Alto Astral Mitos e verdades sobre o café: benefícios e malefícios para a saúde

Mitos e verdades sobre o café: benefícios e malefícios para a saúde

Nutricionista responde as principais dúvidas sobre o amado cafezinho. Confira!

Alto Astral
Shutterstock

Shutterstock

Alto Astral

O café já foi pauta de diversas discussões… Alguns acreditam que faz mal à saúde, enquanto outros defendem que é muito benéfico. Para solucionar todas essas questões e mistérios sobre a bebida queridinha dos brasileiros, a nutricionista Mariana Ribeiro esclareceu os principais mitos e verdades sobre o café. Saiba mais!

Conheça 7 mitos e verdades sobre o café

Mitos e verdades sobre o café: benefícios e malefícios para a saúde

Mitos e verdades sobre o café: benefícios e malefícios para a saúde

Alto Astral
Foto: Shutterstock Faz mal para a saúde

Mito e verdade! Quando consumido em doses altas ou por pessoas sensíveis, o café pode causar azia, dores de estômago e insônia. “A grande questão em relação ao seu consumo está no aumento do colesterol ruim (LDL), que ocorre por conta do café não filtrado, o famoso expresso”, explica a nutricionista.

Piora a gastrite

Mito! Não existem comprovações científicas de que a bebida provoque gastrite ou úlcera gástrica. Entretanto, o café aumenta a secreção ácida do estômago e, por isso, sua ingestão deve ser evitada por quem já sofre com esse problema.

Engorda

Mito! “Se for consumido puro ou com adoçante, o café é inofensivo ao ganho de peso. Porém, um copo de cafezinho de 50 ml com açúcar tem aproximadamente 33 kcal. Ao final de um dia inteiro, as calorias contabilizadas podem ser muitas”, diz. Sendo assim, vale ficar de olho na quantidade de bebida ingerida, além da maneira de adoçá-la.

Não é recomendado tomar à noite

Mito e verdade! O café pode ser um incômodo à noite para a maioria das pessoas, mas para toda regra existe exceção: “Por conta dos seus efeitos estimulantes do sistema nervoso central, a ingestão de café no período noturno pode tirar o sono. Para quem tem dificuldades para dormir, o ideal é evitar. Há pessoas, entretanto, que tomam o seu café após o jantar regularmente e dormem muito bem”.

É rico em sais minerais

Verdade! De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o grão de café é rico em potássio, magnésio, cálcio, sódio, ferro, manganês, zinco, cobre e cromo. “O grão possui também uma quantidade considerável de lipídeos (10% a 20%), açúcares (35% a 55%) e aminoácidos (2%), substâncias importantes como fontes de energia”, complementa a especialista.

Previne algumas doenças

Verdade! “Alguns estudos indicam que consumo de café pode evitar o diabetes mellitus tipo 2, ajudar contra a depressão e até prevenir alguns tipos de câncer. No entanto, mais estudos são necessários para que tais efeitos sejam comprovados”, revela Mariana.

Pode piorar problemas de saúde

Verdade! Algumas doenças que podem ter os sintomas agravados devido ao consumo excessivo de café são gastrite, doença do refluxo gastroesofágico, úlcera péptica, transtorno de ansiedade generalizada, palpitações por arritmias cardíacas, hipertensão arterial e doença isquêmica. “Por isso, toda pessoa que tenha qualquer um desses problemas deve consumir café com moderação e, preferencialmente, após ouvir os conselhos de seu médico”, finaliza.

Consultoria: Mariana Ribeiro, nutricionista | Texto: Redação Alto Astral | Edição: Milena Garcia e Renata Rocha

Últimas