Alto Astral Além do absorvente tradicional, veja outras alternativas para sua menstruação

Além do absorvente tradicional, veja outras alternativas para sua menstruação

Conheça as novas opções do mercado, mais sustentáveis, para aquele período do mês

Alto Astral

Ao longo dos últimos anos, cresceram as alternativas para quem não gosta ou procura algo diferente do absorvente tradicional. Grande parte dessa discussão gira em torno da segurança dos produtos de higiene íntima, impacto ambiental e autoconhecimento.

Nossa pele é fina e altamente permeável, sobretudo na região íntima. Qualquer coisa em contato constante com a pele vai parar na corrente sanguínea e é distribuída por todo o corpo.

O absorvente comum é feito a partir de diversos componentes que, a longo prazo, podem ser nocivos à saúde, como os químicos plásticos, dioxina, neutralizadores de odor, perfume, poliéster, corantes artificiais, entre outros. Além disso, uma pessoa tem cerca de 450 ciclos menstruais durante a vida e estima-se que utilizando produtos descartáveis gere 150kg de lixo.

As alternativas reutilizáveis podem durar anos, se conservadas corretamente. A maioria dos produtos é reciclável, desta forma é possível reduzir a pegada ecológica.

Outro fator importante é o autoconhecimento. Por não serem descartáveis, as alternativas requerem cuidado antes, durante e depois do uso. Assim, a pessoa que as utiliza precisa ficar mais atenta a seu ciclo, intensidade do fluxo e periodicidade. 

Conheça algumas alternativas para sua menstruação além do absorvente tradicional!

Calcinha absorvente

calcinha absorvente

calcinha absorvente

Alto Astral

Calcinha absorvente Pantys / Divulgação

Com diversas opções de modelagem, tamanhos e estampas, é como uma calcinha comum, mas com a capacidade de absorver o fluxo menstrual. É reutilizável, lavável e confortável. 

Composta por 4 camadas bem finas, a primeira que vai em contato com a pele é feita de tecidos naturais e macia; depois vem as camadas intermediárias, que são anti-bactéria e super absorventes; por último, uma camada impermeável, que evita vazamentos.

O período de uso em um dia depende da intensidade do seu fluxo e capacidade de absorção da calcinha, isso deve ser avaliado com atenção durante os ciclos, até se acostumar.

Bela Gil, em publicação do Facebook, recomenda: "com ela você evita manchas e surpresinhas por aí. Além de poder poder ficar mais de boa (e só de calcinha!)". 

Atenção: a calcinha também requer alguns cuidados de uso e lavagem, de modo a prolongar ao máximo sua durabilidade.

Coletor menstrual

coletor menstrual

coletor menstrual

Alto Astral

Coletor menstrual Kouri / Divulgação

O coletor é um copinho feito de silicone medicinal, maleável, que é dobrado e inserido no canal vaginal para coletar o sangue. Pode ser usado até 12h seguidas, dependendo da intensidade do fluxo.

Compacto e confortável, se inserido corretamente, a pessoa até esquece que está com ele. Por isso, é muito importante prestar atenção nos primeiros ciclos, para entender em quais dias e por quanto tempo ele é capaz de coletar o sangue.

No começo e fim do ciclo, é necessário esterilizar o produto. Durante, lavar apenas com água é suficiente. Além disso, existem diversas possibilidades de dobras, o importante é relaxar durante a inserção.

Para se acostumar, observe qual é a melhor maneira e dinâmica de uso para você.

Absorvente de pano

Proteção com abas

Proteção com abas

Alto Astral

Proteção com abas Kouri / Divulgação

Esta alternativa é interessante para quem gosta do conceito e uso do absorvente descartável, mas procura algo mais sustentável e saudável.

É um produto reutilizável, com design anatômico, tecidos de fácil lavagem e boa absorção. Possui diversos tamanhos, modelos e estampas, e algumas marcas oferecem opção de cobertura seca ou natural.

O absorvente de pano é composto por 3 camadas, a que fica em contato com a pele é macia; as intermediárias são absorventes; e a externa é impermeável, impedindo vazamentos. Além disso, possui abas com botões para ficar bem preso à calcinha.

Biquíni e maiô absorvente

maiô absorvente

maiô absorvente

Alto Astral

Maiô absorvente Pantys / Divulgação

De composição similar à da calcinha absorvente, é feito de materiais tecnológicos que absorvem o fluxo menstrual, sem deixar acontecer possíveis vazamentos e odores.

A diferença está na camada que reveste as peças, pois ela recebe um tratamento que impede a absorção de água e retém a menstruação. Além disso, possui um formato que deixa a pele mais aderida e próxima do biquíni ou maiô, evitando vazamentos pelas laterais.

São indicados para dias de fluxo leve e moderado, ou combinados com outro protetor menstrual em dias de fluxo intenso. 

Últimas