ÁREA DE MULHER Coceira no couro cabeludo – Principais causas e como aliviar o incômodo

Coceira no couro cabeludo – Principais causas e como aliviar o incômodo

Coceira no couro cabeludo pode ser um problema comum para muitas pessoas, mas nem por isso deve ser ignorada, já que pode indicar algo grave. Essa matéria Coceira no couro cabeludo – Principais causas e como aliviar o incômodo foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Tem o costume de coçar a cabeça com certa frequência e não sabe o que é? A coceira no couro cabeludo pode ser algo bastante comum, atingindo várias pessoas pelos mais variados motivos. Quando se é criança, coçar a cabeça já é tido como sinônimo de piolhos, mas na vida adulta esse incômodo pode ter várias outras causas, e provocar outros sintomas, como descamação, vermelhidão e irritação na região.

Entre as principais causas da coceira no couro cabeludo, podemos citar infecções fúngicas, caspa, alergias, micoses e até doenças graves, como câncer de pele, por exemplo. Sendo assim, a coceira na cabeça não deve ser ignorada. Por isso é sempre bom procurar um médico para identificar a real causa do problema e assim obter o tratamento mais adequado.

Portanto, hoje iremos entender melhor quais são as causas da coceira no couro cabeludo e como aliviar o incômodo em cada caso.

Coceira no couro cabeludo

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Women’s HealthW

Geralmente, quando falamos em coceira no couro cabeludo as pessoas sugerem duas causas principais: piolhos e caspas. E realmente, esses dois fatores causam esse incômodo. Mas a verdade é que a coceira no couro cabeludo pode indicar vários outros problemas, até mais sérios do que a caspa. Então, ao sentir o couro cabeludo coçar não ignore esse sintoma.

Além de a coceira ser um incômodo por si só, ela também pode acabar ferindo o couro cabeludo, agravando ainda mais o problema. Isso porque através das feridas, pode acabar causando infecções mais graves, uma vez que facilita a entrada de bactérias das unhas.

Mas, é possível aliviar a coceira e até mesmo tratar a causa. No entanto, para isso é preciso antes de mais nada identificar o que está causando essa coceira no couro cabeludo, e só quem pode fazer isso é um médico dermatologista.

Principais causas da coceira no couro cabeludo

Então, a seguir vamos conhecer as principais causas da coceira no couro cabeludo, começando pela mais comum:

Dermatite seborreica

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Vix

A dermatite seborreica é o que chamamos popularmente de caspa. Se trata de uma alteração da pele, que resulta na coceira, descamação e surgimento de manchas na pele, sendo um dos problemas mais comuns do couro cabeludo.

Até hoje não se sabe exatamente o que causa a caspa. No entanto, estudos já apontam uma relação entre a produção de sebo no couro cabeludo e uma infecção causada por fungos, geralmente ligada ao enfraquecimento do sistema imunológico ou a estresse. Não se tem uma cura definitiva do problema, e ele pode voltar ao longo da vida.

Mas, felizmente os sintomas podem ser controlados através do uso de shampoos próprios para o tratamento de caspa, à base de cetoconazol, ciclopiroxolamina, sulfato de selênio, ácido acetisalicílico e remédios com corticoides em casos de crise aguda. Além é claro da higienização correta da região.

Micose do couro cabeludo

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
iBahia

A Tinea capitis, conhecida como micose do couro cabeludo é uma infecção causada por fungos. Essa infecção tem como principal sintoma a coceira no couro cabeludo, mas também caspas e crostas amareladas na cabeça, bem como a queda de cabelo. Mas além isso, em alguns casos pode resultar também em ínguas doloridas no pescoço, como uma resposta do organismo para combater a infecção.

Sendo assim, por se tratar de uma micose de origem fúngica, ela pode ser transmitida para outras pessoas. Então, para evitar que isso aconteça, o ideal é evitar compartilhar objetos como pentes, tolhas ou chapéus com alguém que tenha a doença.

Nesse caso, o tratamento é feito por meio de remédios antifúngicos, como Terbinafina ou Griseofulvina. Mas também com o uso de shampoos que tenham em suas fórmulas antifúngicos, como Cetoconazol, por exemplo.

Pediculose

Coceira no couro cabeludo - Principais causas e como aliviar o incômodo

Coceira no couro cabeludo - Principais causas e como aliviar o incômodo

Area de Mulher
Tratamento natural

A chamada pediculose nada mais é do que uma infestação de piolhos, que pode causar intensa coceira no couro cabeludo. Esse problema é mais comum em crianças em idade escolar, no entanto também pode acontecer com adultos. Os piolhos podem ser facilmente passados para outras pessoas por meio do contato direto com o cabelo ou objetos como pentes, chapéus ou travesseiros de alguém que esteja com piolho.

Se for esse o caso, o tratamento consiste no uso de shampoo a base de Permetrina 5% para acabar com os piolhos, além de passar um pente fino regularmente para removê-los.

Alergias

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
All Things Hair

Algumas pessoas tem o couro cabeludo sensível, e o uso de alguns produtos cosméticos irritantes, como shampoos e condicionadores, produtos químicos, como tinturas ou até mesmo a exposição solar podem acabar causando alergias. Essas que por sua vez podem causar coceira, vermelhidão e descamação na região do couro cabeludo.

Nesse caso, a recomendação é procurar um médico especialista para confirmar se a causa da coceira é mesmo uma alergia, e se for, confirmar o que à causou. O tratamento de alergias nessa região, envolvem uso de corticoides, como hidrocortisona ou betametasona, remédios anti-histamínicos ou aplicação de cremes e pomadas para aliviar a alergia. Além é claro de interromper o uso do produto que causou a reação alérgica.

Urticária

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
L’OFFICIEL

Se trata de protuberâncias avermelhadas que causam coceira muito intensa e pode aparecer em qualquer parte da pele, inclusive no couro cabeludo. No entanto, as urticárias normalmente somem em algumas horas, causando um desconforto momentâneo. Contudo, se elas aparecerem indo e voltando por mais de 6 semanas, pode se tratar de um caso de urticária crônica, ou seja, de longa duração. Normalmente elas somem por conta própria, mas se durar muito tempo um médico deve ser consultado para indicar um tratamento eficaz.

Sarna

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Vix

A sarna é oriunda de um inseto chamado ácaro da coceira humana. Portanto, se esses insetos penetrarem o couro cabeludo pode causar intensa coceira, que é o principal sintoma da sarna. Mas não se trata de uma coceira comum, e sim de um incômodo muito intenso e agoniante. O diagnóstico de sarna deve ser feita por um dermatologista, que irá recomendar o tratamento, esse que só é feito a partir de receita médica.

Psoríase do couro cabeludo

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Costa Daher

A psoríase é uma doença de pele muito comum. No caso da psoríase do couro cabeludo, cerca de 50% das pessoas apresentam a condição em algum momento da vida. Ela é caracterizada por manchas avermelhadas na região, junto as descamação muito parecida com a caspa, escamas branco-prateadas e o couro cabeludo ressecado. Normalmente, ela vem acompanhada de coceira, que pode ser leve ou intensa. O tratamento é feito por meio de shampoos medicamentosos ou remédios receitados por um dermatologista, como pomadas específicas para psoríase.

Problema nervoso

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Lifestyle ao Minuto

A coceira no couro cabeludo de forma intensa e sem sinais de erupção cutânea pode ser um sintoma de problema nervoso, como neuropatia, por exemplo. Se trata de um problema ao longo de um nervo, causo por um dano, doença ou anormalidade no funcionamento do nervo. Entre as doenças que podem afetar os nervos dessa forma, estão a herpes e a diabetes. Nesse caso só um médico poderá diagnosticar a doença e recomendar um tratamento.

Câncer de pele

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Vix

No caso do câncer de pele se desenvolver no couro cabeludo, ele pode causar intensa coceira. Portanto, é muito importante consultar um médico o quanto antes, para identificar a causa. Se for mesmo câncer, quanto mais cedo for descoberto, maiores as chances de cura graças ao tratamento correto.

Como aliviar a coceira no couro cabeludo

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
All Things Hair

Independentemente da causa da coceira no couro cabeludo, e do tratamento específico, a principal forma de aliviar o incômodo e fazendo a lavagem correta da região.

Sendo assim, o indicado é lavar o cabelo regularmente, mas a quantidade de vezes irá depender do tipo de cabelo. Por exemplo, quem tem o couro cabeludo naturalmente oleoso, e fica um longo período sem lavar o cabelo, a tendência é que ele fique mais oleoso, favorecendo o aparecimento das caspas. Em contrapartida, quem tem cabelos secos e lava muitas vezes na semana, deixa os fios ressecados e mais propensos a coceira. Portanto o ideal é encontrar o equilíbrio de lavagens conforme o seu tipo de cabelo.

A lavagem do couro cabeludo também demanda certos cuidados. O ideal é usar um shampoo sem parabenos ou substâncias irritantes, aplicando diretamente no couro cabeludo e massageando suavemente com as pontas dos dedos. Assim, o produto irá descer naturalmente pelo comprimento do cabelo removendo todos os resíduos. Por fim, deve ser aplicado condicionador ou máscara hidratante, mas somente no comprimento do fio evitando o couro cabeludo.

Além disso, para que o tratamento seja bem sucedido, cuide para retirar bem o shampoo e condicionador após a lavagem para não sobrar nenhum resíduo no couro cabeludo. Também evite usar água muito quente na lavagem. E por último, mas não menos importante, diminua o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos que podem piorar a dermatite seborreica. Bem como situações de estresse.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Couro cabeludo sensível – Principais agravantes e como tratar o problema.

Fontes: Tua Saúde Derma Club L’OFFICIEL 

Imagens: Metrópoles Women’s Health Vix iBahia Tratamento Natural All Things Hair All Things Hair Costa Daher Vix L’OFFICIEL  Lifestyle ao Minuto Vix 

Essa matéria Coceira no couro cabeludo – Principais causas e como aliviar o incômodo foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas