Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

A FUVEST vem aí, é hora de se preparar

As inscrições para a Fuvest estão abertas e chegou a hora de você se preparar. Confira tudo o que você precisa saber para estar preparado para o maior vestibular do país

Viva a Vida|Do R7

A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) é um dos maiores vestibulares do Brasil. A prova ocorre anualmente e está com as inscrições abertas desde o dia 31 de agosto. Os participantes têm até o dia 23 de outubro para se inscreverem para concorrer a prova que dá acesso aos mais de 200 cursos oferecidos pela USP (Universidade de São Paulo).

Em 2021, a universidade oferecerá 11.147 vagas nos mais variados cursos de graduação. Destes, 8.242 são destinados a quem faz o vestibular da Fuvest. Outras quase 3 mil vagas são ofertadas para quem ingressa pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou Enem. Se você está se preparando para esta nova etapa, é necessário se atentar a detalhes como datas, locais de prova e, claro, aos estudos de qualidade.

Saiba como se organizar para este importante passo dado em sua vida. E lembre-se: utilize um cupom de desconto Descomplica para estudar com qualidade e, de quebra, fazer aquela economia sempre bem-vinda.

O que estudar para o vestibular?

Esta é a pergunta de 1 milhão de dólares. O que estudar para o vestibular diante de um universo tão amplo e cheio de matérias e temas? Desde 2010, as universidades, de um modo geral, principalmente a Fuvest, praticam os chamados vestibulares interdisciplinares, ou seja, desenvolvem provas que relacionam as disciplinas, visando favorecer o aprendizado dos alunos em detrimento de apenas decorar a matéria para responder uma questão.

Publicidade

Esse modelo de avaliação foi desenvolvido, justamente, para que o aluno ao ler uma questão na prova possa respondê-la a partir de seu raciocínio e interpretação de texto, e não simplesmente porque decorou a resposta certa escrita no livro. Assim, a seleção dos melhores alunos para o Ensino Superior se torna mais aprimorada e aperfeiçoada.

Então, quando pensar no que você deve estudar para o vestibular, lembre-se de levar em consideração este fator que é muito importante. Não estude as áreas de conhecimento de maneira isolada, mas sim interrelacionando-as, a fim de obter o melhor desempenho na hora da prova.

Publicidade

Aproveite o momento para focar nos estudos

Em época de pandemia, isolamento social e muitos outros desafios que são causados por conta disso, milhares de estudantes brasileiros estão focados e dedicados aos estudos de maneira remota. Ou seja, assistem videoaulas pelo computador, smartphone ou tablet, pesquisam e tiram suas dúvidas pela internet com professores/tutores e, até mesmo, iniciam um curso on-line, aproveitando a oportunidade de se preparar mesmo estando em casa.

Várias empresas oferecem cursos preparatórios para vestibular e ajudam os estudantes a chegarem preparados no dia da prova. Esses cursos oferecem, geralmente, apostilas com questões retiradas de provas passadas em vestibulares anteriores, com uma ótima aplicação da interdisciplinaridade que essas questões exigem. Assim, o aluno consegue se sentir melhor preparado para a prova de verdade.

Publicidade

Sobre a data da Fuvest e outras informações importantes

Como você já sabe, as inscrições da Fuvest 2021 acontecerão entre os dias 31 de agosto a 23 de outubro, mas o pagamento da taxa de inscrição pode ser feito até o dia 27 de outubro. A divulgação dos locais de exame da primeira fase acontecerá no dia 14 de dezembro. Fique atento!

A prova da primeira fase ocorrerá no dia 10 de janeiro de 2021. Já as provas da segunda fase ocorrerão nos dias 21 e 22 de fevereiro. A divulgação da primeira lista de aprovados será feita no dia 19 de março de 2021. Bons estudos e boa sorte!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.