ÁREA DE MULHER Como dormir bem? Fases do sono, benefícios e dicas

Como dormir bem? Fases do sono, benefícios e dicas

Dormir bem cumprindo as fases do sono combate doenças, revigora o organismo garantindo mais saúde e inúmeras funções vitais. Essa matéria Como dormir bem? Fases do sono, benefícios e dicas foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Saber como dormir bem não é uma tarefa fácil, mas extremamente necessária para a manutenção da saúde do corpo humano. Enquanto você mantém uma rotina diária de sono regulado, você vai atrair diversos benefícios para o organismo que talvez nem imagine.

Ao ter o sono em dia, é possível revigorar o organismo, garantindo assim então inúmeras funções vitais. Sob o mesmo ponto de vista,  é enquanto você dorme bem, que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo. Sendo elas, o crescimento muscular, o reparo dos tecidos e a síntese de proteínas.

Todavia, é preciso entender as fases do sono e cumpri-las, aprender todos os benefícios para que assim então você compreenda como é dormir bem e aproveitar todas as vantagens disso.

Como dormir bem

Como dormir bem

Area de Mulher
Foto: Pixabay

Fases do sono

Passar muito tempo dormindo não é sinônimo de descanso, embora todo mundo tenha essa impressão. Acontece que nosso sono é divido por vários ciclos com algumas fases para serem “cumpridas”, no entanto é necessário cumprir as quatro fases em todos os ciclos para que você consiga dormir bem.

Assim os ciclos duram entre 90 e 100 minutos e acontecem de 4 a 5 vezes por noite, completando as 8 horas de sono (ou 6) necessárias para o ser humano. Portanto, veja abaixo as fases do sono para entender suas importâncias.

1. Primeira fase

Esta é a fase mais fácil de se despertar durante o sono, pois estamos falando da fase em que estamos adormecendo. Nesse meio tempo, que dura cerca de dez minutos, o nosso cérebro está se “desligando” aos poucos e a respiração vai ficando mais lenta. No entanto, nossos músculos ainda não relaxaram, então é possível que os olhos se abram ou que você se movimente na cama.

2. Segunda fase

Nesta fase o sono se inicia de forma leve, a temperatura do corpo diminui, os batimentos cardíacos ficam mais calmos, contudo, ainda é possível acordar facilmente com barulhos externos. Aqui, a duração é de mais ou menos vinte minutos de descanso, isto é, você está não está dormindo bem totalmente, mas já se encontra relaxando aos poucos os músculos.

Como dormir bem

Como dormir bem

Area de Mulher
Foto: Freepik

3. Terceira fase

Essa é uma das principais: a fase do sono profundo, onde os músculos relaxam por completo e ao mesmo tempo as ondas cerebrais diminuem. Como resultado, o seu corpo inicia um processo de se recuperar de pequenas lesões que apareceram no decorrer do dia. Por fim, vale ressaltar que na terceira fase não há sonhos e é como se sua mente tivesse finalmente se desligado.

4. Quarta fase – R.E.M.

O sono R.E.M., (do inglês: Rapid Eye Movement: “Movimento Rápido dos Olhos”), é a fase onde ocorrem os sonhos ao passo que os batimentos cardíacos aumentam. Cada ciclo do R.E.M. pode durar cerca de dez minutos, contudo, é importante que essa fase não seja interrompida para um aproveitamento melhor, por fim dormindo muito bem.

Dormir bem é sinal de saúde

Segundo especialistas, o recomendado é que o ser humano tenha em média 8 horas por dia de sono, mas sem qualquer interrupção. Ao ter uma rotina de sono você passar a entender como é dormir bem, certamente não vai querer mais deixar ele desregular. Contudo, não é somente essa a vantagem de ter uma boa noite de sono.

Dormir bem é sinônimo de saúde para o corpo todo, já que ele fortalece o sistema imunológico. Este ato faz com que seu corpo libere hormônios que ajudam a consolidar a memória durante o descanso, bem como muitos outros benefícios mais.

Como dormir bem

Como dormir bem

Area de Mulher
Foto: Freepik

Benefícios de dormir bem

Combate a hipertensão, pois se você dormir bem, os níveis de pressão arterial melhoram. Reduz o estresse, pois enquanto você dorme, o organismo diminui a produção de adrenalina e cortisol, fator que diminui o estresse e os riscos de sofrer com ansiedade, depressão e queda capilar. Combate doenças cardiovasculares, uma vez que, quem dorme pouco apresenta um desequilíbrio na produção de substâncias químicas e hormônios no organismo, que aumenta as chances de se desenvolver problemas como doenças cardiovasculares, derrames cerebrais e colesterol alto. Sacia a fome, dado que enquanto dormimos, nosso organismo sintetiza a leptina (hormônio responsável por controlar a sensação de saciedade). Como resultado, quem dorme bem, sacia mais a fome. Melhora o humor, pois assim você garante mais energia e melhor humor durante o dia, já que os níveis dos hormônios relacionados ao estresse estão em menor quantidade no sangue. Ajuda na memória, uma vez que durante o sono que acontece a síntese de proteínas responsáveis pelas conexões neurais que ajudam a fortalecer e melhorar a memória e o aprendizado. Auxilia o desempenho físico, dado que, enquanto dormimos nosso corpo sintetizar o hormônio GH, cuja principal função é auxiliar o nosso crescimento. Controla a diabetes, pois se você tem dificuldades para dormir, isso pode aumentar a resistência insulínica em pessoas com diabetes.
Como dormir bem

Como dormir bem

Area de Mulher
Foto: Freepik

Dicas para dormir bem

Crie um ambiente escuro e silencioso, certamente você cairá no sono com mais tranquilidade. Primeiramente, tenha uma cama confortável e lençóis gostosos. Evitar café à noite, salvo apenas se você não dorme este horário, mas o indicado é que ao menos 6 (seis) horas antes de dormir não consumir a bebida. Leia antes de dormir, pois a leitura estimula o sono diante do cansaço. Após o trabalho, relaxe a mente aos poucos por duas ou três horas antes de se deitar, assim sua noite de sono será melhor. Além do café, evite também alimentos estimulantes como doces açucarados, canela e pimenta, pois podem prejudicar seu sono. Prefira fazer academia duas ou três horas antes de dormir, pois atividades estimulantes podem dificultar na hora de tentar dormir. Evite mexer muito no celular, notebook ou assistir TV por muito tempo antes de dormir, pois estes aparelhos podem fazer com que você perca seu sono. Tenha uma boa rotina regular, com hora para dormir e acordar, assim então você acostuma seu corpo e ele se adapta sem prejudicar a saúde. Cigarros, álcool, entre outros vícios podem fazer com que você perca o sono, portanto evite. Se você tem o costume de cochilar durante o dia, lembre-se de não deixar que esse descanso dure mais de 30 minutos, pois apesar de ser pouco tempo, pode fazer com que você perca seu sono noturno. Caso tenha problemas de insônia, recorra aos chás para acalmar o corpo e a mente, com a finalidade de dormir mais rápido.

O que achou deste conteúdo? Certamente você vai achar interessante saber ler também: Rotina de beleza – Guia prático de como montar a sua.

Fontes: Pfizer, Tua Saúde, Tua Saúde, Pneumosomo.

Imagens: Pixabay, Freepik, Freepik, Freepik, Freepik e Safe.

Essa matéria Como dormir bem? Fases do sono, benefícios e dicas foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas