ÁREA DE MULHER Café gelado – Origem e receitas para preparar a bebida em casa

Café gelado – Origem e receitas para preparar a bebida em casa

O café gelado é uma bebida refrescante e deliciosa, ideal para os dias mais quentes e que tem se tornado cada vez mais popular por aqui. Essa matéria Café gelado – Origem e receitas para preparar a bebida em casa foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

O café é uma bebida que das duas uma: ou você ama e não vive sem, ou você odeia o gosto e não toma de jeito nenhum. Então, se você for a primeira opção, provavelmente ama café em todas as suas formas e preparações, então com certeza já tomou café gelado. O café quente e tradicional pode ser preferido da maioria dos amantes do café, mas a versão da bebida fria também é ótima, ainda mais naqueles dias de calor.

O café gelado nada mais é do que uma bebida feita à base de café, porém com a adição de um elemento frio ou congelado. Sendo assim, é mais indicada para os meses mais quentes do ano, mas não deixa de ser uma ótima opção também para os dias de inverno.

Portanto, hoje iremos conhecer um pouco mais sobre a origem do café gelado, e claro conhecer algumas receitas para preparar essa bebida refrescante e deliciosa em casa.

O café gelado

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Review Café

Todo amante de café está acostumado com a bebida super quente, de preferência passada na hora. Apesar de ser uma bebida muito gostosa e adorada, o café tradicional pode não ser tão agradável naqueles dias de calor escaldante. Então, uma opção tão gostosa quanto, é o café gelado, que tem se tornando cada vez mais popular em todos os lugares do mundo. Desse modo, o café gelado se torna uma ótima opção de bebida fria e refrescante, sendo ideal para qualquer hora do dia, especialmente em momentos mais quentes.

Como dito anteriormente, o café gelado é uma bebida feita à base de café, porém que passa por um resfriamento. Esse que pode ocorrer de várias formas, onde cada um delas oferece um sabor específico à bebida. Sendo assim, tem o resfriamento natural, que é aquele que o café é preparado normalmente, mas servido apenas em temperatura ambiente. Também é possível fazer esse resfriamento por banho maria com água gelada, na geladeira, ou com a adição de ingredientes gelados, como gelo ou sorvete.

Além disso, o café gelado é uma bebida que permite infinitas receitas e a adição de inúmeros ingredientes. Você pode adicionar leite, creme de leite, sorvete, frutas cítricas como limão e laranja, chocolate, mel entre outras. Bem como essência de baunilha, chantilly, canela, hortelã que podem tornar o sabor da bebida fria ainda mais interessante, proporcionando uma sensação única.

Origem do café gelado

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Louco do Café

Não se sabe exatamente onde e quando começou a se tomar café gelado. No entanto, acredita-se que o consumo dessa bebida seja bem antigo e tenha começado com os soldados europeus. Isso porque eles levavam o café para os campos de batalha, e nem sempre podiam esquentar a bebida. Desse modo, acabaram se acostumando a beber a bebida fria mesmo, e levaram esse hábito para casa depois das guerras.

Isso explica o fato do café gelado ser tão popular em toda a Europa. Nos dias de hoje, a bebida fria é consumida no mundo inteiro, fazendo muito sucesso principalmente nos Estados Unidos e no Japão. Aliás, no país asiático, o mercado de café gelado supera até o de refrigerantes.

Contudo, apesar de não ser bem uma “novidade”, já que a tradição do café gelado é bem antiga, a bebida vem conquistando cada vez mais adeptos em terras tupiniquins. Afinal, o café gelado combina muito bem com o clima quente do Brasil.

Receitas

E para terminar, reunimos algumas receitas de café gelado práticas e deliciosas para você provar dessa bebida. Desse modo, temos a receita básica, ideal para quem nunca provou café gelado, e outras mais incrementadas que dão um sabor e toque especial à bebida. Confira.

Café gelado básico

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Territórios Gastronômicos

Ingredientes

1 xícara de café coado cubos de gelo (pode ser de água ou de café mesmo) açúcar

Modo de preparo 

É muito simples fazer essa receita. Sendo assim, comece preparando o café tradicional, como faz de costume, com água quente. Em seguida, deixe a bebida esfriar naturalmente até atingir a temperatura ambiente. E então, nessa hora acrescente o gelo. Se não quiser deixar a bebida esfriar naturalmente, você pode resfriar o café em banho maria de água gelada. Depois é só aproveitar a bebida refrescante.

Milk Shake de Café

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Coffee & Joy

Ingredientes

1/2 copo de leite 2 doses de café expresso 3 ou 4 bolas de sorvete sabor creme calda de chocolate chantilly

Modo de preparo 

Em um liquidificador, bata o café com o leite, o sorvete e a calda de chocolate. Em seguida, adicione o milk shake em uma taça decorada com a calda de chocolate e finalize com o chantilly por cima. Por fim, é só aproveitar a bebida

Café gelado com Nutella

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
iCafé

Ingredientes

2 doses de café expresso 1 colher de Nutella 4 cubos de gelo 1/4 de copo de leite integral 1 b0la de sorvete de creme chantilly

Modo de preparo

Essa receita é bem parecida com o milk shake, basta bater todos os ingredientes no liquidificador. Depois, quando a mistura estive bem homogênea é só colocar em uma taça ou copo e decorara com Nutella e chantilly.

Frappuccino

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Receitaria

Ingredientes

1 copo de café coado açúcar à gosto 1 colher de chocolate em pó 1 copo de leite integral gelado chantilly

Modo de preparo 

Primeiramente, coe o café sem açúcar e coloque em forminhas de gelo para congelar. Depois, com o gelo de café já pronto, coloque no liquidificador junto com o chocolate em pó, açúcar e o leite e bata bem. Por fim, decore com o chantilly e sirva.

Café gelado com chocolate

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
PH

Ingredientes

1/2 xícara de café coado 1/2 xícara de leite gelado 1 colher de açúcar 1 colher de chocolate em pó 2 colheres de chocolate meio amargo derretido chantilly

Modo de preparo 

Faça o café como de costume e em seguida congele em cubos. Depois, bata os cubos de café com o leite, o açúcar, o chocolate em pó e o chocolate derretido. Sendo assim, o ideal é bater bem para que fique uma bebida bastante cremosa. Então é só servir e decorar com o chantilly.

Café gelado com suco de laranja

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Campinas

Ingredientes

1/2 xícara de suco de laranja natural cubos de gelo de café sem açúcar açúcar

Modo de preparo 

Primeiramente, bata metade dos cubos de gelo de café no liquidificador com o suco de laranja e açúcar à gosto. Em seguida, coloque a mistura no copo e adicione o restante do gelo. Por fim, sirva a bebida como preferir.

Café gelado vegano

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Nespresso

Ingredientes

500 ml de leite vegetal gelado 4 colheres de chocolate em pó 2 colheres de café solúvel açúcar mascavo 1 colher de essência de baunilha 50 gramas de chocolate em barra meio amargo

Modo de preparo 

Então, comece batendo o leite vegetal junto com o café solúvel, o chocolate em pó, a essência de baunilha e o açúcar. Bata bem até ficar uma bebida bem cremosa. Por fim, adicione o chocolate em barra e bata mais um pouco e sirva como preferir.

Enfim,  o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Como fazer chocolate quente – 17 receitas incríveis para turbinar a bebida.

Fontes: Grão Gourmet uCoffee 

Imagens: M de Mulher Review Café Louco do Café Territórios Gastronômicos Coffee & Joy iCafé Receitaria PH Campinas Nespresso 

Essa matéria Café gelado – Origem e receitas para preparar a bebida em casa foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas