Aprenda a fazer uma prática rápida de meditação

O facilitador Fernando Gabas, criador do protocolo de meditação e expansão da consciência Life Matters, ensina a técnica para praticar em casa

Prática ajuda a aliviaras tensões e é indicada no isolamento

Prática ajuda a aliviaras tensões e é indicada no isolamento

Pexels

A meditação pode ser uma das grandes aliadas durante a pandemia para a busca e a manutenção de um estado mental mais presente, menos preocupado e dirigido para a coletividade. O facilitador Fernando Gabas, do Life Matters, explica que com as práticas meditativas, a vivência muda e é possível uma ampliação da consciência.

“Quem passa por esse processo tende a deixar de ser obcecado pelo EU, EU, EU e passa a se sentir conectado com o todo. Esses indivíduos que denomino de SEERs (do inglês “o que vê”), passam a ter uma experiência de vida mais inclusiva e não exclusiva, de um ser isolado. Isso ocorre com outras pessoas que passam por processos de expansão da consciência. Após terem enfrentado dificuldades extremas, passaram a ter uma clareza diferente dos fatos e um olhar maior para a coletividade”, frisa.

Terapias e aulas virtuais ajudam população a enfrentar a quarentena

Para quem está em casa na quarentena, Gabas recomenda o Método Refresh, que ativa o sistema nervoso parassimpático, provoca o equilíbrio do corpo e da mente, e libera suas potencialidades. Veja como fazer.

Duração: a Refresh tem um diferencial muito positivo. Por ser uma prática rápida, ela pode ser feita em qualquer horário e quantas vezes se sentir estressado(a), sufocado(a), nervoso(a), triste ou com qualquer outro estado mental desagradável.

Como fazer: escolha um local da casa tranquilo, no qual não será interrompido(a). O exercício pode ser realizado com ou sem música.

Passo a passo:
Coloque as mãos na altura do seu coração e respire lenta e profundamente três vezes.
Enquanto respira, sinta a força do seu coração que bate incessantemente antes mesmo de você nascer, sem pedir nada em troca. Seja agradecido por ele.
Observe a sensação desagradável que está sentindo. Ao observar você já cria uma distância dela. Reconheça que ela não te traz nenhum benefício.
Constate que transformar seu estado está em suas mãos. Traga agora a sua memória, experiências profundamente positivas em sua vida. O momento em que você se sentiu cuidado, com amor... Vivencie esse momento.
Pense também em um momento divertido que você sorriu muito. Coloque um sorriso em seu rosto e experiencie novamente essa sensação agradável.
Recorde também de um momento em sua vida em que você se sentiu extremamente agradecido. Às vezes, até uma coincidência não esperada. Sinta a gratidão novamente.
Lembre ainda de um momento de conexão verdadeira, um abraço gostoso... Curta esse estado.
E agora, sentindo o estado totalmente transformado, respire mais uma vez lenta e profundamente.
Aja sempre desse estado. Sua inteligência e sensibilidade aumentam e você saberá o que fazer independente do desafio.
Quando estiver pronto, pode abrir os olhos.