caso queira triângulos bem presos, passe fita adesiva.

Fazendo embalagem de presente

Como fazer caixa de papel: Modos e alternativas práticos

Como fazer caixa de papel: Modos e alternativas práticos

Area de Mulher
Imagem: Cia das festas

Dessa vez, você terá que cortar materiais para fazer uma embalagem. É recomendado que você utilize um papel cartão ou outro material resistente, além de tesoura, régua e cola e uma ferramente para dobrar algumas partes do papel.

Baixe algum molde da internet, do modo que preferir. Use uma tesoura e recorte o corte nas linhas externas do modelo. Geralmente, eles têm dois lados paralelos retos e quatro lados curvados. Todos eles têm um básico formato.

Na parte reta, coloque a régua nas linhas retas, fazendo as dobras. A parte curvada, porém, você terá que fazer utilizando alguma ferramenta. De forma cuidadosa, passe até que consiga dobrar.

Caso o molde seja decorativo, vire o papel do lado contrário, o dobrando para fora. Se não for, dobre para dentro, utilizando uma régua. Dobre então, a segunda linha reta na direção para dentro, fazendo com que a aba fina fique na posição certa. Em seguida, passe um pouco de cola.

Dobre a embalagem no meio novamente, colocando a aba debaixo da extremidade. Alinhe, depois, ambas as abas, colocando a embalagem dentro de um livro ou algo pesado para que a cola seque. Depois que a cola secar, dobre suas partes arredondadas na direção do meio, formando lados paralelos e uma estrutura oval. Não é necessário utilizar cola nas extremidades, já que o material é côncavo.

Exemplos

Veja alguns vídeos, em seguida, para ajudar a entender melhor como fazer uma caixa de papel:

E então? Gostou da matéria? Confira também: Como tirar cola de vidro – 10 truques fáceis e rápidos de fazer

Fonte: Wikihow, Tua casa

Imagem de destaque: Cia das festas

Essa matéria Como fazer caixa de papel – Passo a passo e alternativas práticas foi criada pelo site Área de Mulher.