ÁREA DE MULHER Casca de banana – Principais benefícios e utilidades

Casca de banana – Principais benefícios e utilidades

A banana é uma fruta muito recomendada pelos nutricionistas. Então, saiba como incorporar também a casca de banana à sua alimentação. Essa matéria Casca de banana – Principais benefícios e utilidades foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

A banana é uma fruta extremamente popular no Brasil e a segunda mais consumida no mundo, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO – em inglês). Seu formato prático permite o fácil consumo, ademais é uma fruta que pode fazer parte de uma grande variedade de receitas. No entanto, a casca de banana é igualmente versátil e rica em nutrientes.

Além de evitar o desperdício de alimento, utilizar a casca de banana pode ainda reduzir a produção de lixo e trazer diversos benefícios para sua saúde. Todavia, é importante só utilizar as cascas das bananas produzidas de forma orgânica ou agroecológica, pois os agrotóxicos utilizados na produção das frutas e que fazem tão mal à saúde, se acumulam na casca

Enfim, a fruta é rica em vitaminas A e C e rica em um hormônio chamado etileno. Por isso, quanto mais madura, mais doce a casca estará. Basicamente, o etileno age no amadurecimento do fruto e quebra as fibras da casca, deixando-a mais fina. E, assim como a fruta, a casca da banana também é rica em vitaminas e nutrientes.

Benefícios da casca de banana

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Ciclo Orgânico

A casca de banana possui vitaminas B6, magnésio, potássio, fibras e proteínas. Além disso, é rica em propriedades antioxidantes que agem nos nossos órgãos evitando diversas doenças. Dessa forma, a casca dessa fruta é uma fonte de carboidratos e minerais muito acessível ao bolso. Finalmente, conheça alguns de seus principais benefícios no organismo.

Controla o colesterol e o açúcar

Ela é fonte natural de ômega 3 e ômega 6, além de possuir fitoesteróis. Essas substâncias, juntas, trabalham regulando o colesterol e evitando doenças cardíacas. Além do mais, as fibras presentes na casca da banana retardam a absorção de gorduras e açúcares dos alimentos pelo intestino. 

Protege os ossos

A casca de banana ajuda a manter a saúde dos ossos e dentes, pois é rica em cálcio e fósforo. Assim, é muito recomendada no combate à osteoporose e à osteopenia. Além disso, possui bactérias que combatem doenças bucais, como a gengivite e a periodontite. 

Protege os olhos

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: BBC

Além de proteger os ossos, a casca também combate diversas doenças oculares, como a catarata e outras doenças que podem provocar dano à retina, pois é rica em luteína. Esse antioxidante age contra os radicais livres que podem causar doenças degenerativas. 

Combate a prisão de ventre e ajuda no emagrecimento

Por ser uma rica fonte de fibras, a casca de banana, aliada a um bom consumo diário de água, auxilia no trânsito intestinal e melhorando casos de diarréia. Além disso, seu consumo causa a sensação de saciedade, e como contém poucas calorias, é um alimento que pode ajudar na perda de peso. 

Melhora o sono e o humor

Por ser rica em triptofano, a casca de banana regula o sono e melhora o humor. Isso ocorre porque esse aminoácido é responsável por produzir a serotonina, conhecida também como “hormônio da felicidade”. 

Combate o envelhecimento precoce

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Inonni

Por fim, a casca de banana contém tanino, uma substância química que atua adstringente e antisséptico. Dessa forma, em conjunto com os compostos flavonoides, terpenos e alcaloides, ela age protegendo a pele contra inflamações e na cicatrização de marcas de acne e rugas. 

Como aproveitar a casca de banana na alimentação

Culinárias de várias regiões do mundo certamente já utilizam a casca de banana na alimentação, aproveitando seu sabor e nutrientes. Entretanto, não é recomendável que a casca de banana seja consumida crua, mas existe uma série de receitas que incorporam esse ingredientes. Por isso, trouxemos algumas receitas de como preparar a casca de banana.

Bolo de casca de banana

Conheça os benefícios e utilidades da casca de banana

Conheça os benefícios e utilidades da casca de banana

Area de Mulher
Fonte: Na Mira

Ingredientes

-2 cascas de banana 

-2 colheres (sopa) de semente de linhaça em pó

-6 colheres (sopa) de água

-2 xícaras (chá) de leite de amêndoas

-2 colheres (sopa) de óleo de coco

-3 xícaras (chá) de açúcar

-3 xícaras (chá) de farinha de rosca 

-1 colher (sopa) de fermento em pó

Preparo:

Primeiro, certifique-se de lavar as cascas. Então, deixe a linhaça de molho na água por dez minutos. Em seguida, bata no liquidificador a linhaça, o leite de amêndoa, o óleo de coco, o açúcar e as cascas de banana. Após esse processo, adicione a farinha de rosca e misture bem, em seguida, adicione o fermento. Por último, coloque a massa em uma forma untada e asse em forno, com temperatura média, por aproximadamente 30 minutos.

Chá de casca de banana

Ingredientes

-1 casca de banana

-500 ml de água fervendo

Preparo

Lave bem as cascas e remova as pontas. Em seguida, coloque a casca na água fervendo por aproximadamente 15 minutos. Após esse processo, é só esperar o chá esfriar para consumir.

Pão de casca de banana

Conheça os benefícios e utilidades da casca de banana

Conheça os benefícios e utilidades da casca de banana

Area de Mulher
Fonte: Banana.blog

Ingredientes

-6 bananas com casca

-1 xícara de água

-1 xícara de leite desnatado

-Meia xícara de óleo

-30 gramas de fermento fresco

-500g de farinha de trigo integral

-uma pitada de sal

-1 ovo

-1 colher de sopa de açúcar

Modo de Preparo

Descasque as bananas e corte a fruta em rodelas. Em seguida, bata no liquidificador as cascas e a água. Depois adicione o óleo, os ovos e o fermento. Em seguida, adicione a farinha e o açúcar e misture bem. Por fim, adicione o sal e as bananas na massa. Depois, coloque  a massa em uma forma untada e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 30 minutos.

Brigadeiro de casca de banana

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Catraca Livre

Ingredientes

-5 cascas de banana

-500ml de água

-Uma xícara e meia de farinha de trigo integral

-1 xícara e meia de açúcar

-1 xícara de leite desnatado

-Meia xícara de leite em pó

-1 colher (sopa) de manteiga

-2 cravos-da-índia

Preparo

Lave as cascas e pique-as. Em seguida, coloque em uma panela junto com a água, o açúcar e o cravo-da-índia. Deixe cozinhar até que a massa fique mole, mas sem deixar a água secar. Após esse processo, espere esfriar e retire os cravos-da-índia. Em seguida bata as cascas no liquidificador junto com a farinha, o achocolatado, o leite em pó e o líquido.

Por fim, adicione a manteiga e deixe cozinhar novamente até que seja possível ver a mistura se separar do fundo da panela. Deixe esfriar antes de fazer as bolinhas. 

Carne de casca de banana

Conheça os benefícios e utilidades da casca de banana

Conheça os benefícios e utilidades da casca de banana

Area de Mulher
Fonte: Receita Natureba

Ingrediente

-Cascas de 4 bananas

-1/4 de pimentão verde

-1/4 de pimentão amarelo

– Meia cebola grande

-1 tomate

-2 dentes de alho

-Molho shoyo a gosto 

-Temperos e sal a gosto

– Pimenta do reino

-Meio limão

Preparo

Lave as cascas e desfie-as utilizando um garfo. Depois disso, deixe as cascas de molho no suco de limão por meia hora, para diminuir a adstringência. Pique a cebola, os pimentões, o tomate e refogue-os no alho. Em seguida, acrescente a pimenta do reino, o sal e o molho shoyo e misture bem. Por fim, depois de escorrer o suco de limão, adicione as cascas de banana. 

Fontes: Dicas de Mulher, Tua Saúde, ECycle

Imagens: Zarllor, Ciclo Orgânico, BBC, Inonne, Na Mira, B.blog, Catraca LivreReceita Natureba

Essa matéria Casca de banana – Principais benefícios e utilidades foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas