Chá preto, o que é? Propriedades e benefícios para a saúde

O chá preto é derivado da mesma planta que o chá verde e o branco, porém obtido em um processo distinto que oferece a ele vários benefícios. Essa matéria Chá preto, o que é? Propriedades e benefícios para a saúde foi criada pelo site Área de Mulher.

Derivado da Camellia sinesis, a mesma planta que origina o chá verde e o chá branco, o chá preto é uma bebida muito conhecida devido aos seus benefícios para a saúde. Entre eles, o emagrecimento, controle da diabetes, melhora do humor e digestão, prevenção de doenças, entre outros.

Embora o nome sugira uma bebida preta, o chá preto não tem essa coloração, mas sim um tom marrom avermelhado. O diferencial desse chá é a sua quantidade de cafeína, o que ajuda na energização do organismo. Contudo, o consumo em excesso pode agravar problemas com insônia.

No entanto, estamos falando de uma bebida rica em nutrientes importantes, que melhoram consideravelmente o funcionamento do organismo em geral. Sendo assim, hoje iremos conhecer mais sobre o chá preto, como é feito e quais os seus benefícios para a saúde.

O que é o chá preto

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Tea Road

Como dito anteriormente, o chá preto é derivado da mesma planta que origina o chá verde e o chá branco. Contudo, o que diferencia os três é a sua elaboração, tratamento das folhas e processo de obtenção. Enquanto o chá verde é feito a partir das folhas jovens da Camellia sinesis, o chá preto é obtido a partir dos brotos e folhas mais velhas da planta.

No caso do chá preto, a erva é colhida e submetida a um processo de murchar, que varia entre 12 e 20 horas. Depois segue para a fase de oxidação, a qual as folhas entram em contato com o oxigênio, e são produzidas os polifenóis que dão a cor e o sabor da bebida. Em seguida vem a fermentação, que é um processo mais longo que os demais, e por isso a ação antioxidante desse chá é menor do que os outros. Mas em compensação, tem uma maior quantidade de cafeína.

A  bebida feita a partir dessas ervas, é muito suave, com notas de defumado, cacau, madeira e tabaco. Em alguns casos, apresentam sabores como cranberry e hibisco, que trazem complementos florais a bebida, sempre em combinações equilibradas.

Crescimento do cabelo – 10 dicas para fortificar e fazer crescer mais rápido

×

Propriedades nutritivas

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Chá Benefícios

Então, a partir do seu processo de obtenção, o chá preto apresenta uma série de propriedades nutritivas. A começar pela grande quantidade de cafeína, uma substância rica em propriedade excitantes e que estimula o cérebro. Além disso, a cafeína na ajuda na digestão e tem ação termogênica, o que ajuda muito no processo de emagrecimento e queima de gordura.

O chá preto também é rico em flavonoides, propriedades antioxidantes que contribuem para a prevenção de doenças cardiovasculares, uma vez que diminuem a oxidação do colesterol ruim. No entanto, o chá preto apresenta uma quantidade inferior de polifenóis em comparação aos outros chás derivados da mesma planta.

Outra propriedade benéfica da bebida, é a L-teanina, um aminoácido que aumenta os níveis de dopamina e serotonina do organismo. Ambos neurotransmissores relacionados a sensação de bem-estar e relaxamento.

Benefícios do chá preto

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Um Como

Com todas essas propriedades nutritivas, o chá preto é uma bebida repleta em benefícios que iremos conhecer a seguir.

Contribui para o emagrecimento

Devido a alta concentração de cafeína e polifenóis, o chá preto é uma ótima opção para quem deseja emagrecer. Isso porque a cafeína acelera o metabolismo e a queima de gordura, ao mesmo tempo em que os polifenóis diminuem o apetite. Além de ter ação termogênica, que oxida as gorduras. Contudo, é importante lembrar que apenas a bebida não faz milagres, ela ajuda no processo de emagrecimento, aliada a uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas.

Melhora o humor

Isso mesmo, o chá preto aumenta os níveis de neurotransmissores ligados a sensação de bem-estar e relaxamento. Isso graças a L-teanina que atua no cérebro aumentando os níveis de gamaaminobutírico, dopamina e serotonina. Inclusive, pode ser usado por pessoas em tratamento de depressão.

Previne doenças cardiovasculares

Como os polifenóis presentes no chá preto inibem a oxidação do colesterol ruim, ele ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, causadas pelo congestionamento das artérias. Além de que a cafeína ajuda na dilatação coronária, o que contribui para uma melhora na saúde do coração, prevenindo até ataques cardíacos.

Protege o cérebro

Os polifenóis presentes na bebida, ajudam a neutralizar o estresse causado pelos radicais livres e inflamações. Desse modo, ajuda a proteger o cérebro. Aliás, o chá preto ajuda a prevenir doenças neurodegenerativas em idosos, como Alzheimer e Parkinson. Além de que a cafeína ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo cerebral, o que estimula a atenção e a concentração.

Previne o câncer

Como o chá preto conta com uma grande concentração de catequinas, a bebida pode ajudar a prevenir e combater o câncer. Além dos polifenóis que também possuem ação antioxidante, e assim ajudam a combater os radicais livres que podem influenciar o desenvolvimento do câncer.

Fortalece a imunidade

O chá preto é muito benéfico à saúde do sistema digestivo, devido a grande concentração de taninos. Além disso, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, combatendo vírus causadores de doenças como gripe, disenteria e hepatite. Sem contar que a bebida tem ação antibacteriana.

Efeito estimulante

Não é por acaso que mutias pessoas tomam chá preto para ter mais energia durante o dia e se livrar da sensação de cansaço e sonolência. Isso porque a cafeína funciona como um estimulante, e pode substituir até o café. Sem contar a presença de teofilina, uma substância que ajuda a estimular o sistema respiratório e cardiovascular, os rins e manter o organismo saudável e cheio de energia.

Previne o envelhecimento precoce

Como o chá preto é repleto de antioxidantes que atuam sobre as células, eles inibem a sua oxidação excessiva. Desse modo, contribui para uma melhor oxigenação celular, o que faz com que as células permaneçam saudáveis por mais tempo.

Melhora a digestão

Como suas propriedades atuam diretamente sobre o sistema digestório, o chá preto é muito indicado para melhorar a digestão e purificar o organismo. Especialmente naqueles dias de excesso.

Controla a diabetes

Por ter ação hipoglicemiante, o chá preto é muito eficaz para controlar a diabetes. Isso porque ele tem efeito regenerativo sobre as células pancreáticas. Desse modo, ele ajuda no tratamento de diabetes e pré-diabetes.

Aumenta as chances de engravidar

Para quem deseja engravidar, o chá preto pode aumentar as chances, ainda quando ingerido durante o ciclo menstrual. Nesse caso, o ideal é consumir até 2 xícaras do chá diariamente.

Melhora a aparência da pele

O chá preto pode ser muito eficaz no combate da acne e oleosidade na pele. Assim, o recomendado é aplicar uma quantidade do chá sobre a região afetada com um algodão. Deixe agir por alguns minutos e em seguida enxágue a pele.

Consumo

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Food Connection

O chá preto pode ser ingerido quente ou frio, preferencialmente nos intervalos entre as refeições. O recomendado é a ingestão de no máximo três xícaras da bebida ao dia.

Evite beber o chá durante as refeições, isso porque algumas substâncias podem comprometer a absorção de determinados nutrientes, como o ferro, por exemplo. Também não é indicado tomar o chá à noite devido a quantidade de cafeína, que pode atrapalhar o sono. No caso de quem sofre de insônia, o recomendo á tomar o chá no máximo até 17:00, e não mais de suas xícaras ao dia.

O seu preparo é muito simples. A medida é para cada litro de água, adicionar duas colheres de sopa de chá. Com a água fervendo, adicione a erva e abafe a bebida para infusão por 5 minutos. Por fim é só coar e tomar. No caso de quem deseja emagrecer, não é recomendado adoçar a bebida.

Ressalvas

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Lifestyle ao Minuto

Embora tenha vários benefícios para a saúde, o consumo desse chá deve ser evitado por mulheres gestantes e lactantes, além de crianças com menos de 12 anos. Além disso, pessoas que sofrem de hipertensão, úlceras gástricas, insônia deve ficar atentos a ingestão em excesso dessa bebida. O mais indicado é consultar um médico antes do consumo.

Isso porque as altas concentrações de cafeína pode resultar no aumento da pressão arterial, desordens gástricas, ansiedade, dores de cabeça, agitação excessiva e insônia. Em em casos mais graves, o consumo exagerado da planta Camellia sinensis pode ser tóxica ao sistema nervoso, e causar convulsões, delírios e taquicardia.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também os benefícios do chá de jasmim.

Fontes: Famiglia Valduga Tua Saúde Minha Vida

Imagem destacada: Dicas de Mulher

Imagens: Tea Road Chá Benefícios Um Como Food Connection Lifestyle ao Minuto

Essa matéria Chá preto, o que é? Propriedades e benefícios para a saúde foi criada pelo site Área de Mulher.