ÁREA DE MULHER Chás para acalmar, aliviar o estresse, ansiedade e tratar a insônia

Chás para acalmar, aliviar o estresse, ansiedade e tratar a insônia

Chás para acalmar são feitos de plantas ou ervas com propriedades tranquilizantes de anti-estresse, facilitando o sono e o relaxamento. Essa matéria Chás para acalmar, aliviar o estresse, ansiedade e tratar a insônia foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Insônia, ansiedade e estresse são malefícios que boa parte da população mundial sofre ou sofreu algum dia. Sendo assim, muitos estudos na área foram desenvolvidos e existem tratamentos com psicólogos, psiquiatras, otorrinolaringologistas, neurologistas, entre outras especialidades médicas para resolver estes problemas. Contudo, chás para acalmar também são válidos para tratar estes problemas, desde que você consulte seu médico para isso.

Os chás calmantes são feitos de plantas e ervas medicinais e possuem propriedades tranquilizantes que auxiliam nos problemas de estresse. Como resultado, os chás para acalmar são bastante procurados pelas pessoas por ser uma opção natural e simples para ajudar no tratamento.

Estes chás geralmente atuam diretamente no sistema nervoso central, por isso a indicação é que sejam consumidos no mínimo 30 minutos antes de dormir, garantindo assim um efeito relaxante poderoso. Dentre as opções há a camomila, flor de maracujá, erva-cidreira e vários outros que vão te ajudar a cair no sono, acalmar e saciar a ansiedade.

Abaixo você confere 9 receitas deles:

Confira 9 tipos de chás para acalmar

1. Chá de camomila

Chás para acalmar

Chás para acalmar

Area de Mulher
Foto: Howto

O chá de camomila é um melhores chás para acalmar, geralmente utilizado em situações de estresse e insônia. Segundo alguns estudos, a planta camomila possui propriedades sedativas, dessa forma ajuda a induzir o sono. Aliada à hortelã, pode se tornar um poderoso chá nutritivo e altamente relaxante, pois são fontes de vitaminas A e do complexo B. Assim então, juntas, elas atuam como antioxidantes no corpo, potencializando ainda mais o tratamento contra o estresse e a ansiedade.

Para fazer o chá, você vai precisar ferver meio litro de água para 1 (uma) xícara de café com flores de camomila secas. Em primeiro lugar você ferve, depois adiciona as flores e deixe descansar por cerca de quinze minutos, e está pronto o seu chá calmante!

2. Chá de valeriana

Chás para acalmar

Chás para acalmar

Area de Mulher
Foto: iStock

Se você tem o costume de acordar frequentemente durante o sono, esse chá foi feito para você. Também conhecida como erva-dos-gatos, o chá de valeriana tem ação calmante e estimula o sono, indicada para pessoas com problemas de agitação, fobia ou ansiedade. De acordo com estudos, a valeriana libera substâncias que aumentam a quantidade de GABA, um neurotransmissor responsável por tranquilizar o sistema nervoso, logo, ajudando a relaxar o corpo.

Nesse sentido, os benefícios não param por aí: se o seu problema são cólicas, os chás para acalmar de valeriana se consumido com frequência pode evitar as dores menstruais.

Por fim, as medidas para o chá calmante são: 1 colher de sopa da raiz de valeriana para cada meio litro de água fervente. Após coar já está pronto para servir.

3. Chás para acalmar: Chá de erva-cidreira

Chás para acalmar

Chás para acalmar

Area de Mulher
Foto: Dicas de Mulher

Similarmente à camomila, o chá calmante feito da erva-cidreira é indicado para pessoas que possuem perturbações do sono, nervosismo e ansiedade. Esta erva é rica em polifenóis, terpenos, taninos, flavonoides, ácido rosmarínico e ácido cafeico e se destaca pela ação antioxidante.

Também chamada de melissa, o chá de erva-cidreira tem as seguintes medidas: para cada 1 (um) litro de água, 2 (duas) xícaras de chá de hortelã picada, 5 (cinco) folhas de erva-cidreira e açúcar a gosto. Ferva tudo em uma panela, coe e sirva.

4. Chá de passiflora ou flor do maracujá

Chás para acalmar

Chás para acalmar

Area de Mulher
Foto: Quais Benefícios

O chá da flor de maracujá, também conhecido por chá de passiflora é rico em flavonoides, com a finalidade de ter ação relaxante no sistema nervoso, ajudando a tratar estresse e ansiedade. Assim como o suco de maracujá, o chá feito da planta tem efeito calmante, não é à toa que quando alguém está nervoso há o ditado popular “toma um chá de maracujá que passa”.

Para consumir, a receita é a seguinte: em uma xícara de água fervente adicione 2 (duas) colheres de chá de passiflora seca e deixe repousar por 10 (dez) minutos. Feito isso, coe e já pode beber.

5. Chá de alface

Chás para acalmar

Chás para acalmar

Area de Mulher
Foto: Tudo Ela

Pode surpreender muitos, mas o chá de alface é perfeito para bebês com mais de seis meses relaxarem, podendo ser usado também na gravidez. Ele tem efeito sedativo, ao passo que acalma os ânimos, sendo um dos melhores chás para acalmar. Seu modo de preparo é bem fácil, basta ferver cerca de 200ml de água com 7 (sete) folhas de alfaces, após isso coe, espere esfriar e já pode beber.

6. Chás para acalmar: Chá de alecrim

Chás para acalmar

Chás para acalmar

Area de Mulher
Foto: Agência CH

O alecrim é uma poderosa erva aromática utilizada para temperos e drinks, mas que também é rica em vitaminas A, C, fibras, cálcio e potássio. Ele atua em nosso sistema nervoso como uma espécie de antidepressivo, de tal forma que afasta o estresse, ansiedade e cansaço.

Para consumir este chá acalmante, ferva 1 (um) litro de água, adicione folhas de alecrim a gosto e deixe que ele ferva por mais cinco minutos. Depois é só coar, beber o chá e relaxar!

7. Chá de erva de São-João ou Hipericão

Chás para acalmar

Chás para acalmar

Area de Mulher
Foto: iStock

Erva-de-São-João ou Hipericão é uma planta que possui substâncias como a hipericina e a hiperforina, atuantes no sistema nervoso central, com efeito calmante e de relaxamento. Assim sendo, o chá feito dessa planta é utilizado em tratamentos de depressão, ansiedade e insônia. Além disso, pode ser utilizada em forma de compressa para tratar dores musculares e reumatismo.

Seu preparo é bem fácil, basta misturar 3g da erva em 250ml de água fervente, coar e deixar esfriar por alguns minutos e está pronta para beber. Seu consumo é preferencial após as refeições, sendo ingerido três vezes ao dia.

8. Chás para acalmar: Chá de tília

Chás para acalmar

Chás para acalmar

Area de Mulher
Foto: Freepik

Também chamada de tejo, teja e texa, a Tília possui propriedades calmantes, bem como auxiliando no tratamento de distúrbios do sistema nervoso de estresse e ansiedade a histeria.

Em água fervente, só adicionar 5 (cinco) flores e folhas secas de tília em 150ml de água fervente. Feito isso, tampe e deixe repousar por alguns minutos, depois coe e já pode ingerir entre duas e quatro vezes ao dia.

9. Chá de alfazema ou lavanda

Chás para acalmar

Chás para acalmar

Area de Mulher
Foto: A Folha do Vale

A lavanda não tem só o aroma de benefício. Em outras palavras, o chá feito dessa planta auxilia quem tem problemas com insônia, estresse e dores de cabeça. Isso se dá por suas propriedades que ajudam a relaxar os músculos e até a mente.

Para consumir, o preparo é feito através da infusão com folhas da planta e, logo após, peneirar antes de beber. Para potencializar o efeito, basta acrescentar camomila e gotas de limão.

Fontes: Tua Saúde, Tua Saúde, Conquiste Sua Vida.

Imagens: Howto, iStock, Dicas de Mulher, Quais Benefícios, Tudo Ela, Casa Jardim Decor, Agência CH, iStock, Freepik, A Folha do Vale, Portal Maratimba.

Essa matéria Chás para acalmar, aliviar o estresse, ansiedade e tratar a insônia foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas