Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Análise: Compilado de verdades para termos sempre em mente

Em um mundo cheio de 'novas verdades', é sempre bom evocar a racionalidade para não ser vítima de narrativas e manipulações

Patricia Lages|Do R7

Frases para prestar atenção
Frases para prestar atenção Frases para prestar atenção

Neste texto você encontrará frases objetivas sobre assuntos diversos, desde os mais triviais até os que renderiam séries de livros, mas só lerá verdades. Sem anestesia.

O gerente do banco não é seu amigo e não trabalha para você, ele trabalha para o banco.

A opinião dos outros sobre você é algo que compete aos outros, não a você.

Empréstimos não resolvem falta de dinheiro porque eles não lhe dão dinheiro, mas, sim, tiram.

Publicidade

Juros compostos podem fazer milagres quando você recebe, mas podem causar desastres quando você paga.

Para mudar o mundo é preciso ser capaz de, no mínimo, arrumar a própria cama.

Publicidade

Respeitar o próximo é tratar com cortesia as pessoas com quem convive diariamente e não fazer o inverso e postar declarações de amor nas redes sociais. Isso se chama hipocrisia.

Todo exagero esconde uma falta.

Publicidade

Pretos e pardos não são minorias no Brasil, pois juntos representam mais de 56% da população (PNAD 2012-2019, IBGE).

Ninguém fica rico apenas investindo. A riqueza vem do trabalho.

Investimentos financeiros servem para manter o poder de compra do dinheiro e fazê-lo crescer a longo prazo. Alta rentabilidade e segurança a curto prazo simplesmente não existem.

Odiar os ricos mas querer ter o que têm é uma incoerência.

Por ano, são despejados 8 milhões de toneladas de resíduos plásticos nos oceanos. O número de canudos plásticos encontrados nas áreas costeiras passa de 8 bilhões de unidades. Porém, mesmo que todos esses canudos fossem lançados ao mar, representariam apenas 0,043% dos plásticos despejados nos oceanos. Embalagens (principalmente de comida), sacolas plásticas e garrafas PET poluem milhares de vezes mais. (Ocean Conservancy e McKinsey).

Ser empoderada é o oposto de ser vítima. Dizer que mulheres são empoderadas, mas ao mesmo tempo classificá-las de vítimas é um contrassenso. Sinônimos de contrassenso: absurdo, despautério, despropósito, disparate, irracionalidade, aberração, desatino.

A ciência erra. Muitas certezas do passado construídas sobre estudos foram desconstruídas graças a pessoas que questionaram o que, até então, era verdade. Questionar não é negar. Questionar é evoluir.

Estudos e pesquisas são feitos por pessoas. Pessoas erram. Pessoas têm interesses próprios. Pessoas manipulam. Lembre-se que ainda não sabemos nem sequer se café faz bem ou mal.

Estatística não reflete a verdade. Ela tira conclusões a partir da coleta, organização e interpretação de dados. Se eu e você tivermos quatro frutas, mas você comer todas e eu nenhuma, a estatística dirá que cada um de nós comeu duas frutas, o que estará estatisticamente certo e verdadeiramente errado.

O problema do Brasil não é a desigualdade, mas, sim, a pobreza.

Se você chegou até aqui sem sentir ódio de quem escreveu, parabéns! Para comemorar, aqui vai a última verdade de hoje: ódio do bem não existe.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.