12 alimentos milagrosos contra azia e refluxo

Que tal adotar hábitos alimentares capazes de amenizar esses problemas? Veja os 12 melhores alimentos para manter a saúde do seu estômago em dia!

Alto Astral
Alto Astral

Alto Astral

Alto Astral

Sabe aquela sensação de queimação na região do estômago após má digestão? Esse desconforto é a famosa azia! No Brasil, cerca de 20 milhões de pessoas sofrem com azia e refluxo. Ela ocorre quando o suco gástrico rompe o esfíncter, anel muscular que desune o esôfago do estômago. Há alguns fatores que colaboram para o desenvolvimento desse problema, como o uso de roupas apertadas e o hábito de fumar… Mas, a principal culpada por essa sensação é a falta de cuidado com a alimentação. Chocolate, pimenta, tomate e cebola crua estão entre os alimentos que aumentam a azia e podem ocasionar um grande desconforto estomacal. Quer saber quais alimentos ajudam a amenizar a azia? Então confira esta lista que o Alto Astral trouxe e nunca mais sinta esse desprazer!

12 alimentos essenciais para evitar azia e manter-se livre de qualquer desconforto posterior à suas refeições

10 alimentos milagrosos contra azia e refluxo

10 alimentos milagrosos contra azia e refluxo

Alto Astral
Foto: Shutterstock Arroz integral

Conta com a presença de carboidratos complexos, que demoram mais para se transformar em glicose na corrente sanguínea. Além disso, a sua grande quantidade de fibras proporciona maior sensação de saciedade com menor quantidade de alimento.

Cenoura

O legume estimula a produção de células brancas, que reforçam o sistema imunológico. Suas propriedades anti-inflamatórias ajudam o organismo a combater dores de cabeça, no corpo, no estômago e ainda auxiliam em outros males causados por inflamações, como a celulite.

Aveia

Consumir uma porção desse cereal logo pela manhã é eficaz no combate a azia, sabia? Isso porque a aveia não agride a mucosa do estômago e, de quebra, prolonga a sensação de saciedade. Uma boa opção é misturá-la com outros alimentos saudáveis, como banana ou maçã.

Beterraba

A raiz é rica em betalaína (pigmento responsável por sua cor arroxeada), que é um excelente antioxidante natural, auxiliando no bom funcionamento do intestino e facilitando o processo de digestão.

Boldo

O chá preparado a partir dessa erva estimula a digestão, a secreção biliar e os distúrbios intestinais e hepáticos. “Ele combate prisão de ventre, gases intestinais, azia, transtornos do fígado e atua na degradação de gorduras”, explica a farmacêutica e homeopata Adriana Márcia Gonçalves.

10 alimentos milagrosos contra azia e refluxo

10 alimentos milagrosos contra azia e refluxo

Alto Astral
Foto: Shutterstock Couve

É um dos alimentos mais lembrados quando se fala em distúrbios estomacais, já que a sua ingestão colabora para o alívio da azia. Para que o estômago seja beneficiado com a verdura, o indicado é consumi-la crua.

Erva-doce

Essa planta acalma os nervos, elimina o mau hálito e combate as cólicas intestinais e do ventre. “O chá de erva-doce é um ótimo aliado para amenizar a azia e pode ser consumido durante a gestação”, diz a farmacêutica.

Gengibre

É tradicionalmente conhecido como um ingrediente com propriedades anti-inflamatórias, sendo usado como aliado nos tratamentos de problemas gastrointestinais.

Hortelã

Utilizado como tempero, o vegetal favorece a digestão, já que aciona o funcionamento de glândulas salivares. Seu chá é amplamente consumido em casos de gripes e resfriados e também quando alguém apresenta dores de estômago.

Limão

Geralmente, as frutas ácidas agridem o estômago, mas isso está longe de acontecer quando consome-se o limão. Essa fruta, quando ingerida, deixa o organismo mais básico, ou seja, alcalino. Além disso, o limão evita a produção excessiva de ácido.

Maçã

A maçã possui alto teor de água e de fibras, além da fruta contribuir para o fortalecimento das mucosas do sistema digestivo. Ela é recomendada para quem sofre com a azia e demais problemas de acidez estomacal, como gastrite. Experimente mastigar devagar alguns pedacinhos de maçã descascada para aliviar sua azia!

Mamão

Ele possui 86% de água em sua composição e é rico em vitaminas A e C, além de cálcio, ferro, potássio, minerais, carotenoides e fibras. O mamão também apresenta algumas propriedades medicinais, agindo como um excelente remédio natural para a prisão de ventre.

Consultoria: Adriana Márcia Gonçalves, farmacêutica e homeopata | Edição: Flávia Gonçalves

Últimas