Chá para cólica menstrual – 9 chás para acabar com a sua cólica

Além de medicamentos que amenizam a dor, existem também outros meios naturais. Clique aqui e confira os tipos de chá para cólica menstrual.

Quem sofre com cólicas fortes durante o período menstrual precisa recorrer a medicamentos para esse sintoma aliviar. Mas você sabia que, além das opções farmacológicas, também é possível apostar em chás para ficar livre da dor? Desse modo, os chás com ação analgésica e anti-espasmódicas sãos os mais indicados para combater a cólica menstrual. Bons exemplos de chá para cólica menstrual são: lavanda, gengibre e calêndula.

Contudo, além de tomar um destes chás, deve-se evitar o excesso de doces e salgados, colocar compressas de água morna sobre o abdômen, e a ingestão de alguns alimentos. Como cafeína, chocolate, chá e coca-cola, que também são ótimas opções para diminuir a dor e o desconforto que as cólicas menstruais provocam.

Sendo assim, na matéria de hoje iremos mostrar o modo de preparo de 9 chás e falar seus benefícios para a cólica menstrual. Então pegue o papel e uma caneta e vamos lá!

9 chás para cólica menstrual

Chá de Lavanda
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Tudo Ela

Uma excelente solução caseira para cólicas menstruais é o cataplasma de alfazema, pois esta planta medicinal é estimulante da circulação periférica. Sendo assim, veja a seguir como fazê-lo.

Ingredientes:

50 g de folhas de lavanda 1 litro de água

Modo de preparo:

Colocar as folhas de alfazema na água e deixar ferver. Em seguida, deixar esfriar, retirar as folhas e então, aplicá-las sobre o abdômen cerca de 2 a 3 vezes por dia.

Chá de Folhas de Mangueira
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Mercado Livre

O chá das folhas de mangueira é um chá para cólica menstrual, pois possui propriedades anti-espasmódicas, assim sendo útil para amenizar as cólicas.

Ingredientes:

20 gramas de folhas da mangueira 1 litro de água fervente

Modo de preparo:

Coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por 5 minutos. Tape e deixe amornar. Em seguida, coe e, para adoçar este chá, adicione 1 colher de chá de mel de abelhas, por xícara. Contudo, essa adição deve acontecer apenas no momento de beber, e não no litro todo de chá.

Desse modo, para que a cólica fique menos intensa, de forma natural, este chá deve ser tomado 4 vezes por dia. Além disso, deve ser tomado nos dois dias que antecedem a descida da menstruação e no primeiro dia da menstruação.

Chá de Agnocasto
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Tua Saúde

O chá de agnocasto é outro chá para cólica menstrual. Pois possui propriedades sedativas e antiespasmódicas que ajudam a equilibrar os níveis hormonais, sendo eficaz não só no alívio das cólicas, mas também de outros sintomas relacionados a menstruação, como espinhas. Além disso, ajuda na TPM e nas irregularidades no ciclo menstrual.

Desse modo, a seguir vamos aprender como fazer.

Ingredientes:

1 colher de sopa de agnocasto 200 ml de água fervente

Modo de preparo:

Juntar os ingredientes e deixar repousar durante cerca de 15 minutos. Em seguida, coar e beber 2 a 4 vezes por dia.

Contudo, deve-se ter cuidado ao administrar as doses do chá, pois altas dosagens podem provocar problemas intestinais.

Chá de Alfavaca
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Portal Avôvó

Outro chá para cólicas menstruais é o chá de alfavaca, pois possui propriedades relaxantes e anti-espasmódicas que aliviam as dores causadas pelas cólicas.

Portanto, veja a seguir como é preparado.

Ingredientes:

1 colher (de sopa) de alfavaca 500 ml de água

Modo de preparo:

Colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver durante alguns minutos. Em seguida, deixe esfriar e beba.

Sendo assim, deve-se beber este chá de 6 em 6 horas, contudo, sem açúcar. Pois o açúcar pode piorar as cólicas menstruais.

Chá de Artemísia
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Remédio Caseiro

Um ótimo remédio caseiro para acabar com as cólicas é o chá de artemísia, pois tem ação antiespasmódica que diminui a dor e o desconforto abdominal, causado pelas cólicas intestinais ou menstruais.

Desse modo, vamos aprender como é preparado.

Ingredientes:

1 colher (de sopa) de folhas de artemísia 1 xícara de água fervente

Modo de preparo:

Juntar os ingredientes e deixar repousar durante cerca de 5 minutos. Depois tapar, deixar esfriar e beber 2 a 3 xícaras por dia.

Além disso, para aumentar o efeito deste chá, a mulher pode colocar um saco de água morna sobre a barriga e deitar-se de lado.

Chá de Gengibre
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: BodyFarma Nutrition

O gengibre é muito conhecido pela sua ação detox, tanto que é um dos ingredientes principais para sucos, chás e sopas com essa utilidade. No entanto, o que muita gente não sabe é que ele também pode ser um chá para cólica menstrual, pois aliviar dores em geral, seja em forma de chá ou até mesmo através de uma massagem feita com seu óleo.

Portanto, veja abaixo seu modo de preparo do chá de gengibre:

Ingredientes:

1 colher (chá) de gengibre picado 1 colher (chá) de camomila seca 250 ml de água

Modo de preparo:

A raiz de gengibre deve ser fervida em um recipiente tampado por aproximadamente 5 minutos. Após a solução ser retirada do fogo, adicione a camomila.

Logo depois, o recipiente deve ser tampado novamente e permanecer em infusão por 10 minutos. Sendo assim, após ser coado e adoçado com mel, o chá está pronto para ser bebido.

Portanto, tomar 3 xícaras por dia são o suficiente para a diminuição das cólicas menstruais.

Chá de Calêndula
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Natures Farmácia de Manipulação

Muito parecida com a margarida e popularmente conhecida como “bem me quer, mal me quer”, a calêndula é uma das plantas que contam com propriedades medicinais e, dentre eles, está o alívio das cólicas intensas durante o período menstrual.

Sendo assim, é um chá para cólica menstrual devido as suas propriedades anti-espasmódicas, analgésicas, anti-inflamatórias e calmantes.

A seguir veremos seu modo de preparo.

Ingredientes:

1 punhado de flores de calêndula 1 colher (de chá) de noz moscada 1 colher (de chá) de erva-doce 1 copo de água

Modo de preparo:

Colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver por 10 minutos. Logo depois, apagar o fogo, tapar a panela e deixar esfriar. A seguir, adoçar a gosto, coar e beber duas vezes ao dia.

Chá de Camomila
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Tua Saúde

Famosa por seu efeito relaxante, a camomila costuma ser utilizada para tratar pessoas muito agitadas ou que têm problemas com insônia ou ansiedade.

Contudo, a camomila também serve como um chá para cólica menstrual. Pois ele estimula a produção de glicina, um aminoácido que reduz os espasmos musculares e ajuda a aliviar as dores da cólica.

Sendo assim, a seguir você confere um dos tipos de receita.

Ingredientes:

2 a 3 colheres de chá de flores secas de camomila por xícara; 1 jarra com água quente.

Modo de preparo:

Colocar as flores de camomila dentro de uma xícara. Depois, despejar a água quente no recipiente e deixar em infusão durante três minutos. Em seguida, coar o chá e beber.

Chá de Orégano
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Cultura Mix

Além de aparecer como um ótimo tempero para diferentes receitas, o orégano também conta com inúmeras propriedades que trazem benefícios para a saúde.

Sendo assim, para um chá para cólica menstrual, ele aparece como aliado por diminuir dores e inflamações, e ainda ajudar a regular a menstruação.

A seguir veremos sua receita.

Ingredientes:

1 colher de sopa de folhas de orégano secos; 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Aqueça a água até começar a ferver, e assim desligue. Em seguida, adicione a água em uma xícara com as folhas de orégano, tampe e deixe abafar. Desse modo, quando estiver morno ou frio beba. 

Desse modo, agora é só falta preparar o chá para cólica menstrual de sua preferência.

E então, gostou dessas dicas? Aproveite e confira também os chás da gripe.

Fontes: Conquiste sua vida, Tua Saúde

Fonte Imagem Destaque: Skandal24

Essa matéria Chá para cólica menstrual – 9 chás para acabar com a sua cólica foi criada pelo site Área de Mulher.