Chocolate Quente – O que é, origem e 5 receitas para saborear

Chocolate quente é a típica bebida do inverno né?! Sendo assim, conheça sua origem e 5 receitas maravilhosas de dar água na boca.

Quando se fala de chocolate quente, a primeira coisa que vem em mente é a estação inverno né? Pois bem, por ser uma bebida quente, o chocolate quente é o para se tomar no inverno.

Mas afinal, de onde surgiu essa história de chocolate quente? A origem dessa bebida é bem antiga. Normalmente, dizem que foram os astecas no século XVI que tiveram essa ideia. Contudo, diferente dos padrões de hoje, a versão deles era bastante apimentada e amarga.

Portanto, não importa se você gosta de apreciar o chocolate quente com açúcar, pimenta, mais cremoso, mais ralo ou até mesmo coberto de queijo. O que importa é que essa bebida é capaz de te levar em uma viagem ao redor do mundo.

Sendo assim, na matéria de hoje vamos conhecer um pouco mais de como o chocolate quente é feito em certos lugares. Além disso, também vamos ensinar 5 receitas para você saborear essa deliciosa bebida.

Chocolate quente pelo mundo

Chocolate Quente no Equador

Conforme visto anteriormente, cada lugar do mundo tem sua própria característica do chocolate quente.

Desse modo, no Equador, inclui-se uma versão emblemática do chocolate quente. Ele é servido bem adocicado e, além disso, é coberto de queijo.

Portanto, se você for para Equador, não deixe de visitar o Cacao & Cacao Chocolate & Coffee Shops, que é uma pequena cafeteria. Além disso, ela serve chocolate quente na versão tradicional e contemporânea e, ás vezes, se faz de museu não oficial da história do chocolate quente.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Guia da Semana Chocolate Quente na Espanha

Para muitos espanhóis, café da manhã significa um chocolate bem cremoso. Além disso, um chocolate cremoso acompanhado com churros.

A história do chocolate quente na Espanha surgiu no começo do século 17 e, desse modo, se tornou uma das bebidas favoritas da aristocracia espanhola.

Sendo assim, uma dica especial é visitar a La Ramblas, uma das ruas principais de Barcelona. Pois lá você encontrará o mais rico e cremoso chocolate quente da Espanha.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Enjoy Zaragoza Chocolate Quente na Jamaica

No fim do século 17, Hans Sloane visitou a Jamaica e se apaixonou pelo método de fazer chocolate quente das ilhas caribenhas. Sendo assim, esse método envolvia a mistura de cacau puro moído com água quente.

Portanto, esse método atingiu uma reputação tão refinada que até ganhou apelido de “a bebida dos deuses”.

Contudo, Hans adicionou leite quente nesse método da Jamaica, e assim essa bebida foi introduzida para a aristocracia inglesa.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Baristo Chocolate Quente na Holanda

O cacau em pó foi primeiro produzido em massa na Holanda, em 1892. Sendo assim, a partir disso nasceram as famosas barras, ou seja, forma sólida do chocolate.

Além disso, uma loja autointitulada de “galeria do chocolate” é a Chocolátl, em Amsterdã.

Sendo assim, enquanto passeia pelo centro da cidade, não deixe de visitar esta loja e aproveitar o famoso chocolate quente de lá.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Destemperados Chocolate Quente no México

Um fato interessante é que o chocolate quente no México geralmente é vendido em blocos redondos ou hexagonais.

Dessa forma, ao comprar o bloco de chocolate quente, deve-se dissolvê-lo em água quente, leite ou creme. Em seguida, podem ser misturados e temperados com mais chocolate ou canela. Além disso, baunilha ou pimenta.

Portanto, o El Moro, churreria fundada em 1935, localiza-se na Cidade do México e contêm um dos melhores chocolates quentes do país. Sendo assim, coloque na sua lista de lugares para visitar.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Qual Viagem

5 Receitas de Chocolate Quente

A seguir, veremos alguns tipos de receita para te aquecer nos dias frios:

1. Chocolate Quente
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Produtos Finos

Ingredientes:

1 caixa de creme de leite; 3 colheres de chocolate em pó; 333 de uma caixa de leite condensado; 2 xícaras de leite; Canela em pó a gosto.

Modo de preparo:

Junte o creme de leite, o chocolate em pó e o leite condensado em uma panela em fogo médio mexendo até ferver; Em seguida, adicione o leite e a canela em pó a gosto; E assim, continue mexendo até ferver novamente. 2. Chocolate Quente Amargo
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Multi Receitas

Ingredientes:

1 litro de leite; 350 g de chocolate meio amargo; 50 g de chocolate em pó; 200 g de creme de leite; 25 g de amido; 2 g essência de baunilha.

Modo de preparo:

Derreta o chocolate meio amargo com o creme de leite no microondas por 2 minutos, em potência média, formando assim uma ganache; Ferva o leite com o chocolate em pó e o amido. Em seguida, junte com a ganache e deixe ferver por um minuto. Sendo assim, depois de fervido, é só servir. 3. Chocolate Quente com Pimenta Rosa
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Favo Móveis

Ingredientes:

1 litro de leite; 3 colheres de sopa de amido de milho; 1 xícara de chocolate em pó; 1 Xícara de açúcar; 1 colher de sopa de canela em pó; 1 caixa de creme de leite; ½ xícara de pimenta rosa.

Modo de preparo:

Leve ao fogo o leite, o açúcar e o chocolate; Quando ferver, junte o amido já dissolvido em meia xícara de água e a canela. Obs.: mexendo sempre para não granular; Deixe ferver e em seguida junte o creme de leite. Sendo assim, quando levantar fervura, desligue; Quando for servir, decore com pimenta rosa ou misture-a triturada ao chocolate. Desse modo, é só servir. 4. Chocolate Quente Cremoso
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Receita de Vovó

Ingredientes:

1 barra de 500g de chocolate ao leite; 1 caixinha de creme de leite (200g); 3 vezes a mesma medida de leite integral.

Modo de preparo:

Usar apenas a metade da barra de chocolate ao leite (250g). Desse modo, pique o chocolate e derreter em banho-maria; Quando estiver derretido, colocar o creme de leite e misturar ainda em banho-maria; Após ficar uma mistura homogênea, colocar o leite integral, mexer, tirar do banho-maria e deixar ferver. Depois é só servir. 5. Chocolate Quente Cremoso com Canela
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Lêaí

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de leite; 1 colher (sopa) de amido de milho; 3 colheres (sopa) de chocolate em pó; 4 colheres (sopa) de açúcar; 1 canela em pau; 1 caixinha de creme de leite.

Modo de preparo:

Em um liquidificador, bata o leite, o amido de milho, o chocolate em pó e o açúcar; Despeje a mistura em uma panela com a canela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até ferver; Desligue, adicione o creme de leite e mexa bem até obter uma mistura homogênea. Em seguida, retire a canela e sirva quente.

E então, gostou dessa matéria? Desse modo, confira também 15 receitas práticas e deliciosas para fazer ovo de páscoa.

Fontes: Blog Maria Chocolate, Catraca Livre, GShow, Tudo Gostoso

Imagens: Guia da SemanaEnjoy ZaragozaBaristoDestemperadosQual ViagemLêaíReceita de VovóFavo MóveisMulti ReceitasProdutos Finos, Pinterest

Essa matéria Chocolate Quente – O que é, origem e 5 receitas para saborear foi criada pelo site Área de Mulher.