Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Como saber se o espumante ou vinho vem de trabalho escravo?

Marcas premiadas de suco de uva, vinho e espumante da Serra Gaúcha estão envolvidas em um escândalo de trabalho escravo. Como saber se o produto que consumimos está "contaminado" com esse crime contra a humanidade? 

É de comer|Camé Moraes @ehdecomer para o R7

Vinícolas usaram mão de obra escrava na colheita de uvas no sul do país
Vinícolas usaram mão de obra escrava na colheita de uvas no sul do país Vinícolas usaram mão de obra escrava na colheita de uvas no sul do país

Espumante e vinho têm tudo a ver com celebração. Um brinde ao ano novo, na reunião com os amigos, num casamento. A imagem das taças erguidas não poderia gerar mais incômodo em um momento como esse: é que às custas do bem-estar e da degradação de muita gente, outras tantas pessoas celebraram a vida ou um momento especial. Uma embriaguez de descaso e ignorância.

As denúncias de trabalho escravo em Bento Gonçalves – RS, reconhecida região vinícola, repercutiram mais do que normalmente repercutem as notícias de trabalho escravo em plantações de laranja, frigoríficos e cafezais Brasil afora.

Recentemente, uma operação do MPT resgatou sete pessoas de condições semelhantes às de escravos em uma fazenda de café em Aimorés (MG). O capataz da fazenda vendia drogas, como crack, além de bebidas alcoólicas aos trabalhadores - que ficavam presos à plantação por dívidas causadas pela dependência. Ninguém recebia salário e as condições eram insalubres.

No caso do premiado vinho gaúcho, os trabalhadores foram contratados na Bahia, por uma empresa terceirizada, com a promessa de que ganhariam três mil reais por mês na colheita de uva para grandes produtoras como Garibaldi, Salton e Aurora - (honremos nossos espumantes nacionais, diziam os mais adeptos...). Só não contávamos com mais essa dentro da nossa cadeia produtiva. Em vez de vinho, exportamos vergonha. 

Publicidade

As vítimas têm entre 18 e 57 anos e relataram ameaças de morte não só a elas, como aos familiares. Um dos “contratados” descreveu a seguinte situação: “Quando chegava aqui, saía 4 horas da manhã, ia pras fazendas trabalhar catando uva, quando chegava, chegava 10h, 11h da noite. Eles pegavam a quentinha azeda, davam à gente pra comer. Diziam: “cês têm que comer isso mesmo porque baiano bom, é baiano morto".

Vítimas de trabalho escravo voltam para a Bahia
Vítimas de trabalho escravo voltam para a Bahia Vítimas de trabalho escravo voltam para a Bahia

As vinícolas que pagaram as terceirizadas para a colheita das uvas disseram em notas que não sabiam dos casos de trabalho escravo. Atribuem à empresa contratante a responsabilidade pelo regime de escravidão. Mas essa desculpa não cola mais. Não é dever da empresa saber de quem está comprando a uva e fiscalizar isso? Cadê a chamada responsabilidade social? Os princípios ESG que muitas adoram dizer que sustentam?

Publicidade
Trabalhadores era submetidos a condições insalubres e apanhavam
Trabalhadores era submetidos a condições insalubres e apanhavam Trabalhadores era submetidos a condições insalubres e apanhavam

A coordenadora do programa Escravo, nem pensar!, da ONG Repórter BrasilNatália Suzuki, explica que as empresas, que vendem o produto final ao consumidor, são responsáveis pela cadeia produtiva inteira e por isso devem ser responsabilizadas pela forma como os seus produtos finais são produzidos em casos de violações, como trabalho escravo: “ No Brasil, para casos de trabalho escravo, há a possibilidade de se responsabilizar quem se vale desse tipo de exploração nas esferas criminal, trabalhista e administrativa. As empresas primam pela qualidade do seu produto final e, para isso, possuem uma série de procedimentos e protocolos voltados às suas contratadas para que elas forneçam insumos e matéria-prima que atendam os seus requisitos mínimos de qualidade. Por que o mesmo não valeria para as condições as que os trabalhadores estão submetidos ao longo da cadeia? Elas precisam criar mecanismos de controle e monitoramento dos seus fornecedores para garantir que a legislação trabalhista seja respeitada e evitar que a sua cadeia seja suja com uma ocorrência de trabalho escravo“ - afirma Natália.

E como nós, consumidores, podemos mudar esse cenário? Eu com certeza não quero tomar vinho às custas de trabalho escravo. Você quer?

Publicidade
Quentinha azeda, spray de pimenta e palmatória em vinícola gaúcha
Quentinha azeda, spray de pimenta e palmatória em vinícola gaúcha Quentinha azeda, spray de pimenta e palmatória em vinícola gaúcha

Bom, no caso da carne, existe um app que ajuda a rastrear a produção e aponta as empresas com problemas trabalhistas. Chama-se do pasto ao prato. Além disso, Natália explica que é dever do consumidor exigir transparência e informação das empresas sobre o que está consumindo: “Hoje, nos rótulos dos alimentos, constam de forma clara os componentes do produto. Não seria razoável ter uma informação equivalente sobre a mão de obra e procedência daquele alimento? O consumidor deve estar atento à qualidade dos produtos, mas também à forma como ele é produzido. É preciso se questionar se o produto que ele come e bebe é decorrente de exploração. Para vários produtos, há certificadoras que atestam a qualidade e a procedência do produto para o consumidor. É razoável que elas também atestem a conduta das empresas sobre a condição de trabalho de mão de obra. O que adianta consumir um produto livre de agrotóxico, orgânico, “gourmet”, se ele foi feito com trabalho escravo?”

No caso do vinho e suco de uva, no entanto, ainda não há uma ferramenta de checagem.

É preciso estar atento às notícias e também é possível consultar a lista suja do trabalho escravo (clique aqui para ter acesso), que é o cadastro de empregadores que usaram trabalho escravo. O documento é atualizado e divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego a cada seis meses”, segundo a coordenadora da Repórter Brasil, que completa: “Falta informação clara e acessível. As empresas não divulgam tudo sobre o processo de produção, por isso nos chocamos quando vemos que um produto que consumimos é feito com trabalho escravo. A verdade é que já tivemos casos de trabalho escravo na produção de carne, café, suco de laranja, maçã, cacau etc., sem mencionar as roupas de marcas famosas. Esse caso das vinícolas para a produção de vinho é só mais um. A falta de informação reduz o poder de escolha e, além disso, em muitos setores, há uma concentração de mercado muito grande, com poucas marcas, dentre as quais o consumidor pode escolher.”

Brinde às custas de trabalho escravo
Brinde às custas de trabalho escravo Brinde às custas de trabalho escravo

Espera-se que as empresas envolvidas no caso da Serra Gaúcha apresentem um plano bem estruturado de indenização e combate ao trabalho escravo e práticas abusivas. E que a sociedade civil cobre os resultados da maneira que lhe cabe fazê-lo: deixando de consumir, dando preferência a empresas responsáveis. Com qual espumante você vai brindar, na sua próxima festa? Me segue lá no meu insta, o @ehdecomer

O que dizem as empresas:

Aurora:

No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à procura de dias melhores. Nas malas, poucas peças de roupa, uma ou outra foto desbotada, muita coragem e um sonho: refazer a vida em um país estranho. A Vinícola Aurora nasceu desse sonho. Desse sonho e de muito trabalho.

O trabalho que sempre correu nas veias de nossos fundadores logo se misturou a esta terra, espalhou-se por entre os parreirais, nutriu cada planta com um inegociável senso de respeito pelas mãos que a semearam, que a colheram, que a ajudaram a ser da uva, o vinho, e a ganhar o mundo, reconhecimentos e, mais importante, ganhar um lugar à mesa e no coração dos brasileiros.

Os recentes acontecimentos envolvendo nossa relação com a empresa Fênix nos envergonham profundamente. Envergonham e enfurecem. Aprendemos com aqueles que vieram antes que, sem trabalho, nada seriamos. O trabalho é sagrado. Trair esse princípio seria trair a nossa história e trair a nós mesmos. Entretanto, ainda que de forma involuntária, sentimos como se fora isso que fizemos.

Primeiramente, gostaríamos de apresentar nossas mais sinceras desculpas aos trabalhadores vitimados pela situação. Ninguém mais do que eles trazem, nos ombros curados pelo Sol, o peso de uma prática intolerável, ontem, hoje e sempre. A testa daqueles que fazem o Brasil acontecer, todos os dias, às custas do seu suor honesto, deveria estar sempre erguida, orgulhosa, e nunca subjugada pela ganância de uns poucos. Repudiamos isso com todas as nossas forças.

Em seguida, sentimo-nos obrigados a estender essas desculpas ao povo brasileiro como um todo, não apenas como discurso, mas como prática. Já cometemos erros, mas temos o compromisso de não repeti-los. Como empresa, garantimos que a atenção a um tema que nos é tão relevante será redobrada, práticas serão revistas, e todas as garantias para que um episódio indesculpável como esse não venha a se repetir serão tomadas. Temos um longo caminho pela frente, mas todo longo caminho começa com um primeiro passo, e ele é dado agora.

Desde já estamos trabalhando em um programa robusto que deve implementar mudanças substanciais nas dinâmicas da Vinícola Aurora. Essas mudanças devem qualificar não apenas a nossa relação com todos os parceiros, na busca de obtermos controle sobre os processos como um todo, mas também nas práticas e politicas internas da empresa e quanto ao nosso papel enquanto agente econômico, social e cultural de destaque em nossa região e a responsabilidade que advém disso.

Acreditamos nos valores que queremos reafirmar para nos tornarmos dignos da confiança do Brasil mais uma vez e espalhar o seu nome aos quatro cantos do mundo, em cores vivas e pujantes e não em notas cinzas como a que atravessamos neste momento.

Esperamos sair do outro lado como uma empresa melhor. Estamos aqui, com a mente e o coração abertos, a começar tudo de novo, se for preciso, como fizeram nossos antepassados ao aqui desembarcarem. Apenas, ao contrario deles, que eram pura incerteza sobre uma terra estranha, fazemos isso com a convicção de ser este um pais maravilhoso que merece o melhor de nós.

Trabalho não nos assusta. Deveria ser sempre uma fonte de alegria e realização. E a Vinícola Aurora não medirá esforços para colaborar com a construção de um mundo em que o respeito, o orgulho e a realização façam parte da vida de cada trabalhador.

Salton:

Em meio às notícias divulgadas, recentemente, sobre casos de trabalho análogo à escravidão na região de Bento Gonçalves (RS), nós, líderes da Vinícola Salton, nos expressamos, publicamente, para esclarecer os fatos que envolvem o nome da nossa empresa. Em primeiro lugar, a Salton repudia, veementemente, qualquer ato de violação dos direitos humanos e expressa, também, seu repúdio a todas e quaisquer declarações que não promovem a pacificação social.

Não adotamos e nem adotaremos uma posição omissa. De imediato, tomamos medidas internas que dizem respeito à melhoria do trabalho em toda nossa cadeia produtiva. Podemos listar ações que estão sendo intensificadas e outras que serão desempenhadas com a urgência que a gravidade do tema demanda:

Revisão de todos os processos de seleção e contratação de fornecedores, com implantação de critérios mais rigorosos e que coíbam qualquer tipo de violação aos dispositivos legais, incluindo direitos humanos e trabalhistas;

Estruturação de um cronograma para a realização de auditoria sobre práticas trabalhistas junto aos fornecedores e prestadores de serviços de forma recorrente e sistematizada;

Contratação de auditoria independente externa para certificar as práticas de responsabilidade social;

Ampliação e divulgação de nossos canais de denúncia e ampla disseminação de nossos códigos de conduta e ética em nossa cadeia produtiva;

Adesão ao Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo.

Adotaremos, ainda, medidas complementares a partir de novas recomendações de entidades públicas, privadas e órgãos fiscalizadores. Para melhor elucidar o contexto dos acontecimentos, esclarecemos que o período de safra da uva é dinâmico, exigindo, por vezes, contratações urgentes para um curto período. Este ano, no mês de fevereiro, precisamos recorrer à contratação terceirizada de 14 profissionais para a descarga de caminhões de uva.

Ao tomarmos ciência do gravíssimo resgate ocorrido nas dependências da empresa prestadora de serviço, suspendemos imediatamente o contrato de trabalho. Além disso, em total colaboração com o Ministério Público do Trabalho, fizemos depósitos para o pagamento do fornecedor, visando a garantia das verbas rescisórias e retorno dos trabalhadores a seus lares.

Somos uma empresa de 112 anos, cujo legado foi construído por milhares de trabalhadores que sempre foram tratados com respeito e lealdade. Acreditamos na sustentabilidade e na valorização das relações humanas como premissa de negócio.

Em nome da transparência e integridade, há anos, disponibilizamos para todos os públicos nosso Canal de Ética através do site, 0800 800 4545 ou pelo aplicativo para receber denúncias, anônimas ou não, para averiguar qualquer tipo de conduta que não esteja de acordo com os nossos valores ou com as leis vigentes.

A Salton segue colaborando com as autoridades e reforçou o seu compromisso, solidariedade e colaboração junto ao Ministério Público do Trabalho. Reiteramos nossos valores sociais e éticos e nosso compromisso de trabalhar, incessantemente, na melhoria contínua e na implementação de ações para que ocorrências lastimáveis como esta não se repitam.

Atenciosamente,

Família Salton

Cooperativa Garibaldi:

A Cooperativa Vinícola Garibaldi protagoniza uma história de 92 anos de atuação, credibilidade e compromisso com a valorização das pessoas. Esse ideal está intrínseco no propósito cooperativista que deu origem ao negócio e, principalmente, segue norteando diariamente todas as práticas da Cooperativa Vinícola Garibaldi, inclusive na sua relação com os mais de 450 associados, pequenos produtores de agricultura familiar, e dos mais de 200 colaboradores diretos.

Alinhada com esses valores, a Cooperativa Vinícola Garibaldi repudia qualquer prática que afronte o respeito ao ser humano ou comprometa sua integridade. Isso está explicitado em seu Código de Cultura, que contempla, ainda, um canal de ética (para denúncias), disponível em vários meios de comunicação da Cooperativa e amplamente divulgado entre as partes interessadas. Encontrado também no site - www.vinicolagaribaldi.com.br.

Com surpresa e indignação, a vinícola recebeu as denúncias de práticas análogas à escravidão exercidas por uma empresa terceirizada, contratada para suprir a demanda pontual e específica do descarregamento de caminhões no período da safra da uva. Prontamente, a Cooperativa Vinícola Garibaldi encerrou o contrato de prestação de serviço e colocou-se integralmente à disposição das autoridades competentes para colaborar de todas as formas com as investigações necessárias. Assim pretende seguir até a completa elucidação dos fatos, confiando no exercício da justiça e no respeito à responsabilidade social.

Da mesma forma, presta solidariedade aos vitimados pelo ocorrido e a seus familiares, reiterando que de forma alguma compactua com as práticas denunciadas e jamais aceitará tais conduções em suas relações de trabalho.

Importante salientar que, nesses menos de 30 dias de contrato prestando serviço na Cooperativa, o tratamento foi igualitário aos funcionários diretos, atendendo a todas as normas de convívio valorizadas pela Garibaldi, dentre as quais os horários, treinamento, segurança, refeições, etc., além do atendimento a todas as questões legais pertinentes.

Com a transparência que sempre conduziu suas relações, a Cooperativa Vinícola Garibaldi permanece à disposição da sociedade e das autoridades envolvidas no caso.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.