ÁREA DE MULHER Colágeno, o que é? Para que serve, tipos, benefícios e fontes da proteína

Colágeno, o que é? Para que serve, tipos, benefícios e fontes da proteína

O colágeno é uma proteína produzida pelo organismo fundamental para o funcionamento do corpo, e que ajuda até na prevenção do envelhecimento. Essa matéria Colágeno, o que é? Para que serve, tipos, benefícios e fontes da proteína foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Quando o assunto é prevenir o envelhecimento, tratamentos de beleza e saúde, o colágeno sempre é citado. E não por acaso, já que essa proteína produzida no nosso próprio organismo produz substâncias essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. Para se ter uma ideia, cerca de um terço de toda a proteína do nosso corpo é colágeno.

No entanto, a fama principal do colágeno é que ele atua prevenindo o envelhecimento precoce. De fato, a proteína fornece firmeza à pele e tem ação anti-idade. Mas, mais do que isso, o colágeno é fundamental principalmente para os ossos e cartilagens e tem vários outras funções e benefícios ao nosso corpo.

Contudo, com o passar dos anos a produção dessa proteína diminui e então é preciso repor a falta de outras formas, seja com alimentação ou suplementação. Existem pelo menos 12 tipos de colágeno, cada um com uma função para o organismo.

Por isso, hoje iremos conhecer mais sobre o colágeno, como essa proteína funciona no organismo, por que ela é tão necessária, os benefícios e os mitos sobre ela.

O que é colágeno?

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Biologia Net

Trata-se de uma proteína composta por 3 mil aminoácidos encontrada naturalmente no nosso organismo. Ela é disposta em três correntes moleculares ligadas, que originam uma espécie de hélice tripla flexível e robusta.

O colágeno tem várias funções, como contribuir para a elasticidade e resistência da pele, por isso é frequentemente relacionado à prevenção do envelhecimento precoce. É muito importante para a saúde das unhas e cabelo, explicando o motivo de estar presente na fórmula de uma infinidade de produtos cosméticos. E por último, mas não menos importante, é responsável por constituir as fibras que sustentam os vários tecidos do corpo, como os ossos, músculos, tendões e articulações.

Desse modo, cada uma das funções dessa proteína é caracteriza por diferentes tipos de colágeno, sendo que todos eles fazem parte do nosso organismo. Como o colágeno tipo I que constitui os tendões e os colágenos do tipo X, XI e XII que contribuem para a formação da cartilagem.

Colágeno hidrolisado

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Liviero

Além do colágeno naturalmente produzido pelo nosso organismo, existe também o colágeno hidrolisado, aquele encontrado em farmácias e supermercados. Também conhecido pela sigla HC, o colágeno hidrolisado é um dos mais consumidos e recomendados no caso de suplementação. Ele é composto por mais de 20 tipos de aminoácidos, sais minerais e vitaminas.

Nesse caso, proteína passa por um processo químico chamado hidrólise, que nada mais é do que a quebra de substâncias com a perda de água. Portanto, diferentemente do colágeno natural, o hidrolisado contém moléculas de proteínas quebradas, o que proporciona uma melhor absorção pelo organismo, mantendo todas as suas propriedades benéficas.

O colágeno hidrolisado é um suplemento alimentar obtido a partir dos ossos e da cartilagem de bovinos, sendo disponibilizadas em cápsulas ou pó. Assim, pode ser consumida de várias formas, com bebidas ou junto à refeição, conforme as recomendações de um especialista.

Para que serve colágeno?

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Vix

Como dito anteriormente, o colágeno é uma proteína produzida naturalmente no nosso organismo. No entanto, por vários motivos pode haver a diminuição da sua produção. E a falta de colágeno pode desencadear vários problemas de saúde.

Os principais são relacionados aos ossos, articulações, cartilagens, ligamentos e tendões. Portanto, a sua reposição se faz necessária para evitar o desgaste dessas partes e também inflamações. Sendo assim, o colágeno é muito importante para se ter um bom funcionamento dessas áreas, bem como o seu melhor desempenho.

Mas, além disso o colágeno também é responsável por promover mais elasticidade e resistência da pele, deixando-a mais bonita, firme e com menos rugas. Por esse motivo é tão propagado que o colágeno é um ótimo agente contra o envelhecimento precoce.

Colágeno funciona contra o envelhecimento?

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Viva Saúde

Essa é com certeza uma das maiores dúvidas de quem faz o uso de suplementação com colágeno. Antes de tudo é preciso entender que o tempo passa para todos, e que todo mundo irá envelhecer. Mas há formas de fazer com que isso demore mais ou seja mais lento, e o colágeno contribui para isso.

Imagine uma pessoa com 20 anos de idade e uma de 70 anos. Obviamente que a quantidade de colágeno na pele será bem diferente, e o tecido epitelial será totalmente diferente. Apesar de ser produzido naturalmente no nosso organismo, com o tempo a produção é reduzida, contribuindo para o surgimento das linhas de expressão e flacidez da pele.

A partir dos 30 anos de idade, o organismo passa a produzir menos colágeno, e a sua falta começa a ser percebida, tanto na pele quanto na mobilidade. A diminuição é gradual, mas ainda assim é importante buscar outras formas para repor a quantidade que deixou de ser produzida. Não somente por fatores estéticos de prevenir o envelhecimento, mas também devido ao seu papel essencial no bom funcionamento do corpo no geral.

Então, de modo geral, o colágeno tem como função importante reduzir e retardar os sinais de envelhecimento da pele, assim como prevenir e tratar osteoporose e osteoartrite.

Principais tipos

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Unesporte

Como mencionado acima, existem pelo menos doze tipos diferentes de colágeno, e vamos conhecer cada um deles e a seguir:

I – É o tipo mais comum, encontrado principalmente na cartilagem, tendões, ossos, derme e córnea. II – Em termos de estrutura não é possível diferenciá-lo do tipo 1, já que ele também pode ser encontrado nas mesmas áreas. Contudo, sua síntese acontece no condrócitos e não produz feixes. III – Presente no músculo liso e no tecido conjuntivo frouxo, o que constitui as fibras reticulares. Ele também é encontrado no endoneuro, artéria, pulmões, útero, fígado, órgãos hematopoieticos e músculos do intestino. IV – Se encontra principalmente na lâmina basal, rins, glomérulos e nas lentes da cápsula do cristalino. Tem como principal função a filtração e sustentação. V – Ligado ao tipo 1 por estar presente também nas regiões que recebe muitas tensões, o tipo 5 é responsável por elasticidade e resistência. VI – Sua maior concentração está nos tecidos conjuntivos, encontrado na camada mais íntima da placenta, no sangue, pele e também nos discos intervertebrais. VII – Presente nas membranas e células corioamnióticas, placenta e na junção dermo-epitelial. VIII – Localizado nas células do endotélio, a membrana que reveste o interior dos vasos sanguíneos. IX –  Também relacionado ao colágeno do tipo 2, o tipo 9 é encontrado na retina, córneas e cartilagem, portanto, o componente proteico dos órgãos. X – Se contra na zona de cartilagens hipertróficas, região onde os condrócitos são maiores e com mais citoplasma em glicogênio. XI – Encontrado principalmente nos discos intervertebrais, tendo relação de interação com os tipos dois e 12. XII  – Ligado aos tipos 1 e 3, o colágeno do tipo 12 é encontrado em áreas que costumam receber muita pressão e tensão, como os ligamentos e tendões.

Benefícios

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Central Nutrition

Como visto até aqui, o colágeno é muito importante para o bom funcionamento do organismo, trazendo benefícios como:

Ajuda no tratamento de osteoporose e osteoartrite; Protege as articulações contra desgastes e inflamações; Manutenção da estrutura das cartilagens, ligamentos e tendões; Fortalece e melhora a aparência dos cabelos e unhas; Melhora o aspecto da pele, proporcionando mais firmeza e hidratação; Contribui no tratamento contra a flacidez; Previne e reduz os sinais envelhecimento precoce da derme; Tem função antioxidante e anti-hipertensiva; Estimula o metabolismo dos tecidos conjuntivos; Fortalece os ossos e articulações.

Quando começar a usar colágeno?

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Nutri Blue

Mulheres acima dos 50 anos costumam tomar colágeno regularmente, mas isso não é regra. Como dito anteriormente, por volta dos 30 anos o organismo começa a diminuir a produção de colágeno. Sendo assim, nessa fase se recomenda iniciar a ingestão da proteína, seja através da alimentação ou mesmo por suplementação.

A necessidade de suplementação de colágeno não é necessária apenas em determinada idade. Pessoas que não ingerem uma quantidade razoável de colágeno diariamente também precisam de suplementação da sua dieta. No entanto, para saber se há a necessidade ou não é preciso consultar um nutrólogo. O profissional irá identificar a deficiência da proteína e irá indicar a melhor forma de corrigi-la, bem como a quantidade ideal.

O colágeno também ajuda a evitar estiras, pele flácida e problemas nos ossos. Portanto, quem deseja prevenir também pode buscar formas de ingerir a proteína.

Fontes naturais de colágeno

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fala Universidades

O colágeno é uma proteína de origem animal, obtida da pele, cartilagem, tendões de aves, suínos e bovinos. Portanto, alimentos proteicos, como a carne desses animais é uma das principais fontes de colágeno. Além disso fornecem também aminoácidos fundamentais para a constituição dessa proteína no organismo.

Então, se o intuito é suprir a necessidade de colágeno por meio da alimentação, na sua dieta não pode faltar alimentos como: carnes vermelhas e brancas, ovos, peixes, queijo, iogurte desnatado, amêndoas, aveia, nozes, castanhas. Bem como frutas cítricas e vermelhas, espinafre, brócolis, beterraba, feijão e geleia de mocotó, alimentos que contribuem para a produção de colágeno pelo próprio organismo.

No entanto, para absorver melhor as proteínas desses alimentos, é muito importante dar atenção ao modo de preparo, para evitar que as substâncias se percam no processo. Então, para evitar isso, o ideal é cozinhar os alimentos no vapor e não guardá-los por muito tempo.

Principais mitos

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Mamis na Madrugada

Por ser algo que está muito em alta, o colágeno também sofre com algumas suposições erradas, e que acabam sendo passando para frente como verdade. Por isso vamos ver os principais mitos a respeito do colágeno.

Colageno engorda

Uma grande mentira, uma vez que a proteína não possui calorias suficientes para resultar no ganho de peso.

Colágeno acaba com as estrias e flacidez

Mias um mito. A explicação vem do fato de que o consumo dessa proteína ajuda na prevenção de celulites, estrias e flacidez. Contudo, apesar de contribuir para melhorar a aparência, o colágeno somente não é capaz de solucionar problemas já existentes.

Gelatina contém muito colágeno

Outro mito comum a respeito do colágeno. A gelatina contém colágeno, em pouca quantidade, devido a ser um produto industrializado. Por esse motivo não pode ser considerada uma fonte rica de colágeno.

Todo mundo precisa de suplementação

Não mesmo. Se o organismo tiver os níveis suficientes de colágeno, a suplementação não é necessária muito menos indicada. Apesar de não ter contraindicações, já que se trata de uma proteína presente no organismo, o excesso de colágeno não faz bem, já que ao ser eliminado pela urina pode sobrecarregar os rins.

Portanto, antes de começar a fazer suplementação de colágeno ou qualquer outra proteína o recomendo é procurar um profissional especialista em nutrição. Só ele poderá recomendar ou orientar a suplementação, e os níveis necessários a serem repostos.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Lift Age: como amenizar os sinais do envelhecimento com só um produto.

Fontes: Liviero Growth Minha Vida Liviero 

Imagens: Segs Liviero Biologia Net Vix Vida Saúde Unesporte Central Nutrition Fala Universidades Nutri Blue Manis na Madrugada

Essa matéria Colágeno, o que é? Para que serve, tipos, benefícios e fontes da proteína foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas