Chás para descer a menstruação – 6 chás para acabar com a agonia

Ao invés de sofrer parada, uma opção são os chás para descer a menstruação. Alguns acreditam, que funciona até para menstruação atrasada.

Os motivos para a menstruação atrasar são incontáveis. Podem atrasar por alterações nos hormônios ou até mesmo pelo excesso da ingestão de certos alimentos. Além disso, podem ser causadas por problemas de tireoide ou o início de uma gravidez. Portanto, para que essa agonia passe, existe a história que alguns chás para descer a menstruação funcionam.

Contudo, preste bem atenção: qualquer um destes chás indicados podem provocar aborto ou malformação do feto. Sendo assim, antes de tomar estes chás para descer a menstruação, é importante que seja feito um teste de gravidez.

Portanto, após ter a certeza de que não está gravida, o consumo destes chás podem ser feitos. Entretanto, saiba que esses chás são apenas para aliviar a agonia, que é de não menstruar no tempo esperado.

Dessa forma, vamos conhecer alguns chás para descer a menstruação, começando pelo mais famoso, o chá de canela. Então vamos lá!

O chá de canela funciona para menstruação atrasada?

Ainda não existem pesquisas de que o chá de canela funciona para a menstruação atrasada, embora seja popularmente conhecido com essa funcionalidade.

A Cinnamomum zeylanicum, espécie utilizada para preparar o chá de canela, é usada com a finalidade de reduzir o fluxo menstrual e aliviar as cólicas menstruais. Contudo, não houveram pesquisas que comprovam que esta espécia atua no útero, com objetivo de provocar a sua contração e assim, favorecer a menstruação.

Ou seja, o efeito que possui no chá de canela é em relação aos incômodos provocados pela menstruação. Isso porque este chá é capaz de aumentar a endorfina e diminuir as prostaglandinas, além de melhorar a circulação sanguínea. Por isso, é uma bebida que alivia sintomas de TPM.

Além disso, foi comprovado que o consumo do chá de canela diminui as contrações uterinas na dismenorreia e evita as contrações durante a gravidez. Claro que esse consumo deve ser feito em quantidades ideais e recomendadas para atingir esse objetivo.

Se o consumo não for feito em quantidades ideias, e assim se tornar em um consumo excessivo, o seu fígado pode correr perigo. Isso porque a canela, em forma de óleo essencial, tem componentes que podem ser prejudiciais para esse órgão do corpo humano.

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Mundo Boa Forma

Como fazer o chá de canela

Se o seu objetivo é melhorar a digestão e a sensação de bem-estar, o ideal deve ser o preparo e consumo do chá de canela. Seu preparo é fácil e rápido, e é preciso dos seguintes ingredientes:

Ingredientes:

1 canela em pau; 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Colocar um pau de canela em uma panela com água e deixar ferver durante cerca de 5 minutos; Depois, deve-se deixar esfriar, retirar a canela e beber em seguida; Obs.: o adoçante é de escolha pessoal. Então se quiser, pode adoçar a gosto.
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Dicas de Treino

Em conclusão, o uso do chá de canela continua sendo popular com finalidade de descer a menstruação, mesmo que não existam comprovações científicas. No entanto, para favorecer a menstruação, pode-se fazer uso de outros chás que são comprovados de que promovem alterações uterinas e que realmente podem acelerar a menstruação.

Sendo assim, a seguir vamos listar alguns chás com esta finalidade.

5 chás para descer a menstruação

1. Chá de Agoniada
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Tua Saúde

O chá de agoniada é muito indicado para regular o ciclo menstrual, pois é a partir dele que os hormônios são estimulados. Assim como os outros, ele também é um chá com finalidade de diminuir a dor e desconfortos comuns na TPM.

Além disto, este chá traz sensação de alívio para mulher quando a menstruação está atrasada, pois possui componentes que agem em parceria para aliviar a ansiedade.

Ingredientes:

5 g de flores de agoniada; 500 mL de água.

Modo de preparo:

Colocar a água para ferver e depois disto, deve-se adicionar as flores de agoniada; Deixar esfriar. Em seguida, coe e beba cerca de 2 a 3 xícaras do chá por dia, até a menstruação descer. 2. Chá de Angélica
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Magia do Grão

O chá de Angélica é composto por uma planta medicinal que favorece a motilidade uterina, assim fazendo com que a menstruação se regule. Desse modo, também é uma das opções de chás para a menstruação descer.

Ingredientes:

10 g de raiz de angélica; 500 mL de água.

Modo de preparo:

Coloque a água para ferver e depois de fervida, adicione a raiz de planta angélica; A seguir, coe e beba o chá 3 vezes por dia. 3. Chá de Gengibre
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Click Bahia

O gengibre é outro componente que pode ser usado no chá para estimular a menstruação. Isso porque o gengibre aumenta as contrações uterinas.

Além disso, ele é muito utilizado para melhorar resfriados, gripes e náuseas, pois é a raiz de uma planta medicinal com propriedades anti-infamatórias e antioxidante.

Ingredientes:

5 cm de gengibre picado; 1 pedaço pequeno de canela; 1 litro de água.

Modo de preparo:

Deve-se ferver a água e depois acrescentar a canela e o gengibre; Sendo assim, deixar descansar por 15 minutos, coe e tome 2 xícaras por dia, até a menstruação descer. 4. Chá de Salsa
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
NIT

A salsa é uma opção de planta para se colocar no chá com finalidade de estimular a regulação do período menstrual. Isso porque a salsa é uma planta medicinal que pode ser usada para tratar a amenorreia, que é a condição da ausência da menstruação.

Ingredientes:

20 g de salsa fresca picada; 2 litros de água.

Modo de preparo:

Colocar a salsa picada dentro de uma panela com água e deixar ferver, depois esperar esfriar por 20 minutos; Em seguida, deve-se coar e beber o chá até 3 vezes por dia. 5. Chá de Arruda
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Public Domain Pictures

Por mais que o chá de arruda seja ótimo para fazer a menstruação descer, é preciso ter muito cuidado. Isso porque a erva arruda possui propriedades abortivas, e assim deve ser tomada de forma controlada.

Ingredientes:

1 punhado de arruda fresca; 1 litro de água.

Modo de preparo:

Basta ferver a arruda na água e depois disto, deve manter tampado, em infusão por 30 minutos. Desse modo, coe e beba 3 a 4 xícaras ao dia sem adoçar. 6. Chá de Camomila
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
InfoEscola

A camomila contem componentes em sua composição que tem propriedades anti-flamatórias, relaxantes e analgésicas. Sendo assim, ela ajuda a diminuir tanto as dores que surgem durante os dias de menstruação, quanto as dores que sentem depois dos dias em vermelho.

Além disso, vale destacar que a camomila é bastante benéfica para problemas estomacais.

Ingredientes:

1 colher de chá de flores e folhas secas de camomila; ½ litro de água.

Modo de preparo:

Colocar a água no fogo dentro de uma panela e quando ferver, adicionar à camomila ao recipiente; Logo depois, abafar durante 15 minutos e então coar; Portanto, você pode tomar até 3 copos diariamente para obter melhores resultados.

Desse modo, agora que você sabe os chás para descer a menstruação, saiba também alguns chás para ansiedade.

Fontes: Tua Saúde, Bonde

Imagens: Mundo Boa FormaDicas de Treino, Tua SaúdeMagia do GrãoClick Bahia, NITPublic Domain Pictures, InfoEscolaVemat

Essa matéria Chás para descer a menstruação – 6 chás para acabar com a agonia foi criada pelo site Área de Mulher.