ÁREA DE MULHER Chás para TPM – 5 receitas para aliviar os sintomas + TPM e rotina

Chás para TPM – 5 receitas para aliviar os sintomas + TPM e rotina

Os chás são ótimos remédios naturais para amenizar os desconfortos da TPM, além de terem efeito relaxante, também trazem alívio ás dores. Essa matéria Chás para TPM – 5 receitas para aliviar os sintomas + TPM e rotina foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Cólica, irritabilidade, estresse, inchaço, melancolia, etc. Sintomas já conhecidos pela mulherada que sofre com os efeitos da TPM todo mês. Todavia, existe uma opção prática e natural para amenizar tais desconfortos: os chás para TPM.

Utilizar as propriedades medicinais de ervas e raízes em chás já é uma prática milenar para aliviar dores e mal estar, como os sintomas da TPM. A propósito, muitos dos chás usados para aliviar esses sintomas têm comprovação científica.

Basicamente, a TPM é fruto das mudanças hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual, causando alterações no humor e trazendo desconfortos durante o período pré-menstrual.

Do mesmo modo, os sintomas da TPM também são um reflexo de como você tem tratado o seu corpo no dia a dia. Por isso, adaptar os hábitos diários para um estilo mais saudável pode causar uma notável melhora dos sintomas pré-menstruais.

Receitas de chás para TPM

Antes de mais nada, uma boa dica para os chás é usar ervas frescas ou desidratadas. Dessa forma é possível usufruir de suas propriedades de forma mais apurada. Confira abaixo as principais receitas de chás para TPM:

Chás para TPM

Chás para TPM

Area de Mulher
Fonte: Só Delas

1. Chás de camomila com dente-de-leão

Em primeiro lugar, a camomila tem propriedades relaxantes e, por isso, ameniza a irritabilidade e as cólicas. Já o dente-de-leão é anti-inflamatório e diurético, portanto serve para diminuir o inchaço típico do período pré-menstrual. Quanto à quantidade que se deve tomar, 300 ml de manhã e, em seguida, de tarde já é suficiente para amenizar o desconforto da TPM.

Ingredientes:

300 ml de  água; 1 colher de sopa de camomila; 1 colher de sopa de dente-de-leão.

Modo de preparo:

Ferva a água e deposite em uma xícara. Em seguida, adicione a camomila e o dente-de-leão, deixe tampado por cerca de 10 minutos e coe.

2. Chás de camomila com orégano

Chás para TPM

Chás para TPM

Area de Mulher
Fonte: Tua Saúde

Em segundo lugar, o chá de orégano tem ação anti-inflamatória e, somado a camomila, ajuda a amenizar o desconforto das cólicas. Além disso, o orégano tem propriedades antioxidantes, o que ajuda a suavizar os danos que o estresse, típico do período pré-menstrual, causa ao nosso corpo.

Ingredientes:

300 ml de água; 1 colher de sopa de orégano; 1 colher de sopa de camomila.

Modo de preparo:

Aqueça a água até começar a formar bolhinhas no fundo da panela, mas não deixe ferver. Em seguida, tire do fogo e adicione a camomila e o orégano. Deixe tampado por cerca de 5 minutos e coe.

3. Chás com limão, manjericão e transagem

Essa receita de chá para TPM tem o intuito de aliviar a cólica, a tontura, irritabilidade e dor de cabeça. Os ingredientes podem ser utilizados à gosto na infusão do chá, basta ferver por 2 minutos e coar depois.

Ingredientes:

Transagem; Cascas de limão; Folhas de manjericão.

4. Chás para TPM com limão, tangerina e anis-estrelado

Chás para TPM

Chás para TPM

Area de Mulher
Fonte: Sempre Vida

Primordialmente, essa receita de chá para TPM serve para aliviar sintomas como a melancolia, dor nas pernas, dor de cabeça e cólicas. Ademais, devem ser utilizadas cerca de 5 cm das cascas do limão e da tangerina. Para preparar, basta ferver a infusão por 2 minutos e coar depois.

Ingredientes:

Cascas de limão; Cascas de tangerina; Anis-estrelado.

5. Chás para TPM com artemísia e alfavaca

Por fim, essa receita é para ciclos menstruais irregulares, sensação de fraqueza e baixa imunidade provenientes do período da TPM. Os ingredientes dessa infusão também podem ser medidos a gosto. Da mesma forma, basta ferver por 2 minutos e coar depois.

Ingredientes:

Artemísia; Cravo; Canela; Alfavaca.

Ademais, além dos chás para TPM, existem outras opções para aliviar os sintomas e desconfortos pré-menstruais como:

Utilizar uma compressa de água quente sobre a área inferior do abdômen; Acupuntura; Homeopatia.

A TPM e sua ligação com a rotina

Mulher praticando exercício físico

Mulher praticando exercício físico

Area de Mulher
Fonte: A Mente É Maravilhosa

Geralmente, o ciclo menstrual regular dura 28 dias, os 10 dias anteriores ao início do ciclo são caracterizados pela tensão pré-menstrual, ou seja, a TPM. O que gera essa tensão é a queda dos níveis de estrógeno, o hormônio regulador do bem estar, que ocorre no meio do ciclo. Certamente, essa alteração hormonal ocasiona os desconfortos característicos da TPM.

Portanto, sim, os sintomas da TPM estão ligados às diversas alterações hormonais durante o ciclo menstrual e podem ser amenizados com chás. No entanto, existem outros fatores relacionados ao mal estar durante o período pré-menstrual. Fatores como sua alimentação diária, a quantidade e a frequência em que você faz exercício físico e seus hábitos de autocuidado e descanso.

Em conclusão, tudo isso influencia no seu estado durante a TPM. Por isso, o período pré-menstrual merece sua atenção, pois é um momento propício para ouvir o seu corpo e sua mente e entender do que estão precisando. A partir daí, é possível reconhecer o que deve ser melhorado na sua rotina, a fim de gerar hábitos diários mais saudáveis.

Gostou de aprender essas receitas de chás para TPM? Então confira também outros tipos de remédios caseiros para cólica.

Fonte: Catraca Livre, Verônica Laino, Personare.

Imagens: Luz da Serra, A Mente É Maravilhosa, Sempre Vida, Só Delas, Tua Saúde.

Essa matéria Chás para TPM – 5 receitas para aliviar os sintomas + TPM e rotina foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas