Chá de Sene – O que é, para que serve e como consumir

O chá de sene é contraindicado em casos de gravidez, lactação, hipersensibilidade, enterite, dor de estômago desconhecida e apendicite aguda.

Primeiramente, quando se fala em chás, qual o primeiro pensamento que vem na mente? Alguns pensam que é uma forma de ajudar a emagrecer, outros apenas gostam de tomar por prazer. E onde o chá de sene se enquadra?

Pois bem, o chá de sene se enquadra em uma dessas categorias, a do emagrecimento. Embora o chá de sene possa ser bem mais complexo quando se trata do seu consumo. Afinal, o que é o sene e pra que serve?

O que é o sene e para que serve?

Esta planta recentemente ganhou reconhecimento, devido à divulgação de um vídeo que se tornou viral. O “suco milagroso” como é chamado por sua criadora, o canal “Diva aos 50”, misturam alguns ingredientes e o sene está entre eles.

Chá de Sene: O que é, para que serve e como consumir

Chá de Sene: O que é, para que serve e como consumir

Area de Mulher
Planta sene.

O sene é uma planta medicinal e dentre suas funções estão as propriedades laxantes e purgantes, que ajudam na prisão de ventre. Além de possuir ação antibacteriana e antifúngica. Logo, parece ser uma boa saída na busca pelo emagrecimento.

Apesar de suas funções serem verdade, o chá de sene não ajuda diretamente no emagrecimento. Ele apenas aumenta a frequência de evacuações, o que se consumindo de forma excessiva, pode se tornar prejudicial.

Alimentos que melhoram a pele – 8 exemplos saudáveis e saborosos

×

Efeitos colaterais e contraindicações

Chá de Sene: O que é, para que serve e como consumir

Chá de Sene: O que é, para que serve e como consumir

Area de Mulher
Sene amarelo.

Se consumido de forma contínua, os possíveis efeitos colaterais podem surgir rapidamente. Já que, ao acelerar os movimentos do intestino, pode acabar irritando a mucosa intestinal.

O que pode causar sensação de barriga inchada, cólica e aumento da quantidade de gases. E em casos mais sérios, vômitos, diarreia, hipocalcemia, má absorção do intestino e hipocalemia.

Uma diferença significativa do chá de sene, é que como ele é feito diretamente da planta, ele não deve ser consumido frequentemente. Os chás que vêm em sachés são os indicados para isso. Pois eles já vem em doses certas e não apresentam risco de excesso de concentração no seu preparo.

O consumo do chá de sene é restrito, uma vez que não pode ser consumido por crianças menores de 12 anos. Pois pode causar efeitos negativos e intensos, como desidratação, hemorroidas, colite, perda de eletrólitos e distúrbios intestinais.

Além de crianças, o chá de sene é contraindicado em casos de gravidez, lactação, hipersensibilidade, enterite, dor de estômago desconhecida e apendicite aguda. Em suma, é sempre bom consultar o médico antes de iniciar o seu consumo.

Além do chá de sene, o chá de hibisco, o chá de cavalinha e o chá verde também têm que serem consumidos de forma moderada, pois possuem efeitos negativos se consumidos em excesso, como por exemplo, a alteração na pressão arterial.

Quando e como consumir o chá de sene e onde encontrar

Chá de Sene: O que é, para que serve e como consumir

Chá de Sene: O que é, para que serve e como consumir

Area de Mulher
Folhas de sene.

A quantidade de idas ao banheiro, segundo os especialistas, pode variar bastante. Enquanto alguns vão no banheiro 3 vezes ao dia, outros vão apenas 1 vez em um prazo de 3 dias. O primeiro passo para um consumo seguro do chá de sene é checar se não houve mudanças drásticas neste tipo de rotina, após o início do consumo.

Enfim, após ler tanto sobre o chá de sene, o que se conclui é que seu consumo deve ser feito apenas de vez em quando, vez ou outra, sem exageros, para não causar nenhum tipo de efeito colateral.

Uma dieta balanceada e exercícios regulares são os principais ajudantes na busca pelo peso ideal. Contudo, é de extrema importância que esses hábitos não se percam na busca de “milagres do emagrecimento”.

O sene pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. Ele também é conhecido como Sena, Cene, Lava-pratos, Cássia e Mamangá.

Preparando chá de sene

Chá de Sene: O que é, para que serve e como consumir

Chá de Sene: O que é, para que serve e como consumir

Area de Mulher
Xícara de chá de sene.

Agora que você sabe mais sobre o sene, aqui vai uma receita bem legal pra você fazer:

Usando folhas verdes do sene, coloque 2 gramas de folhas de sene em 250 ml de água fervente, deixe repousando por 5 minutos. Espere esfriar, coe e consuma de 2 a 3 vezes ao dia. Não adicione açúcar. Consuma por no máximo 3 dias consecutivos.

Enfim, esperamos que essas informações sejam de grande ajuda! Aproveite e conheça sobre o chá de mulungu!

Fontes: Tua saúde, HuffPost Brasil ,Bem Estar.

Imagem de destaque: Dicas de Mulher.

Essa matéria Chá de Sene – O que é, para que serve e como consumir foi criada pelo site Área de Mulher.