Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

15 biografias para dar de presente no Dia das Mães

Confira a seleção de títulos biográficos que vão agradar todos os estilos de mães. Desde as que gostam de artes, até psicologia

Viva a Vida|Do R7

As biografias contam fatos marcantes de civilizações e da vida de grandes personalidades
As biografias contam fatos marcantes de civilizações e da vida de grandes personalidades As biografias contam fatos marcantes de civilizações e da vida de grandes personalidades

O gênero literário como conhecemos hoje nasceu no século V (A.C), mas desde a Grécia e Roma Antiga já existia diferentes tipos de narrativa em prosa que se aproximavam do gênero. Além de fatos marcantes, o conteúdo ainda traz análises de como estes fatos influenciaram acontecimentos da época.

Ler biografias é agradável e uma forma interessante de conhecer a história, de um lugar ou alguém profundamente, e as às vezes com fatos nunca antes contados. Esse é um presente e tanto para comemorar o Dia das mães, não é? Confira essa lista com os títulos mais variados e aproveite a dica!

Se a sua mãe tem uma forte veia política, Brasil: Uma Biografia traz uma vasta documentação original e rica iconografia, em que as autoras Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Starling propõem uma nova (e pouco convencional) história do Brasil. Nessa travessia de mais de quinhentos anos, se debruçam não somente sobre a "grande história" mas também sobre o cotidiano, a expressão artística e a cultura, as minorias, os ciclos econômicos e os conflitos sociais. No fundo da cena, mantêm ainda diálogo constante com aqueles autores que, antes delas, se lançaram na difícil empreitada de tentar interpretar o Brasil. Esta edição inclui novo pós-escrito das autoras, que joga luz sobre a situação recente do país: a democracia posta em xeque, os desdobramentos das manifestações populares e o impeachment de Dilma Rousseff, entre outros acontecimentos marcantes dos últimos anos. 

Civilização Islâmica em trinta biografias: os primeiros mil ano traz a introdução a mil anos de história islâmica, apresentando califas, sultões, estudiosos, místicos, escritores e viajantes que moldaram e refletiram a diversidade da civilização islâmica. Começando pelo coração do Islã, Meca, e se expandindo desde o Norte da África e Península Ibérica, no Oeste, até a África Central e Oriental. Ideal para as mães que gostam de uma boa história antiga e da cultura do oriente médio.

Publicidade

A autobiografia de Martin Luther King reúne textos autobiográficos, incluindo cartas e diários não publicados, assim como filmes e gravações. Uma obra de Clayborne Carson, que coleciona críticas elogiosas como "Temos uma dívida com Carson por nos entregar King por inteiro", do The Times e "Um feito excepcional. Ilumina os fundamentos intelectuais da coragem de King." The New Yorker.

No dia da rainha, nada melhor do que a biografia do líder Queen. Freddie Mercury: A biografia definitiva desvenda o que havia por trás do paquistanês Farrokh Bulsara, o vocalista mais carismático, extravagante e performático da história do rock. Sua mãe vai adorar conhecer esse ídolo pop mais de perto.

Publicidade

A biografia Walt Disney: O triunfo da imaginação americana - 3ª Edição é o retrato definitivo de uma das mais importantes figuras da história cultural e do entretenimento dos Estados Unidos no século XX. Após sete anos de elaboração e pesquisa meticulosa, o escritor Neal Gabler foi o primeiro a ter acesso aos arquivos de Disney.

Se a sua mãe era fã da apresentadora Hebe Camargo, Hebe: A biografia é um presente que promete render muitos selinhos, viu gracinha! A biografia conta a história da apresentadora, que é um dos grandes nomes da história da televisão brasileira, desde a estreia no rádio, até a última gravação na TV, em 2012.

Publicidade

Para as mães mais tech, Steve Jobs: A biografia narra a vida atribulada do empresário extremamente inventivo, de personalidade forte e polêmica, cuja paixão pela perfeição e a energia indomável revolucionaram as indústrias da computação pessoal, o cinema de animação, a música, a telefonia celular, a computação em tablet e a edição digital. A biografia é baseada em mais de 40 entrevistas do autor Walter Isaacson com o próprio Jobs ao longo de dois anos, além de entrevistas com mais de cem familiares, amigos, colegas, adversários e concorrentes do famoso empresário da Apple. 

Depois de política e artes, chegou a vez de atender as mães apaixonadas por literatura. A primeira sugestão é Reinações de Monteiro Lobato: Uma biografia, que traz imagens e documentos raros, como fotos de Lobato e sua família, cartas do escritor para a mãe e ilustrações das primeiras edições dos livros do Sítio do Picapau Amarelo. Narrado em primeira pessoa, como se Lobato estivesse contando sua própria história.

A próxima sugestão é Jorge Amado: uma biografia que vai agradar também as mães noveleiras dos anos 80 e 90. Autor de clássicos brasileiros, como Capitães da Areia, Jubiabá, Tieta do Agreste e Gabriela, Cravo e Canela, com livros que se tornaram sucesso do cinema e da TV, Jorge tem aqui sua vida de homem, escritor, político e celebridade, recontada com elegância, precisão e fluência quase romanesca.

Por fim, mamães que adoram um romance policial vãocurtir Agatha Christie. Esta é a única biografia autorizada da escritora que marcou a literatura policial e se tornou uma das autoras mais vendidas do mundo. Conhecida popularmente como a Dama do Crime, suas obras já foram adaptadas para o cinema, TV e teatro. Além de ter sido elencada pelo Guinness World Records como a autora com mais livros vendidos no mundo.

A vida da pintora Frida Khalo como poucos sabem. Esta é a proposta de Frida: A biografia, que além da intimidade da artista, traz detalhadas descrições e interpretações dos quadros de Kahlo, escritas com o rigor e o conhecimento de uma especialista, mas também com a clareza, a fluidez e a sedução de uma amante dessa arte.

No cenário religioso, Paulo: Uma biografia é um bom livro para entender a história de um dos principais apóstolos de Jesus. Nesta biografia definitiva, o autor N. T. Wright leva o leitor a caminhar ao lado do apóstolo, observando, aprendendo, sofrendo e vibrando com ele, pelas jornadas fascinantes do antigo perseguidor de cristãos. Não é o retrato de um teólogo impassível ou de um evangelista implacável, mas a história de um personagem complexo, multifacetado e que pode ser considerado um dos maiores líderes da história da humanidade.

Em Humano demais: A biografia do padre Fábio de Melo, o escritor Rodrigo Alvarez revela o religioso que buscou na própria história, a inspiração para pregar, escrever, cantar e, assim, mudar a vida de seus seguidores. Até mesmo aqueles que só o conheceram quando ele virou “o padre do Snapchat”. Uma história rara, narrada de forma corajosa e franca.

Em Tolstói, a biografia, o autor destrincha os diferentes períodos da vida do escritor, mostrando sua vinculação com a sociedade russa e trazendo informações pouco conhecidas ou lembradas. Entre elas, histórias de antepassados pitorescos, que seriam modelos de personagens de sua ficção, uma juventude marcada por amores e grandes prejuízos nos cassinos, sua preocupação com a educação dos russos e até mesmo uma campanha humanitária que organizou para combater a miséria causada pela seca na região de Samara, na estepe russa. Liev Tolstói não foi um gigante só no campo literário, mas um dos homens mais importantes da Rússia de seu tempo, e em muitos momentos, considerado um resumo e um modelo arquetípico do país.

Se você tem uma mães psicóloga ou minimamente amante da psicologia, Friedrich Nietzsche: Uma Biografia - Caixa com 3 Volumes é uma coletânea que todo apaixonado pelo tema sonha em ter. O primeiro volume é composto com base no minucioso trabalho historiográfico de Richard Blunck (que projetou e deu início a elaboração de uma biografia do filósofo), tendo por objeto a primeira infância e juventude de Nietzsche. O segundo trata dos caminhos ao longo dos quais se forma a obra de Nietzsche. Os encontros e desencontros pessoais do autor, suas exaltações e depressões, sucessos e fracassos, amores e ódios. Já o terceiro é quase todo ocupado pela circunstância da descrição dos meandros da doença, até o colapso mental em Turim, que privou o filósofo da razão até sua morte.

Será que realmente somos quem pensamos ser? A biografia humana é um livro intrigante, que ajuda o leitor a reconstruir sua visão acerca da própria identidade, diminuindo a distância entre sua verdadeira personalidade e aquela interpretada pelos adultos responsáveis durante sua trajetória. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.