ÁREA DE MULHER Chá de oliveira – Principais benefícios da bebida para a saúde

Chá de oliveira – Principais benefícios da bebida para a saúde

O chá de oliveira é conhecido principalmente por ser um aliado do emagrecimento, porém a bebida trás muitos outros benefícios para a saúde. Essa matéria Chá de oliveira – Principais benefícios da bebida para a saúde foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Você com certeza conhece a árvore oliveira, afinal, é ela que produz azeitonas que são usadas para fazer azeite. Contudo, nem todo mundo está familiarizado com as propriedades medicinais da planta oliveira. O chá de oliveira, feito a partir das folhas secas da árvore tem sido relacionada ao emagrecimento e muitos outros benefícios para a saúde.

A Olea europaea L, nome científico da oliveira, é uma árvore encontrada em abundância na região do mar Mediterrâneo e também no norte do Irã. Fazendo parte da família das oleáceas, essa planta além de prover frutos que são muito usados para diversas finalidades, tem também folhas que podem ser usadas para fazer chá. Isso porque suas folhas contém propriedades antioxidantes, oleína, ácido palmítico, colesterina, ácido benzoico e manitol, entre outros.

Portanto, vários estudos a respeito da eficácia do chá, mostram que ele é capaz de trazer vários benefícios à saúde, entre os principais, ajudar no processo de emagrecimento. Vamos conhecer tudo que essa bebida pode fazer.

Benefícios do chá de oliveira

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Cuidaí

O chá de oliveira está muito em alta ultimamente, e não por acaso. Estudos relacionados a bebida revelaram que ela pode ser um ótimo aliado da boa saúde, ajudando até a tratar o câncer.

Ajuda no processo de emagrecimento

Esse é de longe um dos principais motivos da busca por esse chá nos últimos tempos. Graças aos polifenóis presentes nas folhas da oliveira, esses que contam com propriedades anti-inflamatórios e antioxidantes, a bebida ajuda a reduzir a resistência à insulina. Além disso, contribui para uma melhora no metabolismo energético.

Desse modo, como há menos insulina na circulação, há também um menor acúmulo de gordura na região abdominal. Portanto, se o intuito é emagrecer, aliar uma dieta saudável e atividade física, ao consumo regular do chá de oliveira pode favorecer o processo de emagrecimento.

Melhora a digestão

Consumir regularmente a bebida pode ajudar a tratar problemas de estômago, como desordens irritativas e inflamatórios, como azia, gastrite, colite e úlcera péptica, bem como a indigestão. Além disso, o chá de oliveira também pode ser usado para fazer lavagem gástrica em casos de envenenamento e também para suavizar a mucosa irritada, acelerando a eliminação de agentes corrosivos.

Bebida diurética

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Delas

O chá de oliveira contém oleuopeína, uma propriedade diurética que ajuda a diminuir o edema dos tecidos e a retenção de líquidos. Portanto, a bebida ajuda na eliminação de toxinas, combatendo o inchaço corporal. Além disso, essas propriedades também ajudam no emagrecimento e na prevenção de cálculos urinários. Podendo ser usado ainda para tratar problemas hepáticos e de vesícula biliar.

Reduz a pressão arterial

Como ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, consequentemente causando a vasodilatação e reduzindo a pressão sanguínea, o chá de oliveira pode ser usado em casos de hipertensão. E mais do que isso, em casos de arritmias e angina, bem como outros problemas de origem circulatória, a bebida pode ser muito benéfica.

Chá de oliveira ajuda no tratamento da osteoporose

As folhas de oliveira são ricas em oleuopeína, um antioxidante com propriedades capazes de estimular a atividade das células que geram os ossos, as chamadas osteoblastos. Sendo assim, o chá de oliveira ajuda a prevenira perda de massa óssea que acontece naturalmente junto ao processo de envelhecimento e osteoporose.

Bom para gripes e resfriados

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Vemat

Nada melhor do que um chá para tratar gripes e resfriados, uma opção natural e muito eficaz nesses casos. O chá de oliveira também é muito bom para essa finalidade, uma vez que ajuda a transpiração, e consequentemente na regulação da temperatura do corpo, abaixando a febre. Além disso, a bebida quente também ajuda a aliviar a tosse seca e tratar laringites, entre outras infeções do trato respiratório.

Chá de oliveira previne o envelhecimento precoce

O processo de envelhecimento precoce ocorre devido ao aumento dos níveis de radicais livres, esses que afetam as células, tecidos e órgãos, e prejudicam o metabolismo. Então, como o chá de oliveira é rico em uma enorme variedade de antioxidantes ele ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, sendo mais eficaz até que o chá verde.

Ação hepatoproterora

O chá das folhas de oliveira tem um efeito cardioprotetor, já que ajuda reduzir a inflamação crônica e a oxidação do colesterol. Além disso, relaxa as artérias e melhora a microcirculação. O chá de oliveira também protege o fígado, impedindo que o órgão acumule gordura. Então, com sua ação antioxidante e anti- inflamatória, ajuda a proteger as células do corpo, melhorando a resposta do sistema imunológico.

Bom para a pele

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Dicas de Mulher

O chá de oliveira também pode ser usado para tratar problemas de pele, como furúnculos, eczema, herpes, pele seca e queimaduras. E mais do que isso, a bebida ainda pode ser usada como desinfetante bucal, ideal pra tratar sangramento por infecção de gengivas e também para aliviar dor de garganta.

Ajuda no tratamento de câncer

Por ser rico em antioxidantes, o chá de oliveira fortalece as membranas das células, deixando-as menos suscetíveis à destruição por radicais livres. Portanto, pode ajudar no tratamento de câncer, reduzindo o tumor e retardando o envelhecimento.

Considerações sobre o chá de oliveira

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Veja

Com tantos benefícios listados acima que o chá de oliveira proporciona para a saúde, você deve estar se perguntado se tem algum efeito colateral. A resposta é: raramente. O que pode acontecer em casos de alergias ou consumo exagerado da bebida é hipotensão arterial, alterações no fígado e na vesícula biliar e diarreia.

Quanto ao preparo da bebida, é basicamente como todos os outros chás são feitos. Bastar ferver a água e adicionar as folhas de oliveira seca, coar e adoçar se for o caso. O chá pode ser bebido várias vezes ao dia.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Matchá – O que é, benefícios, contraindicações e como consumir.

Fontes: A Revista da Mulher Tua Saúde

Imagens: Mais Matéria Cuidaí Veja Delas Vemat Dicas de Mulher 

Essa matéria Chá de oliveira – Principais benefícios da bebida para a saúde foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas