Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Separação de MC Poze e Vivianne levanta debate sobre gravidez precoce

Programa Fala Que Eu Te Escuto questionou o que contribui para alta de casos 

Viva a Vida|Ana Carolina Cury, Do R7

O funkeiro conhecido como MC Poze, de 20 anos, revelou recentemente que se separou de Vivianne Noronha, de 17 anos, que está grávida do terceiro filho deles.

"Rapaziada só passando para dizer que eu e Vivianne não estamos mais juntos!! Não fica me enchendo de mensagens dizendo o que eu tenho que fazer ou deixar de fazer (...)!", disse em suas redes sociais.

Tal situação levantou uma grande discussão sobre gravidez precoce. De acordo com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), das 7,3 milhões de meninas e jovens grávidas no mundo, 2 milhões tem menos de 14 anos. Além disso, estudos mostram que adolescentes mães tendem a abandonar os estudos para criar os filhos.

MC Poze rompe relacionamento com namorada de 17 anos, grávida do terceiro filho do casal
MC Poze rompe relacionamento com namorada de 17 anos, grávida do terceiro filho do casal MC Poze rompe relacionamento com namorada de 17 anos, grávida do terceiro filho do casal

Motivos

Publicidade

Diante dessa realidade, o programa Fala Que Eu Te Escuto abordou o tema e questionou o que contribui para o alto índice de gravidez na adolescência: a falta de estrutura familiar, de campanhas de conscientização ou é uma inversão de valores?

"A gente precisa dosar o que pesa mais, porque são muitos os fatores que contribuem, porém há uma grande inversão de valores. O mundo está caminhando para longe de princípios que formam a base de uma família", opinou a advogada Carolina Lemos.

Publicidade

A autônoma Taís Cristina concordou com a especialista. "Os adolescentes, apesar de serem imaturos, têm o poder de escolha. E eles estão sendo influenciados a todo momento a tomarem atitudes contrárias aos valores familiares. Então, penso que a inversão de valores é a grande motivadora para a gravidez precoce".

O Brasil tem a sétima maior taxa de gravidez na adolescência da América do Sul. Aqui, um em cada cinco bebês que nasce é filho de mãe adolescente. 

Publicidade
Para espectadores, é preciso investir na estrutura familiar para evitar novos casos de gravidez precoce
Para espectadores, é preciso investir na estrutura familiar para evitar novos casos de gravidez precoce Para espectadores, é preciso investir na estrutura familiar para evitar novos casos de gravidez precoce

"Sem uma estrutura familiar, os jovens buscam respostas para suas dúvidas em relação ao sexo com amigos ou na internet. E isso os estimula de forma negativa. Por isso, é importante que os pais sejam presentes e abertos para o diálogo", observou a pedagoga Keliane Silva.

Para 60% dos espectadores que participaram da enquete, a ausência familiar é a grande culpada. "Começa na família mesmo, porque uma família estruturada minimiza a possibilidade que o filho adolescente cometa esse erro. O corpo de uma adolescente sequer tem estrutura para uma gravidez e um parto, pois ainda está em formação, por isso os pais precisam assumir a responsabilidade de praticar o diálogo", concluiu o apresentador Bispo Adilson Silva.

O programa Fala Que Eu Te Escuto é exibido de terça a sábado pela Record TV, a partir de 00h45. Quem se encontra em outros países pode assistir pela Record Internacional ou pelo Facebook.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.