Olá mamães,
Tudo bem?
Quem nunca ouviu essas famosinhas frases:
"Felicidade, sexta-feira e brigadeiro têm 10 letras. Isso não pode ser coincidência!"
"Fui atrás da felicidade...voltei com uma panela de brigadeiro!"?!
(Foto de internet)
Amar Maternidade - Mulher
Amar Maternidade - MulherHahaha!!! Não tem como negar!
Brigadeiro é um dos doces mais deliciosos e queridinhos dos brasilieros, e que agrada qualquer pessoa.
Se você está de dieta ou é intolerante a lactose e morre de vontade desse docinho. Existem diversas receitas alternativas para preparar essa guloseima, confiram algumas que encontrei no Catraquinha:
(Foto de internet)
Brigadeiro de Batata Doce (Receita da consultora em comportamento alimentar Fabiolla Duarte)
200 gramas de batata doce cozida e amassada como purê}
1 ovo
quinua em flocos (3 ou 4 colheres de sopa ou o quanto baste para dar ponto de enrolar)
10 damascos cortados ao meio marinados em vinho branco
calda de chocolate amargo 70% de cacau derretido em banho maria
Modo de Preparo
Levar ao fogo brando, mexendo até soltar da panela. Fazer bolinhas, rechear com o damasco, envolver no chocolate derretido.
(Foto de internet)
Brigadeiro de Alfarroba (Receita da Sociedade Vegan)
Ingredientes
1 lata de leite condensado vegetal
1 colher de sopa de margarina vegetal
4 colheres de sopa de farinha de alfarroba
Coco para polvilhar
Modo de preparo
Juntar os ingredientes todos num tacho. Mexer bem para não ficar com grumos.
Cozinhar em lume médio, até começar a ferver. Continuar a mexer até começar a ganhar consistência. Deixar arrefecer e fazer pequenas bolas. Colocar nas formas.
(Foto de internet)
Brigadeiro de leite de coco ou leite de soja (Receita do Portal Cardápio Alternativo)
Ingredientes
1 vidro de leite de coco ou leite de soja
1 gema
2 col sopa cacau em pó (amargo)
1 col sopa margarina sem leite
10 col açúcar mascavo ou orgânico
Modo de preparo
Cozinhe por dez minutos em panela antiaderente, temperatura alta, mexendo sempre. Espere esfriar, enrole as bolinhas (untando a mão com margarina) e passe no coco ralado.
(Foto de internet)
Receita de biomassa de banana (Receita do Portal Tempero Alternativo)
Ingredientes
1 xícara de biomassa de banana (receita aqui)
1/2 xíc. de açúcar mascavo
1/2 xíc. de chocolate meio amargo ralado
2 colheres de sopa de óleo de coco derretido (ou outro óleo vegetal) caso queira fazer as bolinhas
Modo de preparo
1- Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo baixo mexendo sempre para não grudar. Caso não queira fazer as bolinhas, não precisa colocar o óleo de coco;
2- Quando a mistura estiver homogênea e mais pesada de mexer, desligue o fogo e espere esfriar. Não se preocupe se a massa estiver mole e grudenta, depois de refrigerada ela irá ficar consistente e fácil de modelar as bolinhas. Se quiser comer o brigadeiro de colher, você pode para por aqui e cair de boca na panela, mas se quiser fazer as bolinhas, continue seguindo a receita por favor;
3- Transfira o brigadeiro para um recipiente com tampa e leve a geladeira até ficar consistente, isso pode levar de 3 a 5 horas;
4- Depois, retire da geladeira, faça as bolinhas e utilize uma cobertura de sua preferência.