Alto Astral É possível manter-se positiva! Não seja afetada pelo negativismo alheio

É possível manter-se positiva! Não seja afetada pelo negativismo alheio

Até nos momentos difíceis é importante ver o lado bom das coisas e seguir uma vida leve

Alto Astral
É possível manter-se positiva! Não seja afetada pelo negativismo alheio

É possível manter-se positiva! Não seja afetada pelo negativismo alheio

Alto Astral

Em meio a um contexto de incertezas, é muito comum sentir as pessoas mais para baixo e negativas. No entanto, tentar manter a positividade é essencial para se sentir bem e seguir a vida mais de maneira mais leve. Acredite, você não vai se deixar afetar pelo negativismo alheio e seguir positiva!

Não reforce os pensamentos 

Escute com atenção se alguém vier te contar algo de ruim que está acontecendo, sob um olhar pessimista. No entanto, tente pontuar outros pontos de vista da história, propor alternativas e trazer uma perspectiva diferente, com intenções de um desfecho melhor. Dessa forma, mantendo-se respeitosa, é possível abrir a mente do outro e não deixar-se contaminar por toda a negatividade.

Enfatize o positivo

Pode parecer exaustivo bater na mesma tecla, mas essa é uma alternativa que vale a pena, não só para você, mas também com quem convive ao seu lado. Sempre tentar enxergar o copo meio cheio pode dar um ânimo no seu dia a dia e contagiar os outros, criando uma rede de apoio saudável e positiva.

Saiba seus limites

É fundamental manter as relações e dar apoio a quem gostamos, porém, é importante também saber identificar quando isso te faz mal. Pode ser que naquele momento, certos acontecimentos e conversas te despertem gatilhos ruins ou que você esteja pegando muito as dores do outro. Procure filtrar aquilo que possa te atingir de maneira negativa e, se for o caso, converse com a pessoa e se distancie por um tempo.

Ofereça ajuda

Pode ser que o negativismo alheio seja fruto de algum transtorno psicológico mais grave, por isso, esteja ali para dar apoio e buscar um profissional, caso seja pertinente. É de extrema importância se atentar a este tipo de comportamento, para não deixar passar algo significativo.

Procure refletir

Segundo a psicanalista Renata Prado, é importante fazer uma reflexão de como você tem conduzido a sua jornada até agora. "Tome a consciência de quem você é, o que você tem feito por si e pelos outros; este momento pede renovação, mas também muito equilíbrio", afirma a profissional.

Faça alguma atividade

Pode ser um exercício físico, um hobby manual, curso de idiomas ou algo que mantenha sua mente ativa. É importante não deixar o tempo livre do isolamento social te dominar de uma maneira ruim. Mantenha-se ocupada de uma maneira equilibrada e se sentirá mais ligeira, proativa e bem consigo mesma.

Use incensos

Eles também podem ser utilizados para purificar a energia do seu lar e afastar energias negativas. Ao acender, segure com as mãos e ande por todos os cômodos da casa, passando de dentro para fora, até chegar na porta de entrada, firmando o pensamento em quem te protege o tempo todo. No fim, lembre-se de deixá-lo queimar naturalmente ali até acabar.

Algumas opções são o de alecrim, benjoim, cânfora e cravo, que atraem prosperidade, paz espiritual e segurança contra o negativismo.

Consultoria: Renata Prado, psicanalista e terapeuta. João Bidu.

Últimas