Calcular gestação – Como saber de quantas semanas e meses você está?

Calcular a gestação ajuda as gestntes acompanharem o avanço da gravidez e a se planejarem quanto à chegada do bebê. Sabia como fazer isso.

A princípio, se você faz parte do time das mães que são extremamente curiosas e ansiosas, com certeza, calcular gestação vai te animar. Aliás, a importância de se calcular gestação é justamente pelo fato de que você conseguirá identificar há quantas semanas e meses seu bebê está em formação. E, claro, também ajuda a saber quando ele provavelmente chegará por aqui.

Assim sendo, existem duas formas de calcular a idade gestacional: fazendo contas ou por meio da consulta pré-natal.

Do primeiro jeito, como já dissemos, você mesma pode calcular gestação. Basicamente, para fazer essas contas, é preciso saber a Data da Última Menstruação (DUM). Então, a partir disso, você contará, a partir dessa data, quantas semanas se passaram.

Afinal, o que precisa para calcular gestação em meses e semanas?

Afinal, o que precisa para calcular gestação em meses e semanas?

Area de Mulher
Fonte: O pai, a mãe e eu

A segunda forma de calcular gestação, aliás, é por meio de consultas pré-natal. Basicamente, nessas consultas, o médico conseguirá te informar a idade a partir da data de concepção sugerida na ultrassonografia. Inclusive, pelo resultado, você descobrirá de quantas semanas você está e também qual será a data provável do seu parto.

Essa segunda forma de cálculo, aliás, serve para para as futuras mamães que não conseguem se lembrar da data da última menstruação. Sendo este o caso, portanto, o médico também pode calcular gestação por meio da altura uterina. Inclusive, é a partir disso que o médico calcula as semanas e os meses de gravidez com maior exatidão.

Como calcular gestação em semanas
Afinal, o que precisa para calcular gestação em meses e semanas?

Afinal, o que precisa para calcular gestação em meses e semanas?

Area de Mulher
Fonte: Vida ativa

Sobretudo, para se calcular gestação em semanas, você precisa ter a data da sua última menstruação. Assim sendo, se você tiver esse ponto de partida, basta começar a contar de 7 em 7 dias até a data em que você se encontra no momento. Aliás, a partir dessa data, o seu bebê terá mais uma semana de vida.

Portanto, se quiser se arriscar nos cálculos sozinha, lembre-se: não conte a partir do momento em que o teste de gravidez der positivo. O correto é começar a fazer as contas a partir do 1º dia da sua última menstruação.

Outro erro comum para calcular gestação é considerar a data do último dia que teve relações. Isso é um erro porque não se sabe, exatamente, o dia em que ocorreu a fecundação.

Aliás, a título de informação, os espermatozoides podem sobreviver até 7 dias no corpo da mulher antes de fecundar o óvulo e iniciar realmente a gravidez. Por isso, é mais eficaz fazer o cálculo a partir da última menstruação.

Por exemplo, se o primeiro dia da sua última menstruação foi o dia 11 de março, uma terça-feira; na segunda-feira seguinte, então, completará 7 dias. Ou seja, uma semana.

É por causa disso que você deve contar de 7 em 7 dias. Inclusive, se hoje fosse 16 de abril, uma quarta-feira, por exemplo; o bebê estaria com 5 semanas e 2 dias de gestação. Ou seja, 2 meses de gravidez.

Mitos sobre maternidade – 6 mentiras que contam para mães de 1ª viagem × Como calcular gestação em meses
Afinal, o que precisa para calcular gestação em meses e semanas?

Afinal, o que precisa para calcular gestação em meses e semanas?

Area de Mulher
Fonte: Dicas da doutora

A priori, de acordo com o Ministério da Saúde (2014), caso você queira calcular gestação convertendo as semanas em meses, basta se atentar a esses detalhes:

1º Trimestre – 1 mês – até as 4 semanas e meia de gestação 1º Trimestre – 2 meses – 4 semanas e meia a 9 semanas 1º Trimestre – 3 meses – 10 a 13 semanas e meia de gestação 2º Trimestre – 4 meses – 13 semanas e meia de gestação a 18 semanas 2º Trimestre – 5 meses – 19 a 22 semanas e meia de gestação 2º Trimestre – 6 meses – 23 a 27 semanas de gestação 3º Trimestre – 7 meses – 28 a 31 semanas e meia de gestação 3º Trimestre – 8 meses – 32 a 36 semanas de gestação 3º Trimestre – 9 meses – 37 a 42 semanas de gestação

Vale destacar que, normalmente, a gravidez dura em torno de 40 semanas. Porém, o bebê pode nascer entre as 39 e 41 semanas. Caso o bebê não nascer até a 41 semanas, o médico pode, então, optar por induzir o parto com ocitocina na veia. Ou, até mesmo, marcar uma cesária.

Como calcular a data provável do nascimento do bebê
Afinal, o que precisa para calcular gestação em meses e semanas?

Afinal, o que precisa para calcular gestação em meses e semanas?

Area de Mulher
Fonte: A terceira idade

A priori, como acabamos de lhe informar, o bebê costuma nascer por volta de 40 semanas depois da DUM. Assim, caso você queira calcular a data provável do parto, é preciso acrescentar 7 dias à DUM. Depois disso, é só contar 3 meses para trás e colocar o ano seguinte.

Ficou um pouco confuso, não é mesmo? Vamos lhe mostrar um exemplo, para ver se fica melhor a compreensão: Primeiramente, se a sua DUM foi o dia 11 de março de 2018, ao somar 7 dias, o resultado é 18 de Março de 2018. Consequentemente, você diminuirá 3 meses, ou seja, 18 de dezembro de 2017.

Logo depois, você deve acrescentar mais 1 ano. Assim sendo, sua possível data de parto será no dia 18 de dezembro de 2018.

Sobretudo, é importante destacar que esse cálculo não dá a data exata do nascimento. Até porque o bebê pode nascer entre as 37ª e as 42ª semanas de gestação. Porém, com o cálculo, a mãe pelo menos já fica atenta à proximidade das datas.

Crescimento do bebê
Afinal, o que precisa para calcular gestação em meses e semanas?

Afinal, o que precisa para calcular gestação em meses e semanas?

Area de Mulher
Fonte: Genera

Para você entender melhor como o seu bebê se formará, nós iremos lhe explicar uma linha do tempo bem breve. Basicamente, a cada semana que se passa de gestação, o seu bebê cresce cerca de 1 a 2 cm. Nesse mesmo período, aliás, ele ganha aproximadamente 200g.

Já, no terceiro trimestre de gestação, o crescimento do feto se torna um pouco mais rápido. Até porque ele já estará com os órgãos formados. Além disso, o seu organismo estará se concentrando principalmente em acumular gordura e se preparar para o momento do nascimento. É incrível, não é mesmo?

Enfim, conseguiu calcular gestação? Achou complicado? Tem mais alguma dúvida sobre o assunto?

Caso você se interesse mais em conteúdos como esse, nós iremos lhe indicar mais uma matéria do Área de Mulher: Mitos sobre maternidade – 6 mentiras que contam para mães de 1ª viagem

Fonte: Tua saúde

Imagem de destaque: Gravidez.online

Essa matéria Calcular gestação – Como saber de quantas semanas e meses você está? foi criada pelo site Área de Mulher.