Chá de erva doce – Benefícios, propriedades e como fazer

A erva doce é uma planta medicinal que trás muitos benefícios à saúde, consequentemente, o chá de erva doce é indicado em várias situações.

A erva doce é uma planta medicinal, muito conhecida no Brasil, e que é usada para diversas finalidades. O chá de erva doce inclusive é um dos chás mais mais populares por aqui. De fácil preparo, essa bebida oferece diversos benefícios à saúde. Muito além do aroma e sabor, o chá de erva doce é ideal para tratar problemas estomacais, inchaço abdominal, gases, má digestão, dores de cabeça e etc.

Mas a erva doce serve para muito mais coisas do que apenas o chá. Conhecida também como anis-verde, essa planta que tem cerca de 50 centímetros de altura, folhas fendidas, flores brancas e frutos secos serve para muitas coisas. A erva doce é uma planta muito versátil, que pode ser ingerida totalmente, desde o caule, as folhas e até as suas sementes. O seu consumo vai além do chá, podendo ser usada em sucos, molhos, saladas entre outras receitas.

Mas além disso, devido as suas propriedades e aroma, a erva doce também é muito usada em produtos cosméticos e de perfumaria.

Sendo assim, vamos conhecer mais sobre os benefícios da planta e do chá de erva doce, e aprender como fazê-lo.

Propriedades da erva doce

Chá de erva doce - Benefícios e como fazer

Chá de erva doce - Benefícios e como fazer

Area de Mulher
Benefícios das Plantas

A erva doce é uma planta aromática de sabor muito agradável, mas o seu ponto alto mesmo são as suas propriedades altamente benéficas à saúde. Essa planta é rica em potássio e vitamina A, C, B6, ácido fólico, niacina, riboflavina, tiamina, cobre, ferro, cálcio, magnésio, manganês e zinco, além de outros minerais poderosos.

Desse modo, o potássio tem propriedades vasoprotetoras, que contribuem para o controle da pressão arterial e equilíbrio do ritmo cardíaco. Quanto as vitaminas, elas ajudam o organismo a criar resistência a agentes infecciosos e prejudiciais, ao mesmo tempo que combate radicais livres.

Além do ácido fólico, a erva doce tem também ácido málico, que ajuda no processo de produção de energia intracelular. Essa substância tem alto poder de melhorar as funções digestivas do estômago. Da mesma forma, o ácido cafeico, uma substância antioxidante, presente na erva doce, que tem ação de defesa, sendo um supressor muito eficaz em casos de inflamação crônica.

As fibras presentes nessa plantam, servem para retardar o esvaziamento gástrico, e assim, ajudando a melhorar o funcionamento do intestino. E por fim, o anetol, outra substância muito importante, que estimula as glândulas e musculatura do tubo digestivo. Assim, contribui para a salivação, secreção pancreática e bilares, aumentando as capacidades digestória do estômago, e consequentemente diminuindo as cólicas e gases.

Sendo assim, sabendo de todas essas propriedades, vamos conhecer os benefícios do chá de erva doce.

Chá para cólica menstrual – 9 chás para acabar com a cólica sem remédio

×

Benefícios do chá de erva doce

Chá de erva doce - Benefícios e como fazer

Chá de erva doce - Benefícios e como fazer

Area de Mulher
Mundo em Boa Forma

Além de ter um sabor agradável, o chá de erva doce também trás muitos benefícios para a saúde, como:

Fortalece a imunidade: Por ter em sua composição muitas vitaminas, o chá de erva doce é uma ótima opção para fortalecer a imunidade. Desse modo, é ótimo para evitar doenças como a gripe por exemplo. Combate a diversas dores: Além de contribuir com a imunidade, o chá de erva doce também ajuda a combater diversas dores. Por ter ativos calmantes, é uma ótima opção contra dores de cabeça e cólicas menstruais. Evita constipação e reduz os gases: Como tem forte ação no funcionamento do intestino, a ingestão do chá de erva doce ajuda a prevenir a constipação, e sensação de inchaço por retenção de líquido. Com isso, contribui ainda para o emagrecimento, além de diminuir os gases.

Utilidades do chá de erva doce

Chá de erva doce - Benefícios e como fazer

Chá de erva doce - Benefícios e como fazer

Area de Mulher
Mundo Boa Forma

A partir desses benefícios, o chá de erva doce é mais indicado para situações como:

Dor de barriga muito forte; Dores de cabeça; Inchaço abdominal; Cólicas menstruais; Inflamações na boca e garganta; Gripe e resfriado; Má digestão; Estresse.

Contraindicações e riscos do consumo excessivo de erva doce

Chá de erva doce - Benefícios e como fazer

Chá de erva doce - Benefícios e como fazer

Area de Mulher
Mundo Boa Forma

No geral, o uso de erva doce não apresenta nenhum tipo de efeito colateral, ainda mais quando consumido em quantidade indicadas. No entanto, em casos raros de consumo em excesso dessa planta podem causar náuseas, vômitos e até reações alérgicas.

Contudo, pode ser usada pela maioria das pessoas, com exceção de mulheres grávidas, pacientes epilético, bebês e crianças muito novas. Além disso, não é recomendada para mulheres com câncer de mama, já que pode alterar os hormônios femininos, e consequentemente afetar o tratamento da doença.

Como fazer chá de erva doce

Chá de erva doce - Benefícios e como fazer

Chá de erva doce - Benefícios e como fazer

Area de Mulher
Pleno News

Dado a quantidade de benefícios desse chá, não resta dúvidas do que faz ele ser tão popular. Sendo assim, vamos aprender como fazer o chá de erva doce.

Para isso você irá precisar de:

1 colher de erva doce seca 1 xícara de água Modo de preparo Primeiramente, coloque a água para ferver. Após a fervura, coloque a água em uma xícara e coloque a erva doce. Tampe a xícara e deixe o chá descansar de 3 a 5 minutos. Por fim é só coar e beber. Adoçar é opcional.

E então, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conhecer também para que serve o chá de canela.

Fontes: Cuidaí Minha Vida Tua Saúde 

Imagem destacada: Saber Viver Mais

Imagens: Pleno News Mundo Boa Forma  Mundo Boa Forma  Mundo Boa Forma  Benefícios das Plantas 

Essa matéria Chá de erva doce – Benefícios, propriedades e como fazer foi criada pelo site Área de Mulher.