ÁREA DE MULHER Alergia nas mãos – Possíveis causas, tipos, sintomas e tratamentos

Alergia nas mãos – Possíveis causas, tipos, sintomas e tratamentos

A alergia nas mãos surge quando as mãos entram em contato com um produto específico, assim, causando irritação na pele. Essa matéria Alergia nas mãos – Possíveis causas, tipos, sintomas e tratamentos foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

A alergia nas mãos, também conhecida como eczema, é uma doença que, na maioria dos casos, surge quando as mãos entram em contato com um produto específico, assim, causando irritação na pele. Além disso, outros sintomas como vermelhidão e coceiras também podem acontecer.

Os sintomas tendem se manifestar imediatamente, entretanto, há casos que a alergia acontece na pele apenas após 12 ou 24 horas após o contato com um agente agressor.

Entre os agentes agressores mais comuns, estão os produtos de limpeza, mas, outras maneiras de adquirir a alergia são através de tatuagens de henna, uso de bijuterias como, por exemplo, anéis e pulseiras, ou pelo contato direto com tintas.

Ademais, antes de te explicarmos melhor sobre os tratamentos, causas e sintomas, lembre-se de que, caso a alergia aconteça com você, procure, imediatamente, um médico dermatologista.

Causas da alergia nas mãos

Causas da alergia nas mãos

Causas da alergia nas mãos

Area de Mulher
Foto: Gazeta do povo

A alergia nas mãos é causada por uma série de fatores como, por exemplo, a predisposição genética e contato com produtos de limpezas fortes que removem a proteção da pele, levando a desidratação.

Além disso, esses produtos, fazem com que a pele fique mais seca e desprotegida, facilitando a proliferação de microrganismos e agravando a alergia.

Outras causas da alergia são o uso de bijuterias nas mãos, exposição ao sol ou a realização de uma tatuagem de henna.

Quem pode desenvolver esse tipo de alergia?
Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Foto: ABC

As pessoas que possuem maior risco de desenvolver a eczema, são as que têm contato frequente com produtos químicos fortes, como cabeleireiros(as), pintores, profissionais da saúde e empregados de limpeza. Entretanto, qualquer pessoa pode desenvolver a alergia nas mãos ao longo da vida.

Sintomas

Os sintomas podem acontecer em uma parte determinada das mãos ou nelas inteiras. Entre os mais comuns estão: coceira, vermelhidão, inflamação, inchaço e a descamação da pele.

Nos casos menos graves as mãos ficam apenas um pouco secas e com uma leve descamação, mas, nos casos graves, esses sintomas ficam mais intensos. Além disso, nas alergias mais avançadas, as pontas dos dedos podem sofrer deformações.

Tratamentos

Alergia nas mãos - Possíveis causas, sintomas e tratamentos

Alergia nas mãos - Possíveis causas, sintomas e tratamentos

Area de Mulher
Foto: Sua dermatologista

Os tratamentos para alergia nas mãos, devem ser recomendados por um médico(a) dermatologista. Mas, você pode estar seguindo as seguintes dicas:

Usar luvas de borracha ao entrar em contato com produtos de limpeza; Evitar lavar as mãos com sabão muito forte; Mantenha as mãos hidratadas com cremes e óleos calmantes; Caso haja uma irritação, recorra a pomadas para alergia ou cremes anti-inflamatórios.

Tipos de alergia nas mãos

Tipos de alergia

Tipos de alergia

Area de Mulher
Vix 1. A dermatite de contato

Esse tipo de dermatite, é uma resposta inflamatória na pele que acontece devido a exposição a produtos externos estranhos ao organismo.

Assim, a dermatite de contato representa 80% do total dos casos, onde, o sintoma acontece ao primeiro contato com o agente agressor. Além disso, é importante frisar que esse tipo acontece principalmente devido ao contato com detergentes, sabões, ácidos, graxas e solventes.

2. A dermatite de contato alérgica

Representando 20% dos casos, as dermatites de contato alérgica só apresenta os sintomas após o segundo contato com o agente agressor.

Os exemplos de produtos que causam esse tipo de alergia são: cosméticos, metais, aditivos da borracha, látex, resina e medicamentos tópicos.

Teste alérgico

Teste alérgico

Teste alérgico

Area de Mulher
Tua saúde

Se faz extremamente necessário encontrar o agente causador da alergia através dos testes alérgicos. Eles se consistem em colocar substâncias específicas em contato com a pele e, caso o paciente tenha uma reação, é possível identificar o que deve ser evitado.

Quando o teste de contato der negativo, muito provavelmente a substância envolvida é um irritante primário, quando for positivo indica a dermatite de contato alérgica.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também: Espinha inflamada – Tipos, tratamento e dicas de como prevenir.

Fontes: Agora MT, Tuasaúde.
Fontes das imagens: Tua saúde, Sua dermatologista, ABC, Vix, Tua saúde 2.

Essa matéria Alergia nas mãos – Possíveis causas, tipos, sintomas e tratamentos foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas