Alto Astral Como fica a menstruação depois do parto? Simone reclama de excesso

Como fica a menstruação depois do parto? Simone reclama de excesso

A cantora sertaneja lida com o fluxo menstrual intenso depois do nascimento da segunda filha

Alto Astral
Como fica a menstruação depois do parto? Simone reclama de excesso

Como fica a menstruação depois do parto? Simone reclama de excesso

Alto Astral

Simone, da dupla Simone e Simaria, comentou recentemente sobre seu fluxo menstrual intenso depois do parto da segunda filha Zaya, que aconteceu em fevereiro desse ano.

A cantora, após ser questionada sobre a volta da vida sexual depois do parto, respondeu aos internautas: "Minha filha, o diabo dessa menstruação não vai embora de jeito nenhum. Ô coisa difícil, meu Deus do céu".

Entretanto, quanto tempo depois do parto a menstruação costuma regularizar? A ginecologista Andrea Massad afirma que varia de acordo com a mulher, mas a média é de um a dois meses após o término da amamentação. "Enquanto a mãe está amamentando, a prolactínica, que é um hormônio que aumenta no corpo da mulher para a produção do leite, bloqueia a menstruação. Quando esse hormônio não fica tão alto no sistema, a menstruação pode ser regulamentada antecipadamente.", explica a Dra.

Alto Astral

Alto Astral

Alto Astral
Shutterstock

Andrea avisa que depois do parto pode ser que a fluxo desregularize, mas geralmente em seis meses tudo volta como era antes. "Muitas vezes, as mulheres tomam anticoncepcional ou colocam DIU logo após o parto e não percebem essas alterações no ciclo, mas a princípio não tem regra. Outros fatores podem influenciar na regularização da menstruação, por exemplo, é o aparecimento de pólipos, que é um cisto normalmente benigno fixado na parede interna do útero", esclarece. 

Os fatores emocionais podem influenciar não só na menstruação pós parto mas também no fluxo geral da mulher. "Como altera o sistema endócrino, aumenta os sintomas de estresse, cortisol, e tudo isso é muito sensível para o corpo da mulher", explica a profissional.

A preocupação de ter um ciclo desregulado é necessária quando se passa três meses após a interrupção da amamentação e o sangue ainda não veio. Se o fluxo está muito intenso por um longo período, também é preciso investigação e de preferência, ir atrás de um médico.

Consultoria: Dra. Andrea Massad, médica em Ginecologia e Obstetrícia. 

Últimas