Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Comer e beber ao ar livre, na Primavera

Com a temperatura batendo na casa dos 35 graus e a pandemia perdendo força, nada melhor que um bom terraço ou varanda para reencontrar pessoas que você não vê há quase dois anos.

É de comer|Camé Moraes @ehdecomer

A taxa de contaminação diminui, a segunda dose já chegou para grande parte dos brasileiros e há um desejo pra muita gente, de retomar aquele papo com amigos numa mesa de bar ou restaurante. Saudade de um bar com os amigos, né minha filha? Eu tô. Foi pensando em pessoas como eu e talvez como você que me lê que muitos estabelecimentos adaptaram varandas e terraços. E eles logo enchem de clientes ávidos por compartilhar petiscos e ideias. Outros locais já são inaugurados com esse propósito: ar livre e comida boa. Fato é que a primavera começa hoje e é a melhor estação do ano para aproveitar esses ambientes, principalmente à noite. Ainda não temos as chuvas de verão, mas temos o calorzinho que aquece o coração e brisa que refresca a alma.

Cora, em SP, tem um terraço para drinks e petiscos ao ar livre
Cora, em SP, tem um terraço para drinks e petiscos ao ar livre Cora, em SP, tem um terraço para drinks e petiscos ao ar livre

Nesse período pandêmico, visitei alguns lugares bacanas que são ótimos para quem busca esse tipo de bar. O recém-aberto Cora funciona num prédio ao lado do Minhocão, no Centro. Fica no último andar da construção baixa, mas alta o suficiente para se posicionar acima do Elevado – fechado à noite. O grande rooftop recebe um público descolado que gosta de comida boa e vinhos bem selecionados, com destaque para o rosé do projeto Tão Longe, Tão Perto, da sommelier Gabriela Montaleone. A bebida produzida no sul do país vem no growler plástico, bem refrescante, em preço mais em conta que as garrafas importadas da França ou Espanha. Os pratos são coletivos. Dividir é a regra nesse bar. Como estava numa mesa para cinco pessoas, pedimos vários exemplares da cozinha.

Tortilla de lula crocante é destaque do Cora
Tortilla de lula crocante é destaque do Cora Tortilla de lula crocante é destaque do Cora

Todos muito bem executados e há opções veganas, sem lactose e sem glúten. Pra mim, os destaques foram os de origem animal mesmo, como o queso de chancho com pão de fermentação natural (um embutido de porco delicioso, servido com mostarda em grãos) e a tortilla crocante de lula (realmente, o melhor prato do cardápio pra quem gosta de frutos do mar). O crudo de peixe é bem refrescante e acompanha os vinhos gelados. Chegue cedo e não vá de carro. Não tem valet e é bem chato caminhar embaixo do minhocão à noite até os estacionamentos - transporte de aplicativo ou táxi são a melhor opção.

Uma segunda dica é a deliciosa varanda do restaurante CEPA, no Tatuapé. De dia, atende ao restaurante, de noite vira um bar mesmo, com vários pratos para serem compartilhados e uma boa carta de drinks. Eu fui de vinho, porque no menu há ótimas opções biodinâmicas e orgânicas, inclusive em taça (eu, durante a gravidez, me permito com aval médico, uma taça de vinho vez ou outra). O cardápio com boas opções em taça foi certamente uma grata surpresa pra mim.

Publicidade
Pastel de comté do Cepa
Pastel de comté do Cepa Pastel de comté do Cepa

De entrada, provei o pastel de queijo comté, cebola e vinagre de banylus. Maravilhoso. Poderia ir até a ZL para comer isso toda semana. O atum cru com creme de wasabi é fresco e perfeito para a primavera (há uma opção com Uni - ovas de ouriço, bem mais cara). Para o prato principal, escolhi o socarrat picante de polvo, que estava muito bom, porém veio sem o tomate e aioli prometidos no menu, que certamente trariam a acidez que o prato requer. Uma pena. Acabei não reclamando a falta do ingrediente, porque já estava tarde e a cozinha demorou um pouco para enviar o pedido. Mesmo com a falha, recomendo o CEPA e o socarrat, que ficou com aquela crosta de arroz crocante espetacular. Se você mora longe do Tatuapé, sugiro também não ir de carro, para inclusive, poder aproveitar os vinhos e drinks ao ar livre.

Socarrat do Cepa
Socarrat do Cepa Socarrat do Cepa

Alguns restaurantes italianos também estão lançando, hoje, cardápios voltados para a estação mais florida do ano, com aperitivos e comidinhas de cortesia. A iniciativa é da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo (Italcam) e o objetivo é aproveitar a primavera para promover o chamado Aperacena - combinação de drinks italianos como Aperol Spritz, Negroni, Americano e cortesias da cozinha, como a pinsa romana (uma espécie de pizza aperitivo).Acho que vou dedicar uma coluna futura só aos Aperacenas que provei em Florença e à diferença do que a gente vê por aqui. 

Publicidade
Negroni tônica do QT Pizza Bar
Negroni tônica do QT Pizza Bar Negroni tônica do QT Pizza Bar

Algumas das casas participantes do evento paulistano também têm mesas na varanda arejada, como o Zena e o QT Pizza Bar, nos Jardins. Pode ser uma boa oportunidade para reencontrar os amigos que você não vê há quase dois anos.

Via a primavera, os bons drinks e comidas ao ar livre!

Quer saber mais, ver mais dicas de lugares legais? Me segue no meu insta, o @ehdecomer

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.