ÁREA DE MULHER Banho de ervas – Tipos, como fazer, ervas mais utilizadas e receitas

Banho de ervas – Tipos, como fazer, ervas mais utilizadas e receitas

O banho de ervas é um ritual que visa trazer relaxamento e renovação energética ao corpo e mente, e pode ser feito de várias formas diferentes. Essa matéria Banho de ervas – Tipos, como fazer, ervas mais utilizadas e receitas foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

A princípio, as propriedades medicinais das ervas já são utilizadas desde os tempos antigos, como chás e remédios no tratamento de dores e mal estar. Contudo, uma forma alternativa de usufruir de seus benefícios é o banho de ervas, que é uma técnica utilizada para canalizar as vibrações energéticas das plantas no nosso corpo. Dessa forma, trazendo equilíbrio às energias, limpando a aura, harmonizando os chakras e atraindo o que buscamos para nossa vida.

Além disso, seus benefícios não só envolvem apenas o espiritual e emocional, como também o físico e mental. Essa é uma técnica que promove profundo relaxamento, ameniza dores e ainda traz melhoria do sono. Basicamente, o ritual é uma forma de trazer vitalidade, leveza e força para o corpo e para a mente, ao mesmo tempo que ajuda a repor energias boas e a proteger-se das negativas.

De antemão, é importante ressaltar também que o banho de ervas não se trata necessariamente de um ritual religioso. Várias religiões têm, de fato, essa técnica como um costume, todavia, ela não é exclusiva nem explicitamente ligada a crença alguma.

Apesar de ser um ritual antigo e muito conhecido, é preciso saber preparar corretamente o banho de ervas para que surta efeito. Para esclarecer, seja por motivos religiosos, para equilibrar as energias, para atrair coisas boas, por questões amorosas ou profissionais, é necessário estar atento para diversos fatores. Como, por exemplo, a escolha dos ingredientes a serem incluídos no banho, o dia da semana em que ele será realizado, a fase da lua naquele dia, entre outros.

Portanto, preparamos um guia completo para te orientar a preparar um banho de ervas maravilhoso. Confira abaixo e fique por dentro de tudo sobre esse ritual tão benéfico ao corpo e à mente.

Os diferentes tipos de banhos

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Escola Flor Da Vida

Antes de mais nada, a primeira coisa que você precisa saber é a respeito das ervas, suas características e finalidades específicas. O banho tem ação potencializante para as energias que buscamos atrair. Por esse motivo, é necessário estar ciente do que você espera desse ritual e, a partir daí, poderá escolher os ingredientes que atendam ao efeito que desejas.

Para começar, determine se o que você busca é um banho para limpeza, equilíbrio ou atração. Os ingredientes usados em cada um destes se diferenciam e eles devem ser feitos com periodicidades diferentes.

Limpeza: Nesse caso, são utilizadas ervas denominadas quentes. Elas têm uma forte potência energética e servem também para proteção e descarrego. Todavia, esse tipo de banho deve ser feito esporadicamente, deixando um intervalo de pelo menos 2 semanas para tornar a fazer novamente. Isso porque a alta potência das ervas pode acabar desgastando sua energia vital. Equilíbrio: Aqui, são usadas as chamadas ervas mornas. Elas têm efeito restaurador para nossa energia e restabelecem o equilíbrio. Por isso, a recomendação é que esse banho seja feito após o de limpeza. As mornas, no entanto, podem ser usadas com a frequência que preferir. Atração: Por fim, são usadas nesse banho as ervas frias. Elas geram transformações e atuam na atração de energia para áreas específicas da sua vida. Estas, assim como as mornas, podem ser usadas no dia a dia.

Orientações para o banho de ervas

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Alto Astral

Ervas frescas ou secas?

A princípio, quando for escolher seus ingredientes, a preferência é que sejam frescos, mas dá pra utilizar os secos ou seus óleos essenciais. Todavia, no caso das ervas secas, procure se informar e usar uma que não tenha nenhum tipo de mistura ou outras substâncias adicionadas nela. Dessa forma, pode-se garantir que suas propriedades continuam ativas e intactas.

Fases da lua

Em primeiro lugar, a lua é um elemento importante nesse ritual. Ela tem influência sobre a natureza, as plantas e sobre as pessoas, ou seja, pode intensificar o efeito das ervas. Por analogia, saiba sincronizar o seu tipo de banho com as fases da lua:

Lua crescente: Age nos âmbitos de crescimento pessoal, em questões de prosperidade, conquistas e sorte; Lua cheia: Indicada para questões emocionais, amor, relacionamentos, amizades e intuição; Minguante: Tem ação protetora, para limpeza e banimento. Lua nova: Ideal para trazer o renovo, novos começos e segundas chances.

Dia da semana e horário

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Steal The Look

Certamente, os dias da semana, assim como a lua, exercem influência sobre os banhos de ervas. Em outras palavras, os dias da semana são regidos por astros diversos, cuja os quais emanam influxos energéticos de diferentes naturezas

Domingo (Sol): Dia ligado à espiritualidade, sendo propício também para questões de sorte e prosperidade; Segunda-feira (Lua): Relacionado ao renovo, abertura de ciclos e caminhos; Terça-feira (Marte): Ligado a relações familiares e de amizade; Quarta-feira (Mercúrio) e quinta-feira (Júpiter): Interfere em questões profissionais e sobre dinheiro; Sexta-feira (Vênus): Age diretamente no emocional, amor, fertilidade e beleza. Sábado (Saturno): Relacionado aos aprendizados, encerramentos, limpeza e proteção.

Do mesmo modo, o horário escolhido também merece planejamento. A manhã é um horário que interfere na prosperidade. O período da tarde é recomendado para limpezas, proteção e banimento. Já a noite, é ligada ao feminino, à intuição e propicia relaxamento. Sendo assim, sincronize a sua intenção com o dia da semana e o horário correto para obter mais benefícios.

Como banhar o corpo com as ervas

Primeiramente, você não precisa estar submerso, é possível banhar-se usando balde e um pote. A propósito, existe a crença que não se deve molhar do pescoço para cima nesse ritual, todavia, essa é uma escolha que depende do que você acredita, sendo opcional molhar a cabeça.

Seja como for, é recomendado que o seu banho regular ocorra antes desse processo, pois durante o ritual não se deve usar sabonetes. Nesse sentido, não se deve enxugar depois, pois os resíduos das ervas devem repousar sobre a pele, secando naturalmente. Logo depois, terminado o banho, lembre-se de devolver as ervas à natureza.

Como preparar o banho

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Wild Sage+ Co

Definitivamente, ao preparar o banho, tome o cuidado de não exagerar na quantidade de ingredientes. Visto que cada erva tem uma finalidade, tenha a intenção do ritual clara em sua mente, a fim de focar em uma finalidade só por vez e não misturar tudo.

Frequentemente, o banho é preparado de modo a utilizar de 2 a 3 litros de água para cerca de 5 colheres de sopa de ervas. Desde já, vale ressaltar que elas não devem ser fervidas junto na água, mas sim deixadas repousando em um recipiente tampado, para que ocorra a infusão e ativação de suas propriedades.

Mantras, orações e pensamentos

Antes de tudo, quanto à espiritualidade, não existem regras pois essa é uma parte opcional e que varia de pessoa para pessoa, dependendo da crença e religião. Há a opção de já começar as orações quando as ervas entram em contato com a água, a fim de limpá-las de más energias. Durante ou após o banho, pode-se recitar mantras de sua preferência, fazer orações ou apenas mentalizar o que buscas e sentir a vibração energética das ervas.

Em suma, independente da sua escolha, conduza o ritual com muita sinceridade e concentração. Sinta com atenção a troca energética, concentre-se no que você está buscando, mantenha um sentimento de gratidão ao que lhe for sagrado e aprecie o momento. O mais importante, é que esse ritual é, inclusive, interessante de se incluir na rotina a fim de ter um momento terapêutico, de autocuidado, relaxamento e espiritualidade.

Ervas mais utilizadas e seus significados

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Seleções

Posteriormente, você encontrará abaixo o passo a passo detalhado para diferentes tipos de banho e quais ervas usar em cada caso. No entanto, preparamos de antemão uma lista com as principais ervas usadas nesse tipo de ritual e suas finalidades. Essas são as opções mais conhecidas e utilizadas, além de serem facilmente encontradas em feiras ou até mesmo na horta de casa.

Alecrim: Traz boas energias, alegria e novos caminhos; Erva-doce: Para autoestima e otimismo; Arruda: Purifica a aura de negatividade; Anis estrelado: Atua tanto no emocional, revivendo sentimentos e ambições, quanto na prosperidade; Canela: Gera autoconfiança e vitalidade; Camomila: Para relaxamento e prosperidade; Guiné: Revitaliza e repõe energias; Tomilho: Promove força interior e coragem; Lavanda: Para problemas emocionais e renovação; Espada de São Jorge: Para limpezas e proteção; Aroeira: Especial para banhos de descarrego e banimento; Eucalipto: Fortalece o espiritual e remove a negatividade.

Em conclusão, uma dica para reconhecer a serventia de uma determinada erva é pelo formato de sua folha. Por exemplo, folhas com pontas afinadas costumam ser relacionadas a proteção, limpeza e trazem novas jornadas. As de formato arredondado são, geralmente, ligadas ao emocional. Ainda mais, as folhas fininhas tratam de equilíbrio, enquanto as grossas de coragem.

Receitas de banhos de ervas

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Learning Herbs

Finalmente, confira essas 9 receitas de banhos energéticos e usufrua dos inúmeros benefícios das ervas. Lembrando que não se deve ferver os ingredientes junto á água, mas sim deixá-los infusionar na água quente.

1. Banho de ervas para descarrego

Primeiramente, esse é um banho já famoso no âmbito de limpeza e descarrego. A combinação das sete ervas é potente, como resultado, age na eliminação de energias negativas e limpeza/purificação da aura.

Ingredientes:

Arruda; Manjericão; Alecrim; Aroeira; Cravo; Pimenta; Comigo-ninguém-pode; 3 litros de água.

2. Para prosperidade

Em segundo lugar, esse banho inclui ingredientes próprios para questões relacionadas a sucesso, abundância e prosperidade. Como resultado, é utilizado para abrir caminhos prósperos.

Ingredientes:

1 litro de água; Canela em pau Cravos da índia Cascas de laranja Louro Anis estrelado Folhas de manjericão 1 colher de chá de açúcar mascavo

3. Para amor e beleza

Analogamente, para essa finalidade, existem duas principais opções de receitas que vão despertar sentimentos, promover atração e atrair o amor. Sendo assim, escolha a opção com ingredientes mais acessíveis para você.

Opção 1 – Ingredientes:

Pétalas de rosas vermelhas; Anis estrelado; 2 litros de água.

Opção 2 – Ingredientes:

Essência de verbena; Canela em pau; 1 colher de chá de mel; 1 litro de água.

4. Para atrair energias boas e abrir caminhos

Acima de tudo, esse é um banho ideal para repor energias e revitalizar o espírito, além de promover a abertura de novos caminhos, com alegria e crescimento. Entretanto, em algumas receitas nessa vertente, são incluídas também pétalas de rosas brancas.

Ingredientes:

Ramos de alecrim; 1 colher de sopa de mel; 1 litro de água.

5. Banho de ervas para proteção

Primordialmente, essa receita tem o intuito de proteger e banir a negatividade e inveja, que podem afligir o espírito.

Ingredientes:

Arruda; Guiné; Espada de São Jorge (picada em 7 pedaços) 2 litros de água.

6. Para restauração de energias

Em síntese, as ervas utilizadas nesse banho tem propriedades revitalizantes que promovem a elevação da disposição, ânimo e vitalidade.

Ingredientes:

Folhas de cenoura; Arruda; 2 litros de água; Rosas vermelhas.

7. Para os estudos

Esse banho tem como objetivo trabalhar nas questões do aprendizado, logo, trazendo ânimo e melhorando a memória.

Ingredientes:

1 litro de água; Gengibre; Folhas de hortelã.

8. Banho de ervas para relaxamento

Sobretudo, essa combinação de ervas promove o relaxamento físico e mental, aliviando o estresse e o cansaço.

Ingredientes:

2 litros de água; Capim-limão; Camomila.

9. Para abrir novos caminhos

Em conclusão, esse banho age no âmbito das conquistas, sejam emocionais ou profissionais, simultaneamente, trazendo renovação e disposição.

Ingredientes:

Folhas de louro; 2 litros de água; Manjericão; Sementes de girassol.

Afinal, o que achou de aprender sobre o banho de ervas e seus benéficos? Em seguida, confira também como fazer simpatia de canela.

Fonte: Capricho, Sallve, Namu.

Imagens: Diário do Nordeste, Escola Flor Da Vida, Alto Astral, Steal The Look, Seleções, Wild Sage + Co, Learning Herbs.

Essa matéria Banho de ervas – Tipos, como fazer, ervas mais utilizadas e receitas foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas