10 livros que toda mãe geek quer ler

Surpreenda sua mãe com livros clássicos e lançamentos que ela precisa ter para ser geek de verdade

Veja clássicos e lançamentos do mundo nerd para dar de presente para a mamãe

Veja clássicos e lançamentos do mundo nerd para dar de presente para a mamãe

Pixabay/Reprodução

As primeiras referências de um filho são as mães, por isso não é incomum encontrar semelhanças nos hábitos e preferências entre eles. Ela te deu a vida, cuidou de você durante as madrugadas, te deu o primeiro Lego e levou para assistir seu primeiro filme de Star Wars... Ser filho de uma mãe nerd tem suas vantagens, afinal, quem melhor do que ela para compartilhar um livro, maratonar uma série ou debater sobre o desfecho de uma trilogia?

Uma mãe dessas merece algo mais do que flores e bombons. No dia delas surpreenda com um presente de geek para geek. Confira uma lista de livros que ela vai devorar e quem sabe de emprestar depois.

Geek de verdade precisa conhecer a história de Senhor dos Anéis. O Box Trilogia O Senhor dos Anéis. Apesar de ter sido publicado em três volumes – A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei – desde os anos 1950, O Senhor dos Anéis não é exatamente uma trilogia, mas um único grande romance que só pode ser compreendido em seu conjunto, segundo a concepção de seu autor, J.R.R. Tolkien. 

Caixa Harry Potter  traz em sete livros, a série completa do menino que vive com os tios e o primo, que não gostam nem um pouco dele, mas tem sua vida mudada, quando recebe uma carta misteriosa, entregue por uma coruja, com um convite para estudar na Escola de Magia e Bruxaria Hogwarts.

Para as mães fãs de The Walking Dead: Limites Ultrapassados, o livro conta a história de quando Rick Grimes e seus amigos procuram mais uma vez se reerguer, desta vez após o ataque devastador do rebanho de mortos dos Sussurradores. Ao mesmo tempo em que a reconstrução física e mental se inicia, um grupo escolhido por Rick faz uma longa viagem visando se encontrar com uma nova comunidade. No caminho até lá, no entanto, eles serão apresentados a uma nova e surpreendente figura!

Um clássico geek, o livro Viagem ao centro da Terra: edição comentada e ilustrada traz a história de um geólogo e mineralogista, que descobre em 1863,  uma mensagem cifrada descrevendo uma viagem ao centro da Terra. É o quanto basta para o impetuoso cientista se lançar na mesma aventura, levando consigo o sobrinho Axel, colega de profissão mas defensor de diferentes teorias científicas, e o impassível Hans, guia que se mostrará indispensável para a empreitada e seu espantoso desfecho.

Outro clássico do universo geek, A guerra dos mundos é um livro para mães apaixonadas por ficção científica, com uma pitada de romance, claro! Conta a história de um ataque por alienígenas de Marte que literalmente brotam do chão, com tripés biomecânicos gigantese querem conquistar a Terra, mantendo os humanos como escravos. 

Reunidos por Charles Xavier, no livro X-men: A Saga da Fênix Negra os X-Men embarcam em uma aventura que os leva ao outro canto da galáxia. Escolhida pela  Fênix para ser sua hospedeira, Jean Grey obtém poderes quase absolutos. No entanto, todo poder cobra seu preço, e a x-man acaba se tornando alvo dos shiars, uma raça alienígena que deseja destruir a Fênix. Ela tem seus pensamentos manipulados pelo Mestre Mental, que pretende usá-la para atingir seus próprios objetivos malignos. Com sua mente corrompida, Jean se transforma na Fênix Negra e ameaça consumir o Universo. Agora, os X-Men têm precisarão sacrificar sua amada colega, se quiserem salvar toda a humanidade.

Mais um título para as mães que adoram histórias de ficção científica. O livro  Mass Effect Andromeda - Insurreição na Nexus conta a história da estação Nexus, que sofre danos críticos, causados por uma ameaça desconhecida e será responsabilidade de uma diretora de segurança resolver o problema e identificar sua origem. Se ela falhar e a Nexus for destruída, será o fim da Iniciativa Andrômeda e talvez da raça humana. 

Assim como as mães, a Mulher-Maravilha: Sementes da guerra conta a história de Diana, uma guerreira forte e destemida. Ela é filha da deusa Hipólita e deseja apenas se provar diante de suas irmãs, mas quando a oportunidade finalmente chega, ela joga fora sua chance de glória ao quebrar a lei das amazonas e salvar Alia Keralis, uma simples mortal. Alia, por sua vez, está longe de ser uma garota comum. Ela é uma semente da guerra, descendente da infame Helena de Troia, destinada a trazer uma era de derramamento de sangue e miséria. Agora cabe a Diana salvar todos e dar seu primeiro passo como a maior heroína que o mundo já conheceu.

Geek romântica? Então a sua mãe vai dorar Os Mandarins. Publicado em 1954, este livro assinala o definitivo engajamento político e literário da autora Simone de Beauvoir. Romance existencialista, Os Mandarins descreve a atmosfera febril da França entre 1944 e 1948, as repercussões da Segunda Guerra Mundial, a agitação intelectual, a corrupção moral, os dilemas e as dúvidas da esquerda e, sobretudo, “o chão coberto de ilusões desmoronadas”. 

De Georges Méliès até os grandes sucessos de bilheteria no século XXI, o autor do Guia Geek de Cinema: A História por Trás de 30 Filmes de Ficção Científica que Revolucionaram o Gênero conta como esses filmes essenciais refletiram o espírito da época em que foram lançados e influenciaram outros cineastas nos anos que se seguiram. A edição conta ainda com textos de Alfredo Suppia, Roberto Causo e Claudia Fusco, especialistas em FC e anexo com mais de 30 listas dos filmes separados por subgênero, eixos temáticos e década a década. Uma bíblia geek para as mães que amam cinema.