ÁREA DE MULHER Como desembaraçar o cabelo – Truques para pentear os fios

Como desembaraçar o cabelo – Truques para pentear os fios

Cada cabelo é único e por isso precisam de produtos e maneiras específicas de cuidado, inclusive na hora de desembaraçar o cabelo. Essa matéria Como desembaraçar o cabelo – Truques para pentear os fios foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Já diziam o ditado popular “o cabelo é a moldura do rosto”, mas e quando essa moldura não esta lá naqueles dias bons ? O que fazer quando está ruim até para desembaraçar o cabelo ? Calma, não se desespere, é super normal os cabelos ficarem meio rebeldes de vez em quando. Por isso, separamos algumas dicas para você se livrar dos nós e manter seu cabelo mais bonito e saudável.

Como desembaraçar o cabelo- truques e métodos para pentear os fios

Como desembaraçar o cabelo- truques e métodos para pentear os fios

Area de Mulher
Blog Aneethun

A escolha do pente/escova

Inicialmente pode até parece meio bobo afirmar que a escolha do pente ou da escova de cabelo faz diferença, afinal, parecem todos iguais, não é mesmo ? Todavia, isso não é verdade. Cada tipo de material causa um efeito nos fios e cada fio tem um material que lhe casa melhor.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Magazine Luiza

Consequentemente, existem tipos muito bons de pentes/ escovas para desembaraçar o cabelo, são eles: pentes de madeira, principalmente para cabelos cacheados e crespos, escova raquete e tangle teezer. Essas peças possuem algo em comum, as cerdas separadas, que permitem uma maior abrangência de mexas, mas sem prejudicar os fios. O pente de madeira, diferentemente das outras opções, oferece também a diminuição da eletrostática do cabelo, o que diminui o frizz.

Creme de pentear é para todas

Como desembaraçar o cabelo- truques e métodos para pentear os fios

Como desembaraçar o cabelo- truques e métodos para pentear os fios

Area de Mulher
Boa Forma

Sim, é isso mesmo. O creme de pentear não é de uso exclusivo das cacheadas não, cabelos lisos também precisam de uma ajudinha extra na hora de desembaraçar os fios. Ele ao mesmo tempo que ajuda a pentear, mantem os fios hidratados e alinhados, evitando frizz e ressecamento.

Ta, mas é de baixo para cima ou de cima para baixo?

A resposta é simples, mas não muito óbvia, porque muitas mulheres ainda fazem errado. O jeito certo de começar a desembaraçar o cabelo é das pontas para raiz. Isso ocorre pois os fios tendem a ser mais ressecados em seu comprimento e pontas, consequentemente, essa é a aparte que mais enrola e gera nós. Se você começa a pentear da raiz para as pontas provavelmente você ira criar um grande nó no fim e não conseguirá desfaze-lo sem quebra o cabelo.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
PartMed

A quebra do cabelo não é só ruim por conta do frizz que provoca, mas também pelo desgaste da fibra capilar, o que gera um ciclo, pois o cabelo quebrado resseca e o ressecamento prova ainda mais o surgimento de nós e embaraços nos fios.

Posso desembaraçar o cabelo durante o banho?

Sim, você pode ! A água juntamente com o condicionador, facilitam o pente/escova adentrarem de forma mais sútil nos fios, consequentemente, não danificando-os tanto quanto se estivessem secos. Para as cacheadas e crespas, o pentear deve sempre ser com o cabelo molhado ou pelo menos úmido, pois como a fibra desses tipos de cabelo tendem a ser mais secas e finas, elas se tornam mais suscetíveis a quebra.

Desembaraçando o cabelo com pente

Desembaraçando o cabelo com pente

Area de Mulher
ReviewBox

As consequências para essa quebra em cabelos cacheados é a deformação do cacho e aquele efeito indesejado de cabelo palha, sem brilho e sem forma. Por isso, opte sempre por desembaraçar o cabelo molhado, com uso de um creme específico para o seu cabelo e um pente/escova que seja ideal também.

Inimigo número 1 do embaraço

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
CasaNostra Cosméticos

Não é o pente, nem a escova. O inimigo número um dos cabelos embaraçados é a hidratação. Isso mesmo, manter uma rotina de hidratação e nutrição dos fios impede que eles ressequem muito e desenvolvam os tão temidos nós. O que causa esse ressecamento pode ter várias fontes, como: uso de chapinha, banhos muito quentes, exposição em demasiado ao sol e uso de processo químicos no cabelo.

Por tanto, evite esse tipo de ação e mantenham um cronograma capilar adequado ao seu tipo de cabelo. Sendo liso, ondulado ou cacheado, na hora de desembaraçar o cabelo, é preciso calma e cuidado.

Opte por produtos mais naturais

desembaraçando cabelo óleo de alecrim

desembaraçando cabelo óleo de alecrim

Area de Mulher
Área de Mulher

Além das dicas anteriores, é importante prestar atenção nos produtos que você utiliza para desembaraçar o cabelo. Faça uso de produtos sem sal e parabenos, para evitar o ressecamento dos fios. Mas antes de tudo opte por produtos cuja receita tenha como base óleos naturais e vitaminas, pois isso irá ajudar seu cabelo a ficar mais bonito de dentro para fora.

Outros truques…

Concomitantemente ao uso do creme de pentear e do pente/escova ideal,  é bom você se atentar para alguma dessas outras dicas:

Desembaraçar o cabelo por quadrantes

Na hora de pentear seu cabelo, além de iniciar o processo pelas pontas, dividir o cabelo em partes, facilita o processo e você evita dos cabelos se enroscarem uns dos nos outros gerando mais nós.

O atrito gera embaraço do cabelo

Assim como a química e o uso da chapinha, o atrito com a fronha do seu travesseiro causa o ressecamento do fios. Por isso, o mais indicado é substituí-las por fronhas de cetim, porque esse material possui uma propriedade em sua formação que não permite que o cabelo, quando em contato com a fibra, resseque tanto.

Cabelo solto ou preso?

Na hora de dormir, opte por prender seu cabelo. Porém, muito cuidado para não amarra-lo muito forte, isso pode causar a quebra dos fios. O tipo mais indicado de modo para prender o cabelo é o coque abacaxi,  primeiramente porque ele evita que seu cabelo enrole durante a noite e diminui a superfície de contado coma fronha do travesseiro.

Aqui vai o passo a passo de  como você pode fazer o coque abacaxi para ajudar na hora de desembaraçar o cabelo:
Por fim, mas não menos importante

Nunca prenda ou durma com seu cabelo molhado, além de quebrá-lo, você estará criando um ambiente propício para o desenvolvimento da caspa e fungos, ninguém quer isso, não é mesmo ?! Por tanto, lave seu cabelo em um horário que você sabe que ele irá secar naturalmente ou que você tenha tempo e disposição para secá-lo. Assim como só o prenda depois de ter certeza que ele secou por completo.

Assim sendo, esperamos que essas dicas deixem suas madeixam ainda mais bonitas e saudáveis. Se você curtiu essa matéria, que tal saber mais sobre cabelos ? Dá uma olhadinha nessa outra matéria Cabelo Quebrado- Por que isso acontece ?

Fontes: Beleza na Web, All Things Hair e Cabelo.

Imagens: Blog Aneethun, Magazine Luiza, Boa Forma, ReviewBox, CasaNostra Cosméticos, Área de Mulher e PartMed.

Essa matéria Como desembaraçar o cabelo – Truques para pentear os fios foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas