ÁREA DE MULHER Ashwagandha, o que é? Benefícios da erva medicinal para a saúde

Ashwagandha, o que é? Benefícios da erva medicinal para a saúde

A Ashwagandha é uma erva medicinal usada a milhares de anos na Índica e ficou popular no ocidente devido aos seus benefícios para a saúde. Essa matéria Ashwagandha, o que é? Benefícios da erva medicinal para a saúde foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

A Ashwagandha, é uma erva medicinal indiana muito antiga e que oferece vários benefícios para a saúde e bem estar. Sendo assim, essa erva faz parte das terapias usadas na Ayurveda, a medicina tradicional da Índia, um sistema milenar baseado na dieta e uso de plantas medicinais. Recentemente, a Ashwagandha tem sido bastante procurada, especialmente no ocidente, devido aos seus efeitos relaxantes.

Conhecida também como Ginseng indiano, a Ashwagandha é usada principalmente para melhorar o desempenho físico e mental, visto que apresenta benefícios consideráveis em casos de estresse e cansaço. Desse modo, alguns estudos já mostraram que essa erva tem potencial para ajudar em tratamentos de depressão, aumentar a fertilidade e testosterona em homens e até melhorar a função cerebral.

Então, hoje iremos conhecer mais sobre a erva Ashwagandha e os benefícios que colocaram a planta em evidência nos últimos tempos.

Ashwagandha

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Natue Life

A planta de nome científico Withania somnifera, faz parte da família das solenáceas, assim como o tomate. Ela também tem frutos vermelhos, porém suas flores são amarelas. No entanto, a parte medicinal da planta fica para a suas raízes, que são usadas em tratamentos medicinais.

E como dito anteriormente, a Ashwagandha está incluído na lista de vários remédios naturais usados na Ayurveda, conhecida também como “a ciência da vida”. Se trata de um tipo de conhecimento desenvolvido a mais de 3 mil anos na região da Índia e Nepal. Desse modo, é uma das práticas mais notáveis da medicina vernacular atualmente. E ultimamente, vários estudos estão focados em comprovar os efeitos terapêuticos da Ashwagandha.

Apesar das folhas da planta serem usadas a milhares de anos de forma tópica para tratar infecções, queimaduras e picadas de inseto, é a raiz da planta a principal fonte de uso medicinal.

Por ser uma erva adaptogênica, ela ajuda a regular o sistema endócrino, nervoso e função imune, ao mesmo tempo que reduz hormônios do estresse. Além disso, é uma planta muito nutritiva, já que é rica em ferro, e pode ser usada no tratamento de anemia, fadiga e perda excessiva de sangue.

Sendo assim, raiz da Ashwagandha tem efeitos calmantes, antiespasmódico, anti-inflamatório, anfotérico imunológico, ansiolítico e analgésico, além de efeito positivo sobre a reprodução de homens e mulheres.

Benefícios da Ashwagandha

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Siga Saudável

Devido as suas propriedades medicinais, a Ashwagandha tem vários benefícios para a saúde e bem estar geral. Sendo uma ótima opção para tratamento de estresse e ansiedade, bem como uma variedade de doenças.

Reduz os níveis de açúcar no sangue

Diferentes estudos, mostraram que a Ashwagandha  é capaz de reduzir os níveis de açúcar no sangue. Um desses estudos, feito em tubos de ensaio, revelou que a erva aumentou a secreção de insulina e melhorou a sensibilidade à insulina nas células musculares. Em estudos em humanos, indicou que pode reduzir os níveis de açúcar no sangue de pessoas saudáveis e também diabéticas.

Propriedades anticâncer

Pesquisas feitas em animais e tubos de ensaio, mostram que o withaferin (composto da erva Ashwagandha) estimula apoptose, ou seja, a morte programada de células cancerígenas, além de impedir o crescimento de novas células do tipo. Portanto, pode ser eficaz no combate a vários tipos de câncer.

Reduz os níveis de cortisol no organismo

O cortisol é um hormônio ligado ao estresse. Estudos recentes mostraram que as propriedades da erva podem ajudar a reduzir os níveis desse hormônio no organismo. Um estudo específico, feito em adultos com estresse crônico, mostrou que aqueles que tomaram suplemento com a planta obtiveram reduções significativas nos níveis de cortisol, chegando a 30%.

Ashwagandha diminui o estresse e ansiedade

Esse é sem dúvida um dos principais atrativos, e que mais chamam atenção para a erva indiana. Ela é conhecida principalmente pela sua capacidade de reduzir o estresse, e consequentemente a ansiedade. E isso já foi comprovado em estudos feitos em ratos e também em humanos.

Alivia os sintomas de depressão

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fanáticos por Musculação

Ainda em andamento, algumas pesquisas já adiantam que a erva pode sim ajudar a aliviar os sintomas de depressão. Um estudo de duração de 60 dias, feito com 64 adultos, mostrou que aqueles que tomaram 600 mg de extrato de Ashwagandha por dia, relataram uma redução significativa da depressão grave.

Ashwagandha melhora a fertilidade de homens

A suplementação com Ashwagandha tem efeitos poderosos sobre os níveis de testosterona e na fertilidade de homens. Uma pesquisa realizada com 75 homens inférteis, divididos em dois grupos, mostrou que a contagem de esperma e motilidade do grupo que tomou a erva aumentou consideravelmente em relação aos que não tomaram.

Aumento da massa e força muscular

A Ashwagandha é capaz de melhorar a composição de massa corporal, reduzido a gordura e aumentando a força

Bom para inflamações

Diversos estudos realizados em animais, demonstram que a erva ajuda a diminuir bastante inflamações no organismo. Já em humanos revelou um aumento das atividades das células do sistema imunológico, que atuam contra as infeções ajuda a manter o organismo saudável.

Reduz o colesterol e triglicerídeos

Além dos efeitos anti-inflamatórios, a Ashwagandha ajuda a melhorar a saúde do coração, uma vez que reduz os níveis de colesterol e triglicerídeos no organismo. Ou seja, diminui os riscos de doenças cardíacas.

Melhora a função cerebral e a memória

Alguns estudos já mostraram que a erva promove uma ação antioxidante que protege as células nervosas dos radicais livres nocivos. Desse modo, mostrou que o consumo regular do extrato de Ashwagandha contribui para melhoras significativas na função cerebral, desempenho de atividades, atenção e memória em geral.

Como consumir a Ashwagandha

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Chá Verde Natural

Então, agora que você já conhece os principais benefícios da Ashwagandha , deve está se perguntando como consumir a erva. A verdade é que ela pode ser consumida de várias formas, lembrando que o que é usado são as folhas e raízes da planta.

Na Índia por exemplo, o pó da raiz da erva é misturado com leite e melado para beber ou então com ghee (manteiga clarificada) ou mel. Mas além disso, a erva também é disponibilizada em outras formas, como em cápsulas, extrato fluído e a sua raiz pode ser fervida e transformada em um chá. Independentemente da forma com que se consome a Ashwagandha, todas as preparações oferecem os benefícios à saúde.

Quanto as recomendações, no caso das cápsulas, o indicado é tomar um comprido duas vezes ao dia, antes das principais refeições. Já o extrato da erva deve ser tomado de 2 a 4 ml com um copo de água, três vezes ao dia, indicada para o tratamento de insônia e combater o estresse. E para preparar o chá de Ashwagandha, é muito simples, basta adicionar uma colher de raiz da erva seca em 120 ml de água fervida e deixar descansar por alguns minutos e beber em seguida.

Efeitos colaterais da Ashwagandha

Não é muito comum efeitos colaterais pelo consumo de Ashwagandha, contudo, apesar de raro, em algumas pessoas sensíveis pode causar azia, vômito e diarreia. Sendo assim, não é aconselhado ingerir a planta mulheres grávidas ou amamentando, bem como pacientes de doenças autoimunes como artrite reumatoide ou lúpus, ou em pessoas com úlceras no estômago. E também pessoas que fazem o uso de medicamentos para a insônia, já que a erva tem efeito sedativo.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Rooibos, o que é? Benefícios e como fazer o chá do arbusto sul-africano. 

Fontes: Essentia Tua Saúde Viva Bem Health Line 

Imagens: Blog ALQ Natue Life Chá Verde Natural Siga Saudável Fanáticos por Musculação 

Essa matéria Ashwagandha, o que é? Benefícios da erva medicinal para a saúde foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas