ÁREA DE MULHER Câncer de mama em homens – Sintomas e tratamentos

Câncer de mama em homens – Sintomas e tratamentos

Apesar de ser mais frequente em mulheres, o câncer de mama em homens existe e, portanto, deve ser esclarecido e conscientizado. Essa matéria Câncer de mama em homens – Sintomas e tratamentos foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Apesar de ser mais frequente em mulheres, o câncer de mama em homens existe e, portanto, deve ser esclarecido e conscientizado.

Segundo pesquisas, das 16.927 pessoas que vieram à óbito devido ao câncer de mama, no Brasil, 203 eram homens. Para o diagnóstico, é feito, assim como nas mulheres, a mamografia. É indicado que o exame seja feito anualmente,  mas por falta de informação, muitos homens não realizam esse procedimento.

Normalmente, a doença se manifesta em homens acima dos 60 anos. Além disso, tende a ser mais frequente em pessoas cujo algum familiar já teve câncer de mama (mesmo que seja uma mulher).

Câncer de mama em homens

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Foto: Hoje em Dia

Apesar de raro, estudos indicam que 1% dos casos de câncer de mama são em homens brasileiros. O diagnóstico e resultado da mamografia, costuma ser fácil e rápido; devido ao tamanho reduzido de tecido mamário que facilita a visualização do nódulo.

Na maioria dos casos, o câncer em homens é decorrente de uma mutação genética hereditária no gene BRCA. Portanto, especialistas indicam que seja feito um teste molecular caso haja algum nódulo na mama do homem.

Sintomas

Câncer de mama em homens: sintomas

Câncer de mama em homens: sintomas

Area de Mulher
Foto: Tua Saúde

Entre os sintomas mais comuns está o surgimento de um caroço no tórax, é necessário ficar atento às axilas e, caso surja alguma alteração, procure um médico e realize o exame mamário.

Além disso, outros sintomas como dores na mama, secreção pelo mamilo, retração do mamilo acompanhada de sangramentos e alta presença de estrógeno, podem ser resultantes do câncer de mama.

Quais pacientes mais propensos a ter câncer de mama masculino?

Pacientes homens portadores de doenças como cirrose, alcoolismo e obesidade, têm mais riscos de adquirir um câncer de mama, isso porque distúrbios do fígado causam neoplasia (proliferação desordenada de células no organismo), formando, assim, uma massa anormal de tecido.

Causas do câncer de mama em homens

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Foto: PebMed

1 – Envelhecimento

Apesar de também ocorrer em pessoas mais novas, o câncer de mama é muito mais frequente em homens mais velhos. Estima-se, que 90% dos casos aconteça em pacientes acima dos 60 anos.

2 – Tratamentos com estrogênio

O auto nível de estrogênio no corpo é um fator primordial do câncer de mama em homens. Portanto, pessoas que utilizam medicamentos para tratamentos como, por exemplo, mudança de sexo ou para câncer de próstata, podem aumentar o risco de ter câncer de mama.

3 – Histórico Familiar

Segundo estudos, 20% dos casos de câncer de mama em homens, são dos que possuem parentes próximos que tem ou já tiveram a doença (mesmo sendo do sexo feminino).

4 – Mutações genéticas hereditárias

Homens com alterações no gene, BRCA2 e BRCA1, possuem um risco maior de ter câncer de mama. Além disso, alterações nos genes CHEK2, PTEN e PALB2 também podem ser responsáveis pela contração da doença.

5 – Exposição às radiações

Pacientes que já fizeram radioterapia da parede torácica, tem mais probabilidades de desenvolver o câncer de mama.

Tratamento

Câncer de mama em homens: tratamentos

Câncer de mama em homens: tratamentos

Area de Mulher
Foto: Istock

Pelo fato das mamas dos homens serem menores, consequentemente, os nódulos também são, portanto, não é possível fazer cirurgias que retiram apenas uma parte da mama, mas, sim, que retiram todo o mamilo com a aréola (mastectomia total) e a cirurgia axilar que é a retirada de um, ou vários, gânglios da axila.

Além disso, tratamentos comuns como a quimioterapia, radioterapia e bloqueio dos hormônios, também podem ser necessários, dependendo do tamanho do tumor e de suas características biológicas.

Leia também: Câncer de mama, tudo sobre o mal mais comum entre mulheres no mundo.

Fontes das imagens: Agência Pará, Hoje em Dia, Tua Saúde, Istock, PebMed.

Fontes: Accamargo, PebMed, Oncoguia.

Essa matéria Câncer de mama em homens – Sintomas e tratamentos foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas