Alto Astral Extermine o mofo das roupas: saiba como ele surge e como combatê-lo

Extermine o mofo das roupas: saiba como ele surge e como combatê-lo

No Dia Mundial da Asma, descubra como evitar o mofo, problema que pode agravar a doença respiratória

Alto Astral
Extermine o mofo das roupas: saiba como ele surge e como combatê-lo

Extermine o mofo das roupas: saiba como ele surge e como combatê-lo

Alto Astral

Nada pior do que tirar aquela peça que está guardada há muito tempo no guarda-roupa e notar que ela está coberta por bolor. Esse acontecimento vai além da estética ou da preocupação com a perda de uma roupa, mas sim porque o mofo pode representar um risco enorme à saúde.

O bolor pode ser a causa ou pode levar ao agravamento não só da asma, mas também da rinite e a sinusite. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Global Asthma Report, essas doenças respiratórias atingem 4,4% da população mundial.

Como se já não bastassem as recentes preocupações com as consequências da Covid-19, é necessário estar bem atento a esse outro tipo de inimigo que pode aparecer em casa. 

Alto Astral

Alto Astral

Alto Astral
Shutterstock

Sendo assim, entenda como se proteger de forma efetiva desse mal e saiba como deixar o mofo bem longe de sua vida:

Como surge

O que mais resulta na manifestação de fungos nas diversas superfícies é a umidade. Apesar do segredo ser sempre deixar as roupas em locais arejados, no geral, o surgimento desse problema vai depender de inúmeros aspectos, como a estação do ano, o local onde você habita, a umidade relativa do ar, o seu tipo de armário e o local da casa em que ele está, além do modo como você guarda as peças.

Como evitar

A solução mais efetiva é manter, sempre que possível, os ambientes bem arejados. Deixar as janelas abertas com o ar circulando em casa é algo essencial para deixar o local sem fungos.

Outra opção eficaz é a sílica gel, que são aqueles saquinhos com algumas bolinhas que encontramos dentro bolsas e caixas de sapatos recém-adquiridos. Ele é um produto sintético resultado da reação do silicato de sódio e do ácido sulfúrico, que forma um agente dessecante biodegradável de estrutura porosa.

Esses agentes dessecantes são substâncias químicas utilizadas na secagem de fluidos, tanto líquidos, quanto gasosos, e são utilizados tanto na indústria, quanto em ambientes domésticos. Eles são sólidos e comumente encontrados na forma pré-embalada.

É importante salientar, no entanto, que um dessecante deve ser escolhido não somente por sua eficiência na secagem, mas também por outros efeitos desejados, como o fato de ser antisséptico, fungicida ou por não ser nocivo aos seres vivos e ao meio ambiente para que ele extermine sem problemas o mofo das peças de roupas.

Consultoria: Bodout, a primeira sílica gel regenerável do mercado de varejo.

Últimas