Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Análise: “Copia e cola” não é receita para o sucesso

Com toda concorrência que temos de enfrentar na carreira profissional e nos negócios não falta quem queira surfar na onda alheia. Será que dá certo?

Patricia Lages|Do R7

As pessoas têm confundido inspiração e referência com cópia deslavada
As pessoas têm confundido inspiração e referência com cópia deslavada As pessoas têm confundido inspiração e referência com cópia deslavada

Não, não dá para surfar na onda alheia. Por mais que algumas pessoas tenham padrinhos, familiares que lhe garantam oportunidades ou dinheiro para começar um negócio, a falta de talento ou de empenho vai acabar por derrubá-las da onda.

No mundo dos negócios o que todos buscam é cercar-se da máxima garantia possível de que tudo vai dar certo. Ninguém quer investir tempo, dinheiro e energia em algo que pode vir por água abaixo. Mas, em um país como o nosso, cujas incertezas são uma constante, ter garantia de sucesso não passa de um desejo distante.

Nem mesmo fórmulas prontas – como no caso das franquias – que proporcionam sucesso a alguns, garantem imunidade contra o fracasso a todos. É preciso muito mais do que simplesmente comprar um modelo de negócio. O que diremos, então, de quem quer fazer sucesso na base do “copia e cola”? As pessoas têm constantemente confundido inspiração e referência com cópia deslavada.

Nas ocasiões em que tenho a oportunidade de dar mentoria a micro e pequenos empreendedores, tenho visto que, quem está participando de eventos, palestras e cursos são pessoas que realmente tiveram uma ideia original – ou se referenciaram e inspiraram em boas ideias – e estão buscando caminhos para o sucesso por meio de seu trabalho e esforço.

Publicidade

Mas um dos maiores desafios desses empreendedores, depois da falta de educação financeira, tem sido conviver com a concorrência desleal que dá “control C + control V” em tudo o que eles fazem. E isso também acontece nas empresas, quando um “colega” se apropria da ideia de outro para colher os louros. Sei bem como é, pois já passei – e passo – por isso nos dois casos.

A verdade é que parasitas existem e sempre existirão e teremos de aprender a conviver com eles, sem permitir que nos prejudiquem. Os piolhos, por exemplo, incomodam um bocado, mas eles não têm o poder de matar seu hospedeiro. Eles precisam se instalar em alguém para garantir sua sobrevivência, mas podem facilmente ser extirpados quando se tomam as providências corretas.

Publicidade

E é isso que você deve fazer quando quiserem copiar o seu sucesso ou se apropriarem de seus méritos: não permita que esses piolhos desestabilizem você. Não perca tempo tentando tirar um a um, mas aplique na sua cabeça o remédio da indiferença e eles acabarão morrendo. Afinal, sem o seu sangue, eles não sobrevivem. Afaste-se e não perca suas energias se aborrecendo, ao contrário, se estão lhe copiando é sinal de que suas ideias são boas e seu trabalho está fazendo a diferença. Vá em frente sem olhar para trás!

Patricia Lages

É jornalista internacional, tendo atuado na Argentina, Inglaterra e Israel. É autora de cinco best-sellers de finanças e empreendedorismo e do blog Bolsa Blindada. Ministra cursos e palestras, tendo se apresentado no evento “Success, the only choice” na Universidade Harvard (2014). Na TV, apresenta os quadros "Economia doméstica" no programa "Mulheres" TV Gazeta e "Economia a Dois" na Escola do Amor, Record TV. No YouTube mantém o canal "Patrícia Lages - Dicas de Economia", com vídeos todas as segundas e quartas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.