Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Por que você (não) precisa de um copo Stanley?

Copo térmico da moda custa de 150 a 250 reais a unidade e promete manter a bebida (cerveja) gelada por horas. 

É de comer|Do R7

Copo Stanley surgiu há um século, mas só hoje virou símbolo de glamour
Copo Stanley surgiu há um século, mas só hoje virou símbolo de glamour Copo Stanley surgiu há um século, mas só hoje virou símbolo de glamour

A vida toda, sempre que eu ouvia o nome Stanley só me vinha à cabeça uma coisa: Kubrick. O cineasta americano, que dirigiu, entre outros, 2001: Uma Odisseia no Espaço, Laranja Mecânica e O Iluminado, é um dos meus preferidos. Mas nos últimos meses só se fala em um Stanley: o copo de metal carésimo que deixa a bebida gelada durante quatro horas ou quente durante 45 minutos. Graças ao isolamento duplo a vácuo, a marca criada em 1913 (sim, tem mais de cem anos!!!) garante a manutenção térmica dos líquidos que você deseja beber. Nada que uma garrafa térmica já não faça, correto? 

Ah, mas a garrafa térmica da vovó não tem o tal “estilo aventureiro sem abrir mão da descontração”, conforme o site da Stanley prega. “Saboreie sua cerveja gelada até o último gole”, diz a propaganda.

Agora uma pergunta séria: quem leva quatro horas para tomar 400 ml de cerveja? Se você leva esse tempo, parabéns pelo autocontrole (ou não, porque a cerveja fica sem gás, com ou sem copo Stanley). Para você, esse copo realmente pode ser últi. Se você é um ser humano normal como eu, em meia hora já matou aquela long neck gelada na praia ou no bar e nem deu tempo de vê-la esquentar. O copo Stanley é tão útil como ter o carro do ano, os tênis mais caros da loja, um relógio que vale um apartamento. É status.

Muita gente já entendeu isso. E a internet é a mãe da tiração quando o assunto é ostentação. Os memes com o Stanley vieram a cavalo...

Publicidade
Meme com o copo Stanley
Meme com o copo Stanley Meme com o copo Stanley
Meme com o copo Stanley
Meme com o copo Stanley Meme com o copo Stanley
Meme com o copo Stanley
Meme com o copo Stanley Meme com o copo Stanley

Mas isso não é um ruim para a marca. Pelo contrário. Os memes movimentam a divulgação dos produtos, geram interesse por algo que até um século atrás nunca se fez necessário. Incrível como a moda e os virais caminham juntos.

Digite Stanley no Google e veja o que encontra:

Publicidade
Digite Stanley no Google
Digite Stanley no Google Digite Stanley no Google

As buscas no Google Trends também mostram um pico a partir do fim de 2021 (num período de 12 meses, de fevereiro de 2021 a fevereiro de 2022). No Brasil, os estados que mais buscaram o termo foram Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais e Paraná. Curiosamente três deles não têm praia, aspecto associado à caneca térmica. Mas talvez o clima bem quente no verão e o apreço do pessoal do campo por uma cerveja bem gelada justifiquem o interesse.

Algumas das perguntas acima já respondi aqui. Outras a própria marca informa em seu site. Os recipientes são fabricados na China, mas a sede da empresa é em Seattle, nos EUA. Na esteira do sucesso da americana, a Philco lançou nesta semana um concorrente que promete manter a cerveja gelada por cinco horas! Uma a mais que o tal Stanley, vejam só. Mais tempo para a cerveja ficar ainda mais choca!

Publicidade
Philco lança concorrente
Philco lança concorrente Philco lança concorrente

O Philco Force Thermo é ainda mais caro – com preço inicial de 199 reais. A marca diz que segue uma tendência de sustentabilidade para pautar o lançamento. Achei uma boa desculpa, quem sabe num futuro próximo as pessoas comprem mesmo esses copos por esse motivo. Mas o vídeo promocional abaixo mostra que a pauta do dia é mesmo o glamour:

Nada contra... Cada um com seus motivos. Eu também usaria um Stanley ou um Philco na praia se ganhasse um de presente — mesmo porque pra mim a pegada sustentável importa. Daí a desembolsar 200 reais são outros quinhentos. Precisaria ser convencida da real necessidade do vasilhame.

Me segue lá no meu insta, o @ehdecomer, para mais conteúdo sobre gastronomia, alimentação sustentável e tendências.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.